Cresce número de sinistros envolvendo ônibus e caminhões no Brasil
5.381 pessoas morreram e 71.664 ficaram feridas
nas rodovias federais brasileiras em 2021
O número de
sinistros* de trânsito envolvendo veículos pesados cresceu nas rodovias
federais brasileiras em 2021, na comparação com o ano anterior. Segundo
levantamento feito pela Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra) com
base em dados fornecidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), as ocorrências
envolvendo ônibus e micro-ônibus tiveram alta de 10% no ano passado, enquanto
os sinistros envolvendo caminhões subiram 2,90%. “Infelizmente, as tragédias envolvendo
veículos de grande porte foram recorrentes em 2021. O aumento da circulação de
veículos irregulares e clandestinos é um alerta para a necessidade de reforçar
a fiscalização para garantir o cumprimento da Lei do Descanso, coibir o consumo
de álcool e substâncias psicoativas e garantir que os veículos estejam
regulamentados e dentro dos padrões de segurança”, comenta
o diretor científico da
Ammetra, Alysson Coimbra.
Levantamento
anterior divulgado pela Ammetra revelou que o número de infrações por
desrespeito à Lei do Descanso teve uma alta de 272% nos últimos anos. Esse tipo
de infração vem crescendo desde 2018. Naquele ano, foram computadas 5.775
infrações. Em 2020, o número saltou para 21.499. Até maio de 2021, a PRF já
havia registrado 11.366 infrações. “A
falta de descanso e o consumo de drogas e estimulantes são uma combinação
perigosa para todos no trânsito”, completa.
O levantamento
mostrou ainda que 5.381 pessoas morreram e 71.664 ficaram feridas nas rodovias
federais brasileiras em 2021. Na comparação com 2020, a ocorrência de sinistros
graves cresceu 3,34%, enquanto o número total teve ligeira alta de 1,33% e o de
mortes, elevação de 1,68%. “Nos
últimos anos a gravidade dos sinistros vem crescendo em decorrência da
imprudência dos motoristas e do excesso de velocidade. Alterações na saúde
mental e psicológica dos condutores também os deixaram mais agressivos,
desatentos e negligentes. Esse cenário também leva à maior ocorrência de
dependência química, e esse uso continuado altera a capacidade de dirigir de forma
segura”, afirma.
recorrentes em 2021 (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
De acordo com
Coimbra, o excesso de velocidade, a desatenção e o desrespeito às normas de
trânsito, além do consumo do álcool e de substância psicoativas, estão entre as
principais causas de sinistros no Brasil. “Além das ações permanentes de educação, é preciso aumentar
a fiscalização ostensiva nas rodovias e investir na modernização da estrutura
de trabalho desses agentes, pois o crime organizado segue utilizando cada vez
mais o sistema rodoviário em suas ações”, comenta.
Risco ampliado
O
especialista em Medicina do Tráfego explica que, por seu peso e dimensões,
sinistros envolvendo veículos pesados são até seis vezes mais letais que os que
envolvem veículos de passeio, por exemplo. “Por isso o tratamento dado a motoristas profissionais que
atuam nessa categoria é diferenciado pela legislação de trânsito. Neste caso,
há normas para estabelecer os períodos diários de descanso e há a necessidade
de realização de exames toxicológicos periódicos”, completa.
*As
entidades que atuam em segurança viária mudaram a nomenclatura de acidentes
para sinistros de trânsito porque, diferentemente dos acidentes, os sinistros
podem ser evitados.
Alysson
Coimbra, diretor científico da Ammetra
Ocorrências**
Indicador
| Ano |
2019 |
2020 |
2021 |
%
(19/20) |
%
(20/21) |
Acidentes |
67.553 |
63.572 |
64.420 |
-1,32% |
1,33% |
Acidentes
graves |
18.307 |
17.443 |
18.025 |
-3,23% |
3,34% |
Total |
79.188 |
71.510 |
71.664 |
-0,21% |
0,22% |
Mortos |
5.338 |
5.292 |
5.381 |
-1,65% |
1,68% |
Tipo de |
2019 |
2020 |
2021 |
%
(19/20) |
%
(20/21) |
Ônibus
e micro-ônibus |
2.582 |
1.467 |
1.625 |
-43,18% |
10,77% |
Caminhão
e caminhão trator |
19.645 |
20.000 |
20.579 |
1,81% |
2,90% |
Motocicleta,
motoneta e ciclomotor |
28.356 |
26.048 |
26.135 |
-8,14% |
0,33% |
**Fonte: Polícia Rodoviária Federal (PRF)
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