A importância de ter um propósito claro em sua empresa
Leandro Sobrinho, empresário e empreendedor,
detalha os principais benefícios que um propósito pode trazer a longo prazo
Brasileiros de todos os
cantos do País têm o sonho de empreender em algum momento de suas vidas, mas é
necessário manter o foco e ter um propósito para que esse empreendimento
prospere da maneira correta.
O empreendedor
brasileiro Leandro Otávio Sobrinho
relata que um objetivo claro pode trazer vários benefícios para uma empresa.
“Ter clareza no propósito traz o engajamento de toda a equipe de trabalho, além
do reconhecimento dos clientes. Com isso, a tendência é de que as pessoas
busquem estreitar os vínculos com a sua empresa, criando uma relação
duradoura”, revela.
De acordo com o
empresário, os propósitos nem sempre precisam ser vinculados a algo social ou
ambiental, mas sim a um objetivo que gere engajamento e direcionamento da
empresa. “Quando comecei meu primeiro negócio, confesso que pensava no
propósito de fazê-lo dar certo, ser lucrativo, mantendo meu empreendimento
vivo. Com o passar do tempo passei a entender que essa era a consequência”,
declara.
Segundo Leandro, sua
buscar era por propósitos que dessem origem a pilares direcionadores, que
envolvessem toda a equipe de trabalho e atingissem os clientes, deixando claro
o posicionamento da empresa. “Como uma ilustração dentre ramos de negócios que
atuei, passei pelo mundo ótico, então desmistificar os óculos como algo
relacionado a saúde (óculos de grau) apenas, ou os simples óculos de sol, então
nosso propósito era apresentar óculos como item de moda, pois os acessórios de
moda combinam com diferentes momentos, esportivo, casual, fashion, cores ousadas, tudo
de acordo com a ocasião, ou seja, incentivar os clientes a terem diversos
modelos e direcionar a estratégia comercial da equipe”, explica.
Com uma de suas empresas
operando no setor de investimentos imobiliários nos Estados Unidos, Leandro
atualmente tem o objetivo de atuar em bairros mais antigos. “Levar a
modernidade de novas construções para esses bairros. É motivador ver a reação
da vizinhança quando casas velhas, largadas, são demolidas dando lugar a novas
e modernas, esse impacto é motivador, ver o resgate da beleza arquitetônica da
vizinhança”, comenta, com brilho nos olhos.
O empreendedor afirma
que isso motivou os atuais moradores a também atualizarem suas casas, atraiu
novos investimentos comerciais, mas isso não quer dizer que esse será o
propósito eterno da sua empresa. “O propósito deve estar relacionado ao
resultado. Eu adoro atuar em bairros antigos, mas o farei enquanto trouxer
resultado para minha empresa. Se em algum momento não for mais positivo
financeiramente, terei que me adaptar, ou seja, o propósito serve para
potencializar o direcionamento e os resultados”, alerta.
O empresário revela que
é necessário saber onde você quer chegar e quais são as ferramentas
necessárias, mas seu objetivo precisa estar alinhado à identidade da sua
companhia. “O propósito passa a impactar o mercado quando tem conexão com a
identidade da empresa e, de alguma forma, transborda expectativas. Um exemplo
recente é o do Facebook, que em outubro do ano passado anunciou a mudança do
nome da empresa para META, direcionando a atenção para a nova estratégia
comercial da companhia, que é tornar-se uma empresa de Metaverso. Isso impactou
diretamente o mercado, fazendo diversas empresas olharem para esse universo com
muito mais atenção”, relata.
Segundo Leandro, o
propósito de uma empresa deve guiar o empreendedor e sua equipe. “Se o
propósito realmente for verdadeiro, estará implícito no negócio. Isso não
significa que é errado ter um propósito com um viés que se conecte à estratégia
de marketing, assim como o próprio Facebook fez ao mudar o nome da empresa para
META visando impulsionar seu novo objetivo. Propósito é gerar algum valor para
sua companhia, é o combustível motivacional do negócio”, finaliza o
empreendedor.
*Leandro Sobrinho é empreendedor e apaixonado por gestão. Para mais informações, acesse www.raiseinvestor.com ou pelo Instagram raise.investor
Nenhum comentário