A evolução da Netflix é uma aula de marketing
*Por Kauana Benthien
*Por Kauana Benthien
Com certeza você
conhece a Netflix e o sucesso que essa companhia esbanja no mundo inteiro,
correto? Em sete anos, a empresa expandiu seu negócio para 197 países. Apesar
de parecer um curto período, a plataforma mereceu o sucesso adquirido graças a
sua estratégia de marketing global, que inclusive pode ser utilizado para
escalar seu negócio e torná-lo global também.
Linha do
Tempo da Netflix:
- 1997 – Nasce a Netflix na
Califórnia como um sistema de vendas por correspondências, era possível
encomendar filmes e games via internet e um motoboy entregava e buscava na
sua casa. O pagamento era feito por título locado.
- 1998 – Amazon tenta comprar a
Netflix e empresa recusa. Atualmente a Amazon é a grande concorrente da
Netflix com o Amazon Prime Vídeo.
- 1999 – É implementada uma taxa
fixa para o consumidor assistir quantos filmes desejar.
- 2000 – Netflix propõe ser
comprada pela Blockbuster por USD50 milhões e Blockbuster recusa.
Blockbuster vem a falir logo em seguida.
- 2003 – 1 milhão de assinantes
americanos.
- 2007 – 1 bilhão de DVDs
alugados.
- 2010 – Estreia internacional no
1º país: Canadá.
- 2011 – Se separa dos DVDs e
foca apenas no streaming online.
- 05/09/2011 – Entra no Brasil.
Atualmente a Netflix
tem mais assinantes do que todas as plataformas de vídeo juntas, mesmo a Amazon
possuindo grande parte do território asiático. Mas a que se deve esse
sucesso? Pensar globalmente e agir localmente.
Em sete anos, a Netflix
expandiu seu negócio para 197 países. Apesar de parecer um curto período, a
plataforma mereceu o sucesso adquirido graças a sua estratégia de marketing
global somado a visão global do seu fundador e CEO da Netflix, Reed Hasting,
que foi capaz de tornar um produto capaz de atingir pessoas de diferentes
partes do mundo e de diferentes perfis e também países que possuem diferentes
leis, culturas, políticas e tecnologias.
Estratégia de
globalização
A globalização é o
processo de aproximação entre diversas sociedades e nações, pode ser no âmbito
social, econômico, cultural e político sendo que esse é um tema que a
Netflix entende bem. O sucesso no mundo se deu graças ao respeito pelas
diferenças socioeconômicas e socioculturais de cada país e estratégias
implementadas ao longo do tempo.
A Netflix não quis
dominar o mundo de um dia para o outro, ela agiu geograficamente, iniciando
pelo Canadá, país mais próximo do Estados Unidos, com costumes semelhantes e
mesmo idioma, fazendo diminuir o choque cultural que poderia acontecer caso a
empresa decidisse entrar em um país asiático, por exemplo.
Além disso, a empresa
realiza fortes pesquisas de mercado antes de ingressar em um novo país, é muito
cuidadosa com as ofertas de conteúdo que são analisadas de região por região e
se limitam às restrições regulatórias de acordo com o país.
Por exemplo: A Netflix
lutou por alguns anos para conseguir se estabelecer na China, comprometendo-se
diversas vezes em respeitar as leis e os regulamentos chineses, porém sem
sucesso: o país preza por empresas orientais e despreza determinados conteúdos
da plataforma, que ainda não é permitida na China. Para a Netflix não deixar de
lucrar nesse nicho milionário, o conteúdo original é negociado para companhias
de mídias locais e distribuídos por elas.
Comunicação
A plataforma também é
muito cuidadosa com a comunicação com o consumidor, afinal o que é interessante
para uma cultura, pode acabar afastando a outra. Exemplo: Xuxa apareceu em um
comercial para promover a série "Stranger Things", Inês Brasil
promoveu a série "Orange Is The New Black" e teve até a música
"Cilada" do grupo de pagode Molejo para promover a série
"You".
Provavelmente se esses
comerciais fossem transmitidos em outros países as pessoas ficariam sem
entender nada... Por esse motivo a Netflix entrega para cada nação algo
personalizado, para que cada usuário sinta que a plataforma corresponde com
seus costumes e tradições.
Inovação
É outra característica
marcante da Netflix. A plataforma nunca fica para trás e sempre entrega
experiências novas aos seus usuários, o exemplo disso é o filme da série Black
Mirror, em que o usuário pode interagir com cenas do filme em diversos
momentos. A plataforma está sempre preocupada com avanços tecnológicos para
aumentar a segurança e engajar ainda mais os usuários.
A última notícia do
streaming é o serviço de jogos por assinatura que inicialmente foi testado em
países como Polônia, Itália e Espanha: a Netflix Games em breve estará
disponível em todo o mundo.
O profissional de
marketing, assim como a Netflix, deve ter o dom da comunicação, saber debater
com as mais diferentes nações de forma única e exclusiva, respeitar culturas,
tradições e costumes, deve pensar globalmente e agir localmente de modo que
consiga atingir o benefício mútuo entre os países envolvidos em cada
negociação. Deve manter-se atualizado e inovando nas áreas de sua atuação com o
objetivo de conquistar os envolvidos em cada operação. E, por fim, deve saber
enfrentar as barreiras legais, tecnológicas, sociais e políticas sempre com
aceitação e gentileza.
*Kauana Benthien A. Pacheco é formada em Negócios Internacionais e pós-graduanda em Big Data & Market Intelligence. É consultora de marketing para empresas de Comércio Exterior na ComexLand.
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