Conheça três startups que dão oportunidades para quem deseja ser o dono do próprio negócio
As chances de empreendimento vão desde o
mercado de meios de pagamentos ao varejo
Segundo informações divulgadas pela
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) em dezembro, a taxa de
desemprego no Brasil caiu para 12,1% no trimestre encerrado em outubro, mas a
falta de trabalho ainda atinge 12,9 milhões de pessoas em todo o país. Diante
deste contexto, o empreendedorismo se faz uma alternativa para os brasileiros
que estão em busca de um espaço no mercado e o licenciamento de marcas tem se
revelado uma escolha promissora para os novos empreendedores.
Um estudo promovido pela Associação
Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral) registrou um
faturamento no setor de R$ 21 bilhões em 2020. Na prática, esse tipo de negócio
entre empresa e empreendedor é uma parceria de ganha-ganha na qual é possível
iniciar um negócio com um baixo valor de investimento inicial e que pode trazer
um retorno financeiro ainda no primeiro mês. Outra vantagem desse formato é
adquirir o direito de uso de uma marca que está consolidada no mercado. Por
tais motivos, algumas startups já estão oferecendo esse tipo de serviço para
quem deseja ser dono do próprio negócio. Confira abaixo:
Take and Go
A Take é uma startup que criou a
primeira vending machine de cerveja do Brasil a operar com tecnologia de
reconhecimento por imagem e cobrança automática por meio de aplicativo. É
também capaz de proporcionar aos consumidores de condomínios comerciais ou
residenciais cervejas geladas ao longo das 24 horas dos sete dias da semana. Na
modalidade de licenciamento, o empreendedor investe R$ 60 mil em cinco
cervejeiras, com taxa de rentabilidade entre 13% e 22% e prazo de retorno de 12
a 24 meses. O valor do licenciamento já está incluso no pacote.
Quero 2 Pay
A fintech de meios de pagamentos por
maquininhas de cartão apresenta duas modalidades de licenciamento, sendo elas a
padrão e a plus:
- Padrão: a partir de um
investimento de R$ 3.000, o licenciado recebe uma máquina de cartão para
demonstração, kit inicial (com camisa, mochila, caneta, squeeze e
moleskine) e treinamento. Neste plano, a cada novo cliente, ganha-se uma
receita de R$ 100, além da recorrência sobre o total transacionado (TPV).
Apesar de depender do desempenho do empreendedor, o payback acontece logo
no primeiro mês.
- Plus: com um investimento de R$
15.000, o licenciado tem direito a uma máquina de cartão para
demonstração, dez máquinas para estoque (pronta entrega), kit inicial (com
camisa, mochila, caneta, squeeze e moleskine) e treinamento. Neste plano,
a cada novo cliente também há uma receita de R$ 100,00, além da
recorrência sobre o total transacionado (TPV). O payback costuma acontecer
em torno de seis meses.
t
A Minha Quitandinha é uma retailtech com foco no mercado de conveniência autônomo, que com base no conceito de honest market oferece mais de 700 produtos, que vão desde alimentos a itens de higiene pessoal e limpeza, aos consumidores de complexos comerciais ou residenciais durante 24 horas ao longo dos sete dias da semana. Neste licenciamento, o investimento inicial é de R$ 35 mil, com uma taxa de R$ 9 mil (primeira loja) e R$ 6 mil por loja adicional, rentabilidade 20 a 25% e prazo de retorno a partir do 9º mês.
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