Brasileiro pagou 44,33% mais caro para abastecer com gasolina no último Réveillon e 53,67% a mais pelo etanol, aponta Ticket Log
Alta nos preços pesou no bolso dos motoristas
na virada do ano, mas janeiro começa com cenário de estabilidade
De acordo com o mais recente
levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), 2022 inicia com o valor
médio da gasolina sendo cobrado a R$ 6,828 nos postos brasileiros, um pequeno
recuo de 0,89% em relação a dezembro de 2021, quando o valor do litro estava em
R$ 6,890. Já o etanol, fechou os primeiros dias do ano a R$ 5,758, um recuo de
0,36% no valor, que no mês passado estava a R$ 5,779. Porém, se comparado ao
mês de janeiro de 2021, a gasolina ainda está 41,79% mais cara e o etanol
52,37%.
“O valor desses combustíveis vem
mantendo uma tendência de estabilidade na média nacional. Mas é importante
acompanharmos o impacto de alguns eventos como o último anúncio de alta no
valor de repasse às refinarias, anunciado nesta semana, e eventuais reflexos na
economia com os avanços nos casos de covid-19 e pico de alta do dólar, que
podem vir a refletir em uma mudança no comportamento dos preços cobrado nas
bombas de abastecimento nos próximos dias.” destaca Douglas Pina, Head de Mercado Urbano da
Edenred Brasil.
O levantamento também analisou os preços
em relação ao feriado de Ano Novo, dias 31 de dezembro de 2021, 1 e 2 de
janeiro deste ano, e identificou que os brasileiros pagaram 43,39% mais caro
pela gasolina, se comparado ao mesmo período do ano anterior. No Réveillon de
2020 para 2021, a gasolina estava custando R$ 4,775. Já neste, o valor chegou a
R$ 6,847. O preço do etanol também apresentou acréscimo em relação ao Réveillon
2020/21, de 53,19%, passando de R$ 3,707 para R$ 5,679.
Na análise regional, o cenário mudou se
comparado a dezembro passado, com a Região Sudeste comercializando a gasolina
pelo valor mais alto do País, a R$ 6,897, mesmo com baixa de 0,75%. Bem como no
mês anterior, o valor mais barato para o combustível foi novamente encontrado
na Região Sul, por R$ 6,556. Os postos sulistas também apresentaram o maior
recuo para o valor da gasolina, de 2,48%.
Ainda analisando o comportamento das
médias nas regiões, também houve mudança em relação ao etanol mais caro. Desta
vez, a maior média foi registrada no Norte, a R$ 6,109, alta de 0,31%, em
relação a dezembro. Já o etanol mais barato, se manteve no Centro-Oeste,
comercializado a R$ 5,442, mesmo com alta de 1,80% no valor.
Nos destaques por Estado, o IPTL
identificou uma baixa expressiva no valor da gasolina nos postos de
abastecimento do Rio Grande do Sul, um reflexo da redução na alíquota do ICMS,
divulgada pelo governo e implementada no Estado no primeiro dia do ano. Os
postos gaúchos apresentaram uma redução de 5,35% no valor do combustível, que
passou de R$ 7,032 para R$ 6,656. Mesmo assim, o menor valor médio para a
gasolina foi encontrado no Amapá, a R$ 6,334. O Rio Grande do Sul também
registrou a maior redução para o etanol (5,60%), que passou de R$6,983 para
R$6,592.
Todos os Estados brasileiros
apresentaram recuo no valor da gasolina, com exceção da Bahia, que registrou um
aumento de 0,80% no valor, passando de R$6,859 para R$6,914; e do Rio Grande do
Norte, onde a gasolina ficou 0,64% mais cara, passando de R$ 6,899 para R$
6,943. Assim como em dezembro, o Rio de Janeiro registrou o litro mais caro da
gasolina no País, a R$ 7,224.
Com a redução de 2,48% no valor do
etanol, em relação a dezembro, o Estado de São Paulo apresentou o menor preço
para o combustível, vendido a R$ 4,952. Já os postos do Pará registraram o
maior valor médio para o litro, a R$ 6,596. O maior aumento para o etanol foi
identificado em Alagoas (1,25%), passando de R$5,665 para R$5,736.
“Na relação 70/30, a gasolina continua
sendo a opção mais vantajosa para os motoristas abastecerem, de acordo com o
Índice de Preços Ticket Log (IPTL). Exceto para o Estado de Goiás e Mato
Grosso, que tiveram o etanol como o mais favorável e para o Amapá onde não foi
possível analisar”, ressalta Pina.
O IPTL é um índice de preços de
combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos
credenciados da Ticket Log, que tem grande confiabilidade, por causa da
quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma
média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e
soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de
experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções
modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.
Sobre a Ticket Log
A Ticket Log tem o propósito de
valorizar o tempo das pessoas para que possam aproveitar mais e melhor a vida.
A marca conecta pessoas e empresas, por meio de soluções inovadoras e digitais
de gestão de frotas e mobilidade, disponíveis para empresas de todos os
segmentos e tamanhos, simplificando a mobilidade urbana com informação e
inteligência.
Com mais de 30 anos de experiência no
mercado e 30 mil empresas-clientes, a Ticket Log administra 1 milhão de
veículos e quase 2,5 bilhões de litros de combustível ao ano. Além disso, conta
com uma rede de aceitação mais de 43 mil parceiros credenciados, dentre eles
postos de combustível, oficinas mecânicas e tantos outros serviços de
mobilidade.
A Ticket Log é uma marca da Edenred,
empresa global e digital de serviços e pagamentos que atua como companheira de
todas as horas para os trabalhadores e empresas. Líder em seu segmento, conecta
mais de 50 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e mais de 850 mil
empresas-clientes, em 46 países, administrando transações de mais de 7,1
bilhões de litros de combustível por ano.
Saiba mais
Site: https://www.ticketlog.com.br/
Blog: https://www.ticketlog.com.br/blog/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/ticket-log/
Instagram: https://www.instagram.com/ticket.log/
Facebook: https://www.facebook.com/TicketLog
Sobre a Edenred
A Edenred é uma marca global e digital
de serviços e pagamentos que atua como companheira de todas as horas para os
trabalhadores e empresas. Líder em seu segmento, conecta mais de 50 milhões de
usuários, 2 milhões de estabelecimentos e mais de 850 mil empresas-clientes, em
46 países.
A Edenred oferece soluções de pagamento
para fins específicos e, no Brasil, sua atuação conta com três linhas de
negócios: Benefícios ao Trabalhador, com a marca Ticket; Fleet & Mobility,
com as marcas Ticket Log e Repom; e Pay, com a Edenred Soluções Pré-Pagas. São
mais de 130 mil empresas-clientes, 7 milhões de empregados beneficiados e 455
mil comerciantes credenciados no país.
Essas soluções melhoram o bem-estar e o
poder de compra dos usuários, fortalecem a atratividade e a eficácia das
empresas e dinamizam o mercado de trabalho e a economia local. Além disso,
ampliam o acesso a uma alimentação mais saudável, a produtos mais ecológicos e
a opções de mobilidade.
Em 2020, o Grupo movimentou um volume de
negócios de aproximadamente € 30 bilhões, principalmente com o uso de
aplicativos móveis, plataformas on-line e cartões.
Saiba mais
Site: www.edenred.com.br
LinkedIn: www.linkedin.com/company/22311673/
Nenhum comentário