BALANÇO COUROMODA: Movimentação na Couromoda confirma projeções otimistas para o setor calçadista em 2022
Retomada da feira presencial, que encerrou na
última quarta-feira, 19, contabiliza boa presença de compradores e volume de
vendas. Edição de 2023 já tem data confirmada
Couromoda 2022
Crédito: Fredy Uehara
São Paulo, 21
de janeiro de 2022 – Nos últimos dias 17, 18 e 19 de
janeiro, o Expo Center Norte foi palco da Couromoda, maior e principal feira de
negócios do setor calçadista e de acessórios da América Latina. No período,
centenas de expositores puderam mostrar suas novidades, lançamentos e
tendências para compradores brasileiros e de ao menos outros 17 países. O
balanço é positivo e animador, com demonstrações de retomada do setor, que
costuma ser um dos que impulsiona o varejo no Brasil.
"Dentro do
atual cenário da economia, a Couromoda consolidou que o ano será de crescimento
e investimento de todo o mercado de varejo, em especial o de calçados e
acessórios. Os números da edição deste ano foram acima do esperado de visitação
do mercado interno e principalmente de importadores”, afirma o
diretor geral da Couromoda, Jeferson Santos. A expectativa é de 8% de
crescimento do varejo no setor de calçados, e a indústria deve aumentar em 3%
sua produção, isso após um exponencial crescimento de 12% em 2021, após a fase
mais delicada da crise da pandemia, em 2020.
Outro aspecto que reflete nos negócios
do setor é a alta do dólar, que pode beneficiar os fabricantes nacionais, já
que o Brasil é o principal produtor calçadista do Ocidente, deixando mais
margem de negociação no exterior. Ao mesmo tempo que grandes indústrias
aumentam suas exportações, também há oportunidade para as pequenas e médias
empresas expandirem ainda mais o alcance no mercado brasileiro.
Nesse cenário, a 48ª edição da Couromoda
foi o momento para marcas relevantes do mercado se reconectarem fisicamente com
o mercado – seguindo todos os protocolos de segurança –, reforçando a troca
entre quem fabrica e quem comercializa. Mais uma vez os expositores inovaram
apresentando produtos diferenciados, tendências para as próximas estações e
demostrando atenção ao comportamento dos consumidores, desenvolvendo produtos
visualmente interessantes e alinhados com as demandas por conforto e
preocupação socioambiental. Foi o caso da Dakota, que lançou a linha Eco, cujos
calçados são produzidos com 75% de material
reciclado, incluindo EVA, fios PET e algodão desfibrado.
Outra gigante do setor, a Beira Rio
também analisa como positiva sua participação no evento deste ano, destacando o
ótimo desempenho das sapatilhas e das botas, assim como a volta dos saltos ao dress code feminino. Além disso, as bolsas representaram importante
incremento nas vendas. Especializada em itens infantis como calçados e
acessórios, a Pimpolho também celebra os resultados da retomada da Couromoda,
que deu a chance de apresentar novas peças, identidade visual, e os planos de expansão
da marca para os próximos anos.
Parceria de sucesso entre a Data System
e a Couromoda, a segunda edição do Varejo Tech Store, loja conceito que apresentou diferentes
soluções para gestão do varejo de moda, também foi destaque durante a 48ª edição
da feira. No local, as 16 empresas participantes do projeto simularam a
operação de uma loja com móveis, estratégia de visual merchandising e
tecnologias de frente de loja e retaguarda, testando
e aprovando junto a potenciais clientes as tecnologias e inovações que podem
melhorar o desempenho dos lojistas.
Couromoda 2023
A próxima edição da Couromoda foi antecipada e
será realizada de 16 a 18 de janeiro, a pedido dos expositores. “Estamos
otimistas para o setor este ano e já preparando a feira de 2023, com aumento de
área de exposição e número de participantes", comemora Jeferson.
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