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Como os algoritmos ditam o direcionamento de uma estratégia de marketing digital?



O marketing digital é uma área importante para a compreensão do que acontece na internet, como suas dinâmicas de interação se formam e como é definido o que aparece na tela. Por fim, entende-se que se trata de um estudo de algoritmos


Os algoritmos são um conjunto de comandos definidos em uma linguagem de programação qualquer, dispostos em sequência para a realização automática de alguma ação em máquina. 


Quando se realiza uma tarefa comum diária, as pessoas pouco percebem os detalhes de cada etapa do que precisam executar para chegar no resultado. Considere o ato de arrumar a própria cama como exemplo, algo que muitas vezes é feito no “automático”. 


Para forrar a cama, é necessário mover o corpo até ela, pegar os travesseiros e lençóis com as mãos, guardar um e dobrar outro, remover vincos e tornar a superfície lisa para receber a colcha. 


Os movimentos necessários para estender a colcha exigem o uso de ambas as mãos e o posicionamento correto do tecido, assim como a amarração de aventais coloridos. Imagine ensinar uma máquina a forrar a cama; será necessário definir cada detalhe. 


Os algoritmos representam essa fase de definição e emulam o comportamento do cérebro humano, que já entrega esse conjunto de comandos que permitem a realização de tarefas diárias em poucos minutos, de maneira automática. 


A mente humana lida com um intenso volume de informações a cada momento, uma vez que precisa processar e catalogar dados captados por órgãos sensoriais e aprender novas habilidades, de modo a exercê-las automaticamente. 

As novas técnicas de machine learning buscam trazer esse incrível potencial para o mundo das máquinas, de forma a melhorar seu funcionamento e produzir respostas mais rápidas, atuando tanto na experiência do usuário quanto na produtividade. 


No contexto da internet doméstica, os algoritmos são inicialmente inseridos nos sites de busca, plataformas que permitem o encontro de conteúdo em qualquer tema ou idioma, a partir da digitação de uma palavra-chave, como Outsourcing de Impressão em Campinas, por exemplo. 


Os algoritmos definem tudo o que acontece nos motores de pesquisa. São eles que identificam em qual idioma determinada palavra-chave foi escrita, se a ortografia está correta, qual é a localização do usuário e quais resultados mostra primeiro. 


O foco de sua atuação, estudado pelo marketing digital, é a indexação de links. Os algoritmos definem as páginas que serão mostradas primeiro de acordo com uma série de regras estipuladas pelas empresas e desenvolvedores responsáveis. 


Considerando os três principais motores de pesquisa usados atualmente, é possível criar uma lista de critérios usados para a qualificação de páginas na web, que podem ser aproveitados por uma empresa terraplanagem para conquistar novos contratos. 

Entendendo o que o algoritmo gosta

Grande parte do trabalho de marketing digital se resume em entender as preferências do algoritmo, ou seja, quais características são necessárias para que um site seja percebido como de alto valor. Para isso, é importante observar a história de suas atualizações. 


Os motores de busca surgem entre a metade da década de 1990 e o início dos anos 2000, considerada a era de expansão da internet no uso comum. Seu objetivo principal é vasculhar a rede em busca de páginas informativas sobre determinado assunto. 


Se um usuário procura por instalação de portão eletrônico, o serviço de busca precisa recomendar páginas que falem sobre isso e contenham informações importantes, dispostas de modo que seja inteligível para o usuário. 


Nisso se reúne cerca de três critérios: a compatibilidade de tema, a quantidade e relevância de dados dispostos, bem como a harmonia do layout da página. Esses foram os primeiros critérios explorados e são, até hoje, os principais alvos do marketing digital. 


Para suprir o primeiro, instalou-se o mecanismo de palavras-chave. Os algoritmos vasculham arquivos de texto em cada site e contabilizam cada palavra utilizada, assim como a frequência com que ela é repetida e o destaque à ela. 


Palavras citadas no título, mencionadas com frequência ou linkadas são consideradas destacadas pelo algoritmo, que passou por atualizações que melhoraram a capacidade de distinguir substantivos de advérbios, preposições, pronomes e outros conectores. 


Esses termos são analisados de acordo com as regras de cada idioma e os algoritmos modificam a interface do site conforme a localização do usuário. É um trabalho contínuo, com manipulação integrada de diversos tipos de dados. 


Já no segundo critério, instalam-se dois indicadores da qualidade de uma página: o sistema de recomendações por meio de links e menções de marca e o comportamento do tráfego, como tempo de página e engajamento nas publicações. 


