Conheça três tendências que prometem perfilar o setor de franquias de alimentação em 2022
Delivery, Dark Kitchens e capacidade de
negociação de matéria-prima estão nas prioridades das redes que atuam no
segmento
O ano de 2022 traz alguns direcionamentos
que devem guiar o segmento de alimentação fora do lar, principalmente para as
franquias do setor, que é um dos mais promissores na retomada econômica.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o ramo de alimentação -
food service obteve um crescimento de 7,9% no terceiro trimestre de 2021
comparado ao ano anterior do período pré-pandemia. Essa trajetória deve ser
mantida em 2022 e três fatores tendem a perfilar o mercado de franquias, como a
valorização dos serviços de delivery, uma maior expansão das “dark kitchens” e
franqueadoras que proporcionem medidas com vistas a melhores negociações nos
preços de insumos.
O delivery, por exemplo, ganhou
importância estratégica em tempos de isolamento e promete continuar sendo
protagonista para o setor de alimentação fora do lar. Redes como a Pizza Prime, que
encerrou 2021 com um faturamento de R$ 20 milhões, o serviço de entrega em
domicílio respondeu por 49,39% desse total. Já, a rede Home Sushi Home, que
nasceu com a proposta de levar o melhor da comida japonesa para dentro dos
lares dos clientes através do delivery, teve uma receita de R$ 18,5 milhões só
com este tipo de serviço.
Outra forte tendência são as chamadas
dark kitchens, ou cozinhas fantasmas, um modelo de negócio que conta com
atendimento exclusivo para delivery, podendo funcionar em qualquer lugar,
reduzindo custos de aluguel e operação do negócio. É o caso novamente da Home Sushi Home, que
possui mais de 20 unidades em operação nas regiões Sudeste, Norte e
Centro-Oeste, além, é claro, do Nordeste, onde foi criada. Para 2022, a rede
pretende abrir mais 50 dark kitchens em todo país.
Em 2022, vem um cenário de certa instabilidade econômica e política, algumas medidas para redução dos custos de insumos e limitações de repasses ao consumidor devem ser adotadas pelas franqueadoras. É o caso do Mr. Fit, rede de fast-food saudável, que após encerrar o ano de 2021 com mais de 500 franquias, passará a fornecer diretamente aos franqueados mais de seis mil produtos, produzidos na fábrica própria, diminuindo, assim, o valor gasto com matéria-prima. Já a Casa de Bolos, maior franquia de bolos caseiros, que encerrou o ano passado com mais 400 lojas, mesmo com a negociação do melhor preço de matéria-prima com os fornecedores, pode trazer uma alta de 10% no faturamento de 2022.
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