Dark Stores são a nova tendência para lojas e investidores
Eduardo Maia, CTO da GTI Plug, revela as
principais vantagens e conceitos desse modelo de negócio simples e inovador
O conceito de dark stores vem crescendo
rapidamente no Brasil, com clientes que buscam bom atendimento e respostas
rápidas, possibilitando compras quando eles quiserem, de onde estiverem.
Na prática, funcionam como
um centro logístico e de distribuição, em que as empresas recebem os pedidos
pela internet ou de contato de atendimento, registrando toda essa movimentação
em um sistema próprio para isso. Normalmente, mais de um pedido pode ser
coletado ao mesmo tempo, o que otimiza o trabalho dos colaboradores. Após o
processo de separação dessas encomendas, ficam automaticamente disponíveis para
a retirada.
De acordo com Eduardo
Maia, CTO da GTI Plug, o principal fator de atenção para os investidores é o
prazo de entrega. “O tempo em que esses produtos irão chegar nas casas desses
consumidores é muito relevante, uma vez que os clientes esperam uma entrega
rápida. Os modelos mais comuns são os de entrega no mesmo dia, em até 24 horas,
ou para o dia seguinte”, relata.
A partir dessa
premissa, todo o processo de entrega das dark
stores acontece utilizando uma frota própria da empresa ou por meio
de uma transportadora especializada em logística, facilitando e agilizando esse
regime.
O especialista revela
que esse modelo de negócio começou no Reino Unido e se espalhou para o resto do
mundo devido a facilidade que oferece aos seus consumidores. “Esse conceito
oferece melhor experiência de compra ao cliente, tanto pela praticidade, quanto
pelo bom atendimento e entrega rápida. Por esse motivo, a solução vem se
popularizando tanto em vários países”, explica.
A loja em si funciona
como um ponto para armazenagem dos produtos, possuindo um layout próximo ao de uma
loja física comum, mas com aprimoramento para movimentação dos produtos.
Maia pontua que
geralmente as unidades ficam localizadas em pontos estratégicos nas cidades.
“Isso gera melhor alcance para o público consumidor e traz a possibilidade de
menores custos de entrega. Dependendo da modalidade escolhida, pode ser um ponto
atrativo para investidores”, finaliza o CTO da GTI Plug.
Eduardo Maia é graduado em Ciência
da Computação, pós-graduado em Gerenciamento Estratégico de Projetos pela
Universidade Fumec e tem MBA em Finanças Corporativas pela Pontifícia
Universidade Católica de Minas Gerais, certificado no MPS.BR (P1-MPS.BR) e
implementador MPS.BR (P2-MPS.BR), melhoria no processo de software. Tem atuação
em relevantes projetos de desenvolvimento de softwares em grandes organizações.
É responsável técnico e tecnológico da GTI PLUG.
Sobre a GTI PLUG
A GTI PLUG é uma logtech que está
transformando o ecossistema de armazenagem do País, aplicando tecnologia nas
diversas etapas da logística. Seu principal objetivo é aplicar transformação
digital nesse setor, revolucionando e democratizando a logística no Brasil,
otimizando a conexão entre o cliente e a disponibilidade do estoque e assim,
gerar maior eficiência para a economia do País e melhorar a qualidade de vida
das pessoas.
No Brasil e no mundo a ruptura de estoque é algo que incomoda todas as empresas. A GTI Plug surgiu com a crença de que essas empresas não podem falhar com seus clientes para continuar crescendo. Profissionalizar as atividades logísticas das pequenas e médias empresas com a adoção de tecnologia é o norte da GTI Plug.
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