Clube Atlético Mineiro explora competências socioemocionais nos times de base e constrói artilheiro
(Solução
Speck customizada para o clube, pioneiro na iniciativa, possibilita avaliação
socioemocional dos atletas e determina padrões de comportamento, a partir de
histórias de grandes jogadores)
Foto do Bruno Sousa e Pedro Souza
Fundado em 25 de março de 1908, o Clube Atlético
Mineiro é uma das mais tradicionais agremiações esportivas do Brasil. Com sede
na cidade de Belo Horizonte, o Galo, como também é conhecido, é campeão
continental, bicampeão nacional e multicampeão estadual, além de ser
considerado a grande paixão do povo mineiro. Mais de nove milhões de
apaixonados formam a torcida mais atuante e engajada do País. E é de olho nessa
imensa torcida e com o objetivo de elevar a performance de seus atletas, que o
Atlético inovou na área técnica para avaliação dos jogadores da base, com a
implantação da solução “Speck” resultando em grandes conquistas, como por
exemplo, um novo artilheiro no sub15. A ferramenta é considerada referência no Brasil
e na América Latina e foi premiada pela IBM como uma das melhores soluções de
inteligência artificial ligadas à plataforma Watson, para análise
socioemocional a partir da ação conjunta de Inteligência Artificial com a
Psicolinguística.
Desde 2016, o CEO do Atlético, Plínio Signorini,
pesquisava softwares de análise cognitiva, mas foi em 2018 que a equipe da
Speck desenhou, sob medida, uma solução para o Clube. “Investimos
constantemente em nossos atletas e por isso é importante conhecê-los profundamente.
Sabemos que o desempenho de um jogador pode ser afetado por fatores que
não estão diretamente ligados ao esporte. É aí que entra a análise
socioemocional. Ela nos possibilita extrair o máximo de cada atleta, da forma
correta”, explica Plínio Signorini.
O Speck Champs foi criado para o Atlético com o objetivo de
determinar padrões de comportamentos dos atletas da base e compará-los com
jogadores considerados referência do futebol, como Cristiano Ronaldo, Victor Leandro Bagy, entre outros. O software
avalia os padrões socioemocionais previamente definidos para permitir
aos gestores esportivos determinar as melhores estratégias para otimizar o
desempenho e desenvolvimento do atleta. Tudo isto a partir de técnicas de
Inteligência Artificial (IA), que se baseiam em princípios consagrados de
psicolinguística para compreender o perfil socioemocional do indivíduo.
“Estamos adicionando um elemento importante na tomada de decisão”, ressalta
Signorini. Segundo Signorini, o Speck Champs implantado antes da pandemia, exige
constantemente um trabalho de aculturamento nos diferentes níveis de
profissionais do clube e os resultados já são visíveis. O CEO ressalta que o
perfil ideal de um atleta de ouro é a soma de um trabalho de equipe, mas que em
breve será possível ser ainda mais assertivo aplicando o Speck Champs para
novas contratações, antes mesmo de efetivar o atleta.
Da lista de dispensa para artilheiro do campeonato
Como exemplo, o executivo destaca um dos jogadores que esteve na
lista de dispensa e quando a análise socioemocional e psicossocial foi
utilizada, a decisão foi revertida. “O atleta estava cadastrado como meio de
campo e não rendia o suficiente para permanecer no time. A partir da análise do
Speck Champs reavaliamos e testamos como atacante. Bingo! Ele foi artilheiro de
um torneio disputado no Nordeste e no campeonato sub15 fez um dos gols do
título”, explica Signorini.
O Speck Champs recebeu o prêmio de melhor solução tecnológica
para o esporte no evento CONAFUT EM 2021. A ferramenta permite que
os clubes conheçam a fundo os seus jogadores e os oriente da melhor forma,
evitando que eles sejam subutilizados. Segundo Roberto Francisco
de Souza, CEO da Kukac e diretor comercial do Speck, a consequência de não usar
dados e IA em um esporte de alta competitividade é perder patrimônio.
Atualmente o Speck é aplicado no clube em jovens com idade de 14 a
20 anos. “Avaliamos ampliar a utilização do Speck e cruzar os dados com outras
ferramentas, tanto fisiológicas, quanto psíquicas. Acredito que, em um futuro
próximo, os bons resultados poderão ser
atribuídos ao investimento que estamos direcionando para a base, reduzindo os
riscos e preparando atletas sob aspectos emocionais e físicos”,
completa Signorini.
A Kukac, criada em 2016, é referência em soluções cognitivas no
Brasil e na América Latina. A empresa desenvolve soluções personalizadas para
todos os tipos de negócios conectando as empresas do presente ao futuro
tecnológico digital.
Detentora da marca Speck, solução única com formatações
específicas para dois segmentos da atividade humana: Educação e Trabalho, é
pautada no conceito de Lifelong Learning, base do ecossistema que busca
permitir o aprimoramento e acompanhamento constante das trilhas profissionais e
educacionais de cada indivíduo, criando uma relação frutífera e a longo prazo
com espaços de educação ou profissionais, permitindo um reconhecimento único de
cada pessoa, cada qual por sua ótica, entendendo-o de forma completa.
Saiba mais sobre nossos serviços no site: www.kukac.com.br
Nenhum comentário