O criador de conteúdo pode visualizar a coleta dessas informações por meio de aplicações que atualizam, em tempo real, o número de visitas e o tempo de página médio. Esses dados são compilados e definem qual é a relevância da página.


O terceiro critério, por sua vez, diz respeito à arquitetura do site, ou seja, o modo como os elementos de página estão dispostos. Desde a manipulação da linguagem de marcação HTML até a estilização em CSS e os recursos de programação, a harmonia é fundamental. 


Neste ponto, a experiência de navegação do usuário é o principal critério de classificação para definir a qualidade da página. A relação entre os links internos, o quanto eles são acessíveis e como estão conectados entre si também gera grande impacto. 

O impacto do algoritmo na criação de conteúdo

O marketing digital é uma área que depende da produção de conteúdo, uma vez que grande parte de suas ações giram em torno da estratégia de atração, ou seja, a nutrição gradativa do potencial cliente antes do contato direto com o vendedor. 


No paradigma da atração, é importante preparar o consumidor para a abordagem, a partir da maturação do sentimento de falta. O fator que motiva um indivíduo a procurar por um produto ou serviço é a percepção de sua necessidade para o bem-estar. 


O processo de qualificação do potencial cliente acontece por meio da produção de conteúdo otimizado para a web. Essa otimização pode ser traduzida como conformidade aos algoritmos que indexam e recomendam conteúdo na internet. 


Portanto, ao listar as principais técnicas de marketing digital, aplicáveis em um estabelecimento que fabrica camisa personalizada empresa, projeta-se um olhar mais atento ao impacto dos algoritmos na criação de conteúdo, com os exemplos: 

1 - Link building

O sistema de recomendações estabelecido pelo algoritmo mais conhecido da internet, o PageRank, define que um site relevante possui relações mútuas com links externos e uma estrutura intrincada de conexão com links internos. 


No primeiro caso, a estratégia utilizada recebe o nome de offpage ou fora da página. Ocorre por meio de parcerias e menções. No segundo caso, a metodologia de link building é onpage, e se volta para a adequação de links e layout

2 - UX/UI Design 

Termo que pode ser traduzido como “experiência do usuário” e “interface de usuário”, respectivamente, o UX/UI Design é um subsegmento que trabalha com a otimização do layout de páginas na web com base nas condições de navegação do usuário. 


As diretrizes que permeiam essa prática são extraídas do estudo de algoritmos da web e como eles lêem determinado site, assim como as mudanças a partir do dispositivo usado, como desktop e mobile, que atuam como molduras quadros em suas telas. 


Como a navegabilidade é de grande impacto para a relevância de um site, a frequência de tráfego e a geração de leads, investir em UX Design é de extrema importância para o sucesso de uma estratégia de marketing digital. 


Os principais algoritmos que recomendam postagens em sites, motores de busca ou redes sociais, avaliam uma série de critérios que denotam o potencial de engajar o usuário, com base no tipo de perfil, com o exemplo de uma Loja de Envelopamento de Carros, como: 


  • Qualidade das imagens e vídeos usados; 

  • Acessibilidade a informações de contato ou catálogos; 

  • Continuidade entre publicações; 

  • Tema e estilo compatíveis com o histórico do usuário. 


A prática se manifesta de maneiras distintas em plataformas diversas. Para sites, landing pages e blogs, o foco na estilização de botões e menus é grande, enquanto que para as redes sociais, as pesquisas de tipos de usuário são mais decisivas. 

Características vitais dos algoritmos

Os algoritmos são usados para criar um vasto número de coisas, independente de qual é a linguagem de programação utilizada. Em todos esses casos, um algoritmo de qualidade deve seguir os seguintes critérios: 


  • Entradas e saídas definidas: cada comando deve ser objetivo; 

  • Integrável em qualquer linguagem de programação; 

  • Finito: as instruções não podem abrir espaço para loops

  • Suscetível a uma única interpretação. 


Apenas com esses critérios, os algoritmos podem executar ações e alcançar o mesmo resultado em todas as vezes em que for executado. Do mesmo modo, facilita-se a integração entre linguagens na criação de um aplicativo de salgados assados para revenda

Conclusão

Os algoritmos são uma parte importante do desenvolvimento de software e das estratégias de marketing digital, uma vez que um item é indissociável da outro. Desenvolver práticas adequadas na produção de conteúdo depende do entendimento dessas ferramentas. 


Como um modo de emular o mundo offline, a internet é um vasto campo de processamento, catalogação e compartilhamento de informações, processos regidos pelos algoritmos. Para as empresas, representam uma valiosa oportunidade de relacionar-se com seus clientes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos


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