Especialista em Varejo explica quais cuidados que empresários devem ter com setor de peixes e pescados
Consultora detalha o crescimento do setor e
mostra as principais práticas para conquistar de vez os consumidores
Flávia Nunes é consultora de varejo
Durante o verão, cresce
exponencialmente o número de pessoas que buscam peixes e pescados em peixarias
por todo o Brasil e seguindo essa tendencia, aumenta também o interesse de
investidores e redes de supermercados que procuram métodos para abrirem novos
pontos de venda ou melhorarem os processos de suas respectivas peixarias.
De acordo com Flavia
Nunes, consultora de varejo da Complement Consultoria & Marketing, que
oferece soluções completas de implantação de modelos de negócios arrojados, com
conceitos de operações que vão desde a abertura de pequenas lojas até a sua
plena expansão, é necessário se atentar a alguns pilares para o sucesso de um
empreendimento nesse setor, sendo eles: estrutura, qualidade do pescado e
atendimento.
A especialista relata
que a questão estrutural é extremamente importante, afetando praticamente todos
os segmentos de um comércio desse tipo. “O ambiente da peixaria é o cartão de
visitas do pescado. Ambiente limpo, onde a higiene prevalece, inspira confiança
no produto que é vendido”, pontua.
O atendimento e a
qualidade do produto fecham esse elo de confiança com clientes e consumidores.
“A qualidade do pescado é a sua segurança e a certeza de um serviço bem-feito,
enquanto a habilidade do peixeiro em acolher seus clientes e falar sobre o
produto que vende é o que faltava para conquistar de vez o consumidor”, explica
Flavia.
Um grande mito em
relação ao pescado e às peixarias é o de que eles têm um odor forte e
desagradável. Mas segundo Flavia Nunes, o pescado fresco possui um cheiro suave
e praticamente imperceptível. “Se há cheiro ruim é porque há pescado em
deterioração no ambiente. Em uma peixaria onde a higiene não é boa, os restos
entram em deterioração e começam a cheirar mal, enquanto uma peixaria que se
preocupa com a higiene, não tem cheiro”, relata.
A boa conservação
também é parte crucial para o bom funcionamento de uma peixaria, gerando a
confiança necessária para os clientes voltarem ao estabelecimento. “O pescado
é, dentre os alimentos de origem animal, o mais sensível às alterações de
qualidade. A vida útil dele é determinada pelas reações naturais que ocorrem em
sua carne após a morte e pelo número de microrganismos presentes devido ao seu
manuseio. Boas práticas de manipulação desde a captura até a estocagem vão
determinar a sua durabilidade como alimento saudável”, detalha Flavia.
Sobre prevenção de
perdas, a especialista alerta que é importante manter todos os funcionários
conscientes sobre os processos higiênicos, tornando isso uma rotina no
estabelecimento. “Deve-se verificar a limpeza do balcão de trabalho e
tratamento dos peixes, prezando para que não haja contaminação cruzada entre
produtos de origem diferentes, nem líquidos e restos de trabalhos anteriores
contaminando cortes recentes. Assim como a mesa de trabalho, a faca de corte, a
serra, o fuzil e os demais equipamentos da peixaria devem ser lavados e limpos
completamente antes de iniciarem o trabalho em uma carne de espécie diferente
da anterior. Armazene corretamente cada tipo de pescado, levando em conta a
temperatura e todos os aspectos necessários para uma conservação ideal”,
ensina.
Ainda nesse ponto, a
consultora descreve que é necessário manter esse tipo de produto sempre envolto
em gelo, pois é a maneira mais eficiente de preservar o frescor dos pescados.
“Mantê-los em temperatura baixa e com gelo evita que eles ressequem, percam
água e peso. É de extrema importância que o frio seja mantido em todas as
etapas da cadeia de transporte, já que altas temperaturas facilitam a
reprodução de microrganismos e aceleram as reações naturais de deterioração do
pescado. O ideal é colocar 1,5kg de gelo para cada quilo de pescado, sendo que
a primeira e a última camada serão sempre de gelo, com o pescado entre elas. O
gelo deve envolver todo o pescado: por baixo, por cima e pelos lados”,
finaliza.
Sobre Flavia Nunes
Flávia Nunes é
consultora de varejo com expressivas passagens por grandes empresas do segmento
supermercadista. Possui mais de 17 anos de carreira construída de maneira
sólida no varejo. Atualmente, está à frente de grandes projetos como Consultora
de Varejo na empresa Complement Consultoria & Marketing. Ela faz parte de
um time de excelentes profissionais e é a responsável pelos setores de
Prevenção de Perdas, Gestão e Processos, onde atua com alta capacidade de
realização e alcance de bons resultados. É especialista em gestão,
desenvolvimento, implantação e implementação de Projetos de Prevenção de
Perdas, Gestão, Inventários, Operações e garantia de qualidade nos processos em
toda a cadeia do varejo. Desenvolveu manuais nas empresas que atuou, obteve
redução e controle das perdas e implantou processos que tornaram a operação
mais eficiente em diversos setores que, até hoje, permanecem como referência de
execução e modelo de trabalho.
Como estudiosa do
Varejo e Prevenção de Perdas, participa de diversos cursos nas áreas de
Prevenção de Perdas, Gestão, Finanças e como última formação MBA – Varejo
Físico e On-line – USP/ESALQ.
Sobre a Complement
Consultoria & Marketing
Desde 2006 com um time
de consultores especialistas em varejo, liderada pelo CEO Juam Rosa, a
Complement Consultoria & Marketing atua apresentando soluções nas áreas de
marketing, comercial, financeira, tributária, contábil e administrativa por
meio de implantação de modelos de negócios arrojados, com conceitos de
operações que vão desde a abertura de pequenas lojas até a sua plena expansão.
A empresa atua nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para saber mais, acesse http://www.complement.com.br/ ou pelas redes sociais: instagram @ccomplement ou LinkedIn Complement Consultoria & Marketing.
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