Iniciando Nosso Papo Jedi de 2022
Por Ana Paula Tozzi, CEO da AGR Consultores
Ufa! 2021 foi um ano de muitos desafios
e ao mesmo tempo de muitas oportunidades. O varejo começou o ano com altas
expectativas, viveu uma verdadeira montanha russa de resultados e terminou o
ano meio de lado. A indústria, claro, também sofreu com essa instabilidade,
apresentando desaceleração no último trimestre. Mas, notícia boa: Ano
encerrado!
E o que esperamos de 2022?
Por curiosidade, todo início de ano
refletimos sobre os projetos realizados no ano anterior como forma de entender
quais serão as demandas do ano seguinte.
Como você sabe, a AGR Consultores é
especializada na cadeia de consumo como um todo. A maioria de nossos clientes
pertencem a indústria de bens de consumo, distribuidores, atacadistas,
varejistas e shopping centers. Uma das perguntas que respondemos com frequência
nesse período diz respeito a “quais as prioridades de nossos clientes para
2022?” Para nós, fica fácil entender que o foco dos trabalhos estará nas duas
pontas de gestão: crescimento de receita e eficiência na gestão de custos e
despesas.
Em 2021, em uma das pontas o
“crescimento das receitas”, e nesta os projetos de Omnichannel e transformação
digital dominaram nossa agenda. Como trabalhamos com “a mão na massa” junto aos
nossos clientes para tirar esses projetos do papel, atuamos desde a construção
de estratégias do negócio, definição e revisão de processos, viabilidade de
implantação considerando os principais aspectos fiscais e modelos logísticos e
claro, na inovação tecnológica.
Sabemos que 2021 foi de uma busca
desenfreada para entrar ou aumentar a participação no digital. Portanto, 2022
será uma continuidade desses projetos, uma segunda fase, a qual estamos
chamando de o “ano de colocar a casa em ordem”. Outra aposta é na continuidade
dos projetos de GTM (Go-to-Market) da Indústria. Muita criatividade, cuidado
com pessoas e gestão do conflito entre canais estão fazendo destes, os
queridinhos de 2022.
Na outra ponta, “eficiência na gestão de
custos e despesas”, eficiência operacional é a ordem da vez. Projetos de
otimização de processos, centros de serviços compartilhados (CSC), automação e
simplificação de processos e eficiência em lojas continuarão com muita demanda.
A novidade fica por conta da busca na eficiência na gestão da transformação
“figital” do varejo: na pandemia, o varejo correu para atender o cliente, agora
corre para atender o cliente com rentabilidade. Nossa visão parte do princípio
do “fim” da Covid como ameaça à saúde em 2022, e temos que sair melhores e
maiores.
Nossa meta será o retorno à
internacionalização, com foco nos projetos de transformação digital na América
Latina. Unindo os países, e através da indústria, do varejo e das cadeias
logísticas vamos buscar a forma mais eficiente de atender a região.
Por fim, Metaverso será o tema de
tecnologia em 2022 para todos os segmentos da economia. Como “monetizar” o que
pode ser uma moda ou uma revolução na forma de se fazer negócios? Esse será um
dos capítulos do nosso livro que será lançado no segundo semestre de 2022:
“Anywhere Channel – muito além do Omni”. Lançaremos também uma nova edição do
nosso livro Revolução Orçamentária – OBZ 7.0 , publicado em 2017.
Para nós da AGR Consultores, 2022 nasceu
com muita esperança. Temos certeza de que junto aos nossos clientes, chegaremos
a 2023 mais unidos, mais rentáveis e, independente de eleições e copa de mundo,
mais fortes.
Que 2022 venha com emoções, saúde e muito trabalho!
Nenhum comentário