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Em 2022 invista na retenção de seus profissionais, principalmente os que estão em trabalho remoto

Angelina Assis Psicologa e Gerente de Relacionamento do Grupo Soulan
Divulgação Soulan

Um estudo da gigante Microsoft aponta que 50% da força de trabalho global está considerando uma mudança de carreira já a partir de 2022. A pandemia desencadeou uma transformação no comportamento dos funcionários, levando cerca de 640.000 funcionários do Reino Unido a deixar seus empregos neste ano, segundo uma pesquisa do Office for National Statistics.

Com as empresas constatando a eficiência do trabalho remoto e, por outro lado, os funcionários satisfeitos com esse formato, que reconhecidamente proporciona maior autonomia a eles, a decisão de ficar ou não em um emprego passa obrigatoriamente pela flexibilidade oferecida pela empresa.

De acordo com a Edelman Data, 73% dos funcionários estão preferindo o trabalho híbrido em vez do tradicional nos escritórios. Em contrapartida, muitos líderes estão querendo retomar as rotinas de trabalho pré-pandemia. Frente a este cenário, é preciso que os líderes de RH comecem a agir rapidamente para resolver a questão, caso contrário correm o risco de perder seus talentos para outras empresas.

Entre as formas mais eficientes de reter pessoal está a valorização e o reconhecimento. Um relatório recente da Harvard Business Review apontou que, quando os profissionais são respeitados por seus líderes, seus níveis de satisfação no trabalho sobem em até 63%, aumentando 55% o engajamento, enquanto o foco deles aumenta em 58%. O mesmo relatório mostra que funcionários valorizados têm 110% mais probabilidade de ficar no emprego. Outro ponto importante que define a permanência de um profissional na equipe refere-se às oportunidades de crescimento oferecidas pelas empresas.

Por todos esses aspectos e sabendo que que cada vez mais o RH se destaca como uma área-chave na transformação empresarial, é necessário que os profissionais de recursos humanos estejam atentos aos movimentos do mercado para apoiar os líderes e organizações nessa missão de reter talentos, principalmente com o trabalho remoto, ajudando os funcionários a se sentirem incluídos e essenciais dentro da estratégia de negócios das empresas.

Com base no que temos observado no mercado de trabalho e até em conversas com nossos clientes, as empresas que não querem perder seus melhores talentos no próximo ano devem considerar as dicas que seguem, principalmente as que têm equipes em trabalho remoto.

Simplifique a integração remota - Quase um terço dos novos contratados deixam as empresas nos primeiros seis meses, por isso é essencial eliminar qualquer problema potencial pela raiz, e algo que contribui bastante para isso é um bom programa de integração. Uma pesquisa da Glassdoor descobriu que as organizações que aprimoram seu processo de integração melhoram a retenção em 82% e a produtividade em 70%.

Cultive conexões significativas entre colegas de trabalho - A pesquisa da Glassdoor mostra que mesmo uma interação significativa de 40 segundos se mostra positiva, podendo proteger contra a solidão e aumentar a conexão dentro das equipes. As interações sociais regulares melhoram não somente a retenção, mas a colaboração e a produtividade. Eventos e iniciativas sociais informais on-line dão aos funcionários a oportunidade de resolver problemas e se conectar com seus colegas e com a empresa em um nível mais profundo.

Gerencie proativamente o engajamento por meio do relacionamento funcionário-gerente - Os níveis de engajamento podem variar em um ambiente de trabalho remoto, dependendo da personalidade dos indivíduos. Por exemplo, funcionários com alta conscienciosidade têm maior probabilidade de ter melhor desempenho no trabalho; eles também podem estar em maior risco de esgotamento por causa das tarefas extras que assumiram. Cultive o relacionamento entre o funcionário e o gerente por meio de check-ins regulares para garantir que os problemas sejam resolvidos rapidamente e o engajamento permaneça alto.

Desenvolva sua equipe - Trabalhar em casa, especialmente quando confrontado com desafios além do seu controle, como os efeitos da pandemia, pode corroer a resiliência e o senso de eficácia das pessoas. Certifique-se de que os integrantes de suas equipes mantenham um senso de domínio, dando-lhes o nível certo de responsabilidade e oportunidades para aprimorar seu conjunto de habilidades. O desenvolvimento de carreira é crucial para reter funcionários a longo prazo, portanto reveja as trilhas de carreira regularmente em reuniões individuais com gerentes de linha para minimizar a rotatividade de funcionários.

Também lembre-se sempre de que a tecnologia tem sido uma grande aliada dos profissionais de RH. Então, se você está buscando implementar projetos de retenção em sua empresa, utilize as ferramentas de análise psicométricas e comportamentais, assim poderá entender melhor o perfil de cada profissional da equipe. Isso facilita o desenvolvimento de projetos de valorização e o reconhecimento das equipes.

Angelina Assis – É psicóloga e gerente de Relacionamento do Grupo Soulan.

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