Com investimento de R$ 50 milhões, Credoro e Cobre Fácil anunciam M&A
Aporte da FEBA Capital ajudará as startups a
unificar suas expertises para desburocratizar o acesso à concessão de crédito e
serviços financeiros
São Paulo, janeiro de 2022 - A Credoro,
fintech catarinense focada em operações de crédito, inicia 2022 anunciando
fusão com a paulistana Cobre
Fácil, plataforma de gestão de cobrança e serviços financeiros. A nova
empresa, fruto dessa fusão, recebeu um investimento de R$50 milhões da holding
americana, FEBA
Capital, que já havia anteriormente participado de outros aportes de ambas
as startups.
Segundo Marcos Paulo Tridapalli, CEO da
Credoro, a previsão de integração total das empresas é de três meses, com o
time contabilizando, a partir da fusão, mais de 50 mil cadastros ativos em todo
o Brasil e uma equipe composta por 35 colaboradores - com expectativa de que
esse número dobre até o fim de 2022. Além dessas projeções, com a fusão, juntas
as empresas esperam triplicar as operações de crédito.
Tridapalli explica que a união é um
movimento focado em potencializar os serviços oferecidos pelas startups ao unir
seus boards, além, também, de ampliar a base de clientes contemplados com o
acesso ao crédito. “Esta será uma fusão um pouco diferente das tradicionais já
que ambas as equipes seguirão trabalhando de maneira independente - com exceção
de algumas frentes, como, por exemplo, os setores financeiro e jurídico.
Inicialmente, pretendemos seguir com as duas marcas atuando paralelamente,
enquanto focamos nossos investimentos na criação de uma nova holding voltada
para empresas que oferecem serviços financeiros, com um novo time de
colaboradores e funcionalidades para o mercado”, afirma o executivo.
Segundo Paulo Henrique, CEO da Cobre
Fácil, hoje as startups oferecem serviços complementares e possuem a estrutura
necessária para dar o próximo passo em inovação e crescimento. “A Cobre Fácil
sempre foi muito focada no trabalho de cobrança e em simplificar todo o
processo de recebimento. Com os nossos dados de recebíveis, podemos analisar o
índice de inadimplência de cada cliente, conseguindo assim mais assertividade
para fazer ofertas de crédito sem gerar endividamentos - algo muito positivo
para a Credoro, que além de possuir a estrutura para oferecer esses
empréstimos, conta também com um motor de crédito, com tecnologia machine
learning, para armazenar, automaticamente e constantemente, dados sobre os
clientes para análise de risco. Com essa expertise em concessão de créditos,
somada ao nosso portfólio com os recebíveis, entendemos fazer muito sentido uma
fusão dos dois negócios visando aprimorar os produtos já oferecidos e abrir
novas possibilidades para o futuro”, explica o CEO.
A decisão de conectar os serviços e
canais, sem necessariamente unificar as duas marcas, acontece devido ao fato de
existirem diferenças entre ambos os mercados, que hoje vem crescendo a passos
largos. “Inicialmente, estamos contratando um escritório de estrutura jurídica
e contábil para nos ajudar a estruturar a fusão e a criação da holding. Nosso
próximo passo será investir em contratações, marketing, captação de funding
para operações de crédito e, consequentemente, em nossos produtos”, detalha
Tridapalli.
“Para a FEBA Capital, participar de um
M&A entre startups que já investimos anteriormente faz parte de um plano
estratégico de longo prazo que mira não só o crescimento das aceleradas, mas
também a criação de novas soluções financeiras focadas nas necessidades do
usuário brasileiro. Com mais esse aporte, estamos dobrando nossa aposta na
Credoro e Cobre Fácil, tendo a certeza de que a fusão irá catapultar esses
negócios para ainda mais alto”, finaliza Fabio Espindula, CEO da FEBA Capital.
Sobre a FEBA CAPITAL
O Venture Capital americano, FEBA CAPITAL, é focado em investimentos e startups de diversos nichos, principalmente fintechs brasileiras. Fundado com objetivo de construir marcas de sucesso e escalar ideias utilizando tecnologias próprias, a FEBA é especialista em customer acquisition, fornecendo às empresas investidas, além do capital financeiro, acesso a conhecimento e percepções sobre design, tecnologia, construção de marca, desenvolvimento de negócios e growth marketing, bem como recursos de desenvolvimento.
Nenhum comentário