Maersk entra em 2022 com novas aquisições e parcerias
Para este ano, o grupo dinamarquês firmou uma parceria global com a Unilever e anunciou aquisição da LF Logistics
Em momento aquecido na
logística internacional, a A.P. Moller - Maersk iniciou o ano de 2022 com
novidades no setor: o grupo fechou um acordo para adquirir a LF Logistics,
empresa de logística contratada sediada em Hong Kong, focada em soluções e
serviços de atendimento, e-commerce e transporte terrestre para clientes que
atuam na região Ásia-Pacífico. O valor da transação é de US$ 3,6 bilhões.
Além disso, a Maersk
anunciou uma nova parceria estratégica firmada com a Unilever, na qual o grupo
dinamarquês será responsável pelo gerenciamento operacional de transporte
marítimo e aéreo internacional, trazendo mais agilidade à cadeia de suprimentos
da Unilever, que atualmente cobre mais de 190 países ao redor do mundo.
Confira mais detalhes abaixo:
LF Logistics/Divulgação
Maersk adquire LF
Logistics por US$ 3,6 bilhões
A A.P. Moller – Maersk
chegou a um acordo para adquirir a LF Logistics, empresa de logística
contratada sediada em Hong Kong, focada em soluções e serviços de atendimento,
e-commerce e transporte terrestre para clientes que atuam na região
Ásia-Pacífico. O valor da transação é de US$ 3,6 bilhões. A aquisição está
sujeita a aprovações regulatórias e deve ser concluída este ano.
O CEO da Maersk, Soren
Skou, considera a aquisição “um marco importante e verdadeiramente estratégico”
para a Maersk, que vai ao encontro do objetivo do grupo dinamarquês em se
posicionar como integrador global de logística ponta a ponta.
“Adicionamos capacidades
críticas na rota Ásia-Pacífico para apoiar o crescimento de longo prazo de
nossos clientes nessa região, bem como capacidades e tecnologia que podemos
escalar em nosso negócio de logística contratada globalmente”, afirma.
Isso corresponde à intenção estratégica da Maersk de apoiar as
necessidades da cadeia de suprimentos dos clientes de ponta a ponta como um
parceiro confiável no controle dos ativos.
Com a aquisição
pretendida, a Maersk adicionará 223 depósitos ao portifólio existente, elevando
o número total de instalações globais para 549, espalhados por um total de 9,5
milhões de metros quadrados.
“Com essa mudança,
vamos aumentar nossa oferta de armazenamento e distribuição e responder às
necessidades de rápido crescimento de nossos clientes por contratos de
logística. Guiado por uma cultura centrada no cliente e operações bem
executadas, a LF Logistics construiu um histórico incomparável de execução de
uma estratégia omnichannel, sendo uma posição única que podemos usar para
construir e operar o atendimento aos clientes em nossa rede”, destaca o CEO do
departamento de Ocean & Logistics da Maersk, Vincent Clerc.
As relações com o
cliente e a excelência operacional da logística da LF são uma base forte para a
expansão da Maersk tanto na respectiva região quanto globalmente.
“Reconhecemos que para
a LF Logistics ser um líder global na indústria, alcançar escala é de suma
importância. A Maersk oferece o ajuste ideal para nosso pessoal e nossos
clientes. A companhia tem uma presença substancial em todo o mundo e utilizará
a base de talentos e a plataforma operacional da LF Logistics em toda a Ásia
para construir sua oferta de logística e atendimento globalmente”, destaca o
CEO da LF Logistics, Joseph Phi.
Até obter todas as
aprovações regulatórias necessárias e o fechamento da transação, a Maersk e a
LF Logistics permanecem como empresas separadas e, portanto, farão seus
negócios normalmente.
Parceria estratégica
com Unilever
A A.P. Moller – Maersk
firmou uma parceria estratégica focada no gerenciamento operacional marítimo e
aéreo internacional da Unilever, com vigência a partir deste ano.
O contrato de quatro
anos contemplará o desenvolvimento e a gestão da International Control Tower
Solution da Unