Como os novos conceitos de logística sustentável vão se destacar, frente a 2022
Com o crescimento do setor de e-commerce, as
entregas aumentaram simultaneamente
Os novos conceitos de logística
sustentável hoje em dia estão focados não só na capacidade de entrega
eficiente, como numa prestação de serviços ambientalmente responsável. As
grandes empresas pensam não só na logística reversa, como na gestão de estoques
que traga muito menos desperdícios e torne o processo cada dia mais eficiente.
Em contrapartida, existem algumas
questões relacionadas à sustentabilidade nas perspectivas para 2022,
principalmente com relação à mobilidade. As empresas logísticas precisam rever
seus impactos, repensar seus modelos de atuação, optar por meios viáveis aos
envolvidos e escolher formas mais acessíveis e sustentáveis.
A logística verde ou logística ambiental
deve fazer parte da expansão do setor para o próximo ano, a partir de medidas e
políticas sustentáveis que visam reduzir o impacto ambiental causado pelas
atividades do setor.
“Uma moto polui mais que duas vezes e
meia que um automóvel. Agora bike não, bike é tudo. Então mobilidade é isso.
Como você implementa? Olha que interessante, como eu sigo essa bike? Com o
celular, aplicativo. Eu tenho um app que faz o tracking na bike, a partir da
tecnologia. Isso é mobilidade, economia verde e menos floresta derrubada e
assim por diante”, explica Antonio Wrobleski, presidente da Pathfind, empresa
especializada em otimização e redução de custos logísticos.
A partir de cada contexto e das
necessidades de cada empresa logística, o mais importante para 2022 é focar na
redução de emissões e optar por transportes e combustíveis menos poluentes.
“Esse é o conflito existente entre expansão do mercado logístico e a
necessidade de planejar e executar ações mais sustentáveis, soluções que
favorecem tanto o segmento quanto a natureza. Não há crescimento sem
conscientização ambiental, ainda mais no atual momento. A união entre as novas
tecnologias, economia e consciência ambiental é uma necessidade urgente da
década, além de proporcionar vantagem competitiva frente aos concorrentes,
alinhada às tendências e projeções do mercado”, completa o especialista Antonio
Wrobleski.
Sobre Antonio Wrobleski
Antonio Wrobleski é presidente do
Conselho de Administração da Pathfind. Engenheiro, com MBA na NYU (New York
University), também faz parte do Conselho da BBM Logística e é sócio da Awro
Logística e Participações.
Sobre a Pathfind
A Pathfind é uma empresa brasileira de
software para a cadeia logística com especialização em ferramentas de
roteirização e otimização inteligente de distribuição de cargas. A demanda por
mais inteligência na distribuição de cargas com o aquecimento do e-commerce
impulsionou os negócios da Pathfind, que oferece tecnologia para otimização
dinâmica das rotas. Desde março, a carteira de clientes cresceu 40% acima do
esperado e a previsão de crescimento para 2020, feita em janeiro, dobrou.
Atualmente, a empresa atende a mais de 400 clientes, entre eles FedEx, DHL,
Votorantim Cimentos, Nestlé e Heineken.
Nenhum comentário