Em 2022 invista na retenção de seus profissionais, principalmente os que estão em trabalho remoto
Angelina Assis Psicologa e Gerente de
Relacionamento do Grupo Soulan
Divulgação Soulan
Um estudo da gigante Microsoft aponta
que 50% da força de trabalho global está considerando uma mudança de carreira
já a partir de 2022. A pandemia desencadeou uma transformação no comportamento
dos funcionários, levando cerca de 640.000 funcionários do Reino Unido a deixar
seus empregos neste ano, segundo uma pesquisa do Office for National
Statistics.
Com as empresas constatando a eficiência
do trabalho remoto e, por outro lado, os funcionários satisfeitos com esse
formato, que reconhecidamente proporciona maior autonomia a eles, a decisão de
ficar ou não em um emprego passa obrigatoriamente pela flexibilidade oferecida
pela empresa.
De acordo com a Edelman Data, 73% dos
funcionários estão preferindo o trabalho híbrido em vez do tradicional nos
escritórios. Em contrapartida, muitos líderes estão querendo retomar as rotinas
de trabalho pré-pandemia. Frente a este cenário, é preciso que os líderes de RH
comecem a agir rapidamente para resolver a questão, caso contrário correm o
risco de perder seus talentos para outras empresas.
Entre as formas mais eficientes de reter
pessoal está a valorização e o reconhecimento. Um relatório recente da Harvard
Business Review apontou que, quando os profissionais são respeitados por seus
líderes, seus níveis de satisfação no trabalho sobem em até 63%, aumentando 55%
o engajamento, enquanto o foco deles aumenta em 58%. O mesmo relatório mostra
que funcionários valorizados têm 110% mais probabilidade de ficar no emprego.
Outro ponto importante que define a permanência de um profissional na equipe
refere-se às oportunidades de crescimento oferecidas pelas empresas.
Por todos esses aspectos e sabendo que
que cada vez mais o RH se destaca como uma área-chave na transformação
empresarial, é necessário que os profissionais de recursos humanos estejam
atentos aos movimentos do mercado para apoiar os líderes e organizações nessa
missão de reter talentos, principalmente com o trabalho remoto, ajudando os
funcionários a se sentirem incluídos e essenciais dentro da estratégia de
negócios das empresas.
Com base no que temos observado no
mercado de trabalho e até em conversas com nossos clientes, as empresas que não
querem perder seus melhores talentos no próximo ano devem considerar as dicas
que seguem, principalmente as que têm equipes em trabalho remoto.
Simplifique a integração remota - Quase um terço dos novos contratados
deixam as empresas nos primeiros seis meses, por isso é essencial eliminar
qualquer problema potencial pela raiz, e algo que contribui bastante para isso
é um bom programa de integração. Uma pesquisa da Glassdoor descobriu que as
organizações que aprimoram seu processo de integração melhoram a retenção em
82% e a produtividade em 70%.
Cultive conexões significativas entre
colegas de trabalho - A
pesquisa da Glassdoor mostra que mesmo uma interação significativa de 40
segundos se mostra positiva, podendo proteger contra a solidão e aumentar a
conexão dentro das equipes. As interações sociais regulares melhoram não
somente a retenção, mas a colaboração e a produtividade. Eventos e iniciativas
sociais informais on-line dão aos funcionários a oportunidade de resolver
problemas e se conectar com seus colegas e com a empresa em um nível mais
profundo.
Gerencie proativamente o engajamento por
meio do relacionamento funcionário-gerente - Os níveis de engajamento podem variar em
um ambiente de trabalho remoto, dependendo da personalidade dos indivíduos. Por
exemplo, funcionários com alta conscienciosidade têm maior probabilidade de ter
melhor desempenho no trabalho; eles também podem estar em maior risco de
esgotamento por causa das tarefas extras que assumiram. Cultive o
relacionamento entre o funcionário e o gerente por meio de check-ins regulares
para garantir que os problemas sejam resolvidos rapidamente e o engajamento
permaneça alto.
Desenvolva sua equipe - Trabalhar em casa, especialmente quando
confrontado com desafios além do seu controle, como os efeitos da pandemia,
pode corroer a resiliência e o senso de eficácia das pessoas. Certifique-se de
que os integrantes de suas equipes mantenham um senso de domínio, dando-lhes o
nível certo de responsabilidade e oportunidades para aprimorar seu conjunto de
habilidades. O desenvolvimento de carreira é crucial para reter funcionários a
longo prazo, portanto reveja as trilhas de carreira regularmente em reuniões
individuais com gerentes de linha para minimizar a rotatividade de
funcionários.
Também lembre-se sempre de que a
tecnologia tem sido uma grande aliada dos profissionais de RH. Então, se você
está buscando implementar projetos de retenção em sua empresa, utilize as
ferramentas de análise psicométricas e comportamentais, assim poderá entender
melhor o perfil de cada profissional da equipe. Isso facilita o desenvolvimento
de projetos de valorização e o reconhecimento das equipes.
Angelina Assis – É psicóloga e gerente de Relacionamento do Grupo Soulan.
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