Como evitar fraudes no ambiente virtual
*Por Ricardo Calfat, country manager da
BioCatch no Brasil
Os crimes online vêm
crescendo conforme aumenta o uso da tecnologia, e já ocupam grande espaço nas
discussões sobre as formas de se prevenir contra fraudes de um modo geral. De
acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes
Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 59% dos
brasileiros foram vítimas de algum tipo de fraude financeira apenas nos últimos
meses.
Uma das formas da
instituição financeira identificar e prevenir roubos de conta é a biometria
comportamental, que analisa o modo como uma pessoa interage com seu dispositivo
eletrônico, usando como base a interação física e cognitiva. Esse meio de
observação garante um alto nível de confiança em torno da autenticidade do
usuário em uma transação eletrônica.
Além disso, para
abertura de contas, onde não há histórico do usuário específico, a biometria
comportamental compra atributos de manuseio específicos, para determinar se
estão associados a padrões genuínos ou fraudulentos conhecidos. Essa análise
contínua ajuda as empresas a acompanharem a rápida evolução dos ataques do
cibercrime - e se prepararem para evitar tais golpes.
Compartilho aqui os
principais métodos disponíveis para que que as empresas consigam identificar e
prevenir fraudes no ambiente virtual:
Análise de dados – Em geral, as pessoas
conhecem muito bem suas próprias informações e vão inseri-las no dispositivo de
maneira diferente de um criminoso, que usa uma junção de informações
verdadeiras e falsas para aplicar golpes financeiros, como solicitar cartões de
crédito e abrir contas em bancos digitais.
Análise de
preenchimento de formulário –
Cada formulário é um pouco diferente do outro. Por isso, caso o usuário pareça
muito familiarizado com o processo de inscrição, é um sinal de que pode se
tratar de um fraudador, pois os criminosos precisam trabalhar rapidamente e,
muitas vezes, preencher o mesmo formulário várias vezes, revelando sua
familiaridade com as perguntas.
Análise de idade – A forma de usar as
teclas, os padrões de deslizamento dos dedos e outras atividades
comportamentais podem prever a faixa etária de um usuário de forma
estatisticamente significativa. Assim, uma empresa consegue identificar que uma
pessoa que alega ter 50 anos na verdade tem 20, analisando os padrões de
comportamento.
É essencial que as empresas foquem seus esforços na prevenção das fraudes, pois já é sabido que os custos para remediar eventuais crimes cibernéticos são extremamente altos. Além disso, episódios de ataques podem prejudicar a imagem e reputação das companhias. Por isso, a coleta contínua de dados comportamentais é um grande aliado na luta contra tais episódios, pois ajuda a gerar pontuações de risco em tempo real, por meio das percepções e padrões, para evitar uma fraude bem antes que ela aconteça.
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