Com apoio do BNDES, Rio Grande do Sul lança edital para concessão de rodovias com R$ 3 bi de investimentos
- Iniciativa deve aumentar
segurança e melhorar tráfego nas vias
- Bloco contém rodovias do
roteiro turístico da “Rota dos Vinhos”
- Pistas duplas devem ser
ampliadas de 63,47 km para 182,93 km
- Leilão é parte de projeto de
concessão que totaliza 1.131 km
Com apoio do Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Governo do Rio Grande
do Sul publicou, nesta segunda-feira (10), o edital de concessão de 271,54 km
do chamado “Bloco 3”. Este é o primeiro dos três lotes que integram o projeto
de concessão de 1.131,19 quilômetros de rodovias do Estado a ser leiloado.
O bloco compreende
trechos das rodovias ERS-122, ERS-240, RSC-287, ERS-446, RSC-453 e BR-470 (com
processo de estadualização em curso) que interligam a Região da Serra,
conhecida por sua Rota do Vinho, à Região Metropolitana de Porto Alegre,
passando por municípios como Flores da Cunha, Caixas do Sul, Farroupilha,
Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves. A Região da Serra destaca-se pela
produção de vinho e espumante, agropecuária e turismo, além de possuir o
segundo maior polo metal-mecânico do país. Outra região de destaque do Bloco 3
é o Vale do Caí, com sua economia baseada na avicultura, pecuária, fruticultura
e indústria de transformação, em especial as relacionadas à agricultura e
pecuária.
“Este primeiro edital
consolida o acerto de uma parceria que deve se tornar referência para outros
estados e que vai elevar o patamar da logística da Serra Gaúcha à altura de sua
vocação turística e econômica. Conseguir colocar de pé uma concessão rodoviária
com mais de 100km de duplicação em trecho de serra demonstra a qualidade dos
nossos estudos e a atratividade do ativo para a captação do investimento
privado”, declara o diretor de Concessões e Privatizações do BNDES, Fábio
Abrahão.
Serão realizados
investimentos de mais de R$ 3 bilhões em ampliações e melhorias que
proporcionarão maior fluidez do trânsito e segurança por meio da redução da
quantidade de acidentes. O futuro concessionário terá a obrigação de
praticamente triplicar a extensão de trechos em pista dupla – que aumentarão de
63,47 km para 182,96 km –, além de implantar 26,98 km de terceiras faixas em
pistas duplicadas. Também estão previstas 45 novas passarelas, 110 dispositivos
de interseção, a implantação de ciclovia interligando as cidades de Caxias do
Sul e Farroupilha e pontos de passagens de fauna, algo inédito na região sul do
país.
“Teremos um volume
significativo de obras, de empregos gerados e, o mais importante: um
aprimoramento da infraestrutura rodoviária para o usuário”, destaca o diretor
do BNDES.
Previsto para 13 de
abril, o leilão terá como critério o menor valor de tarifa pedágio, sem limite
de desconto, porém com exigência de aporte de capital próprio a cada ponto
percentual de deságio.
“Essa é uma
condicionante importante para garantirmos que os investimentos e as obras
contratadas de fato aconteçam. Não adianta ter um leilão bem-sucedido para, no
futuro, termos problemas no contrato. O modelo escolhido protege o interesse do
usuário ao reservar uma quantia específica de capital no projeto”, explicou
Abrahão.
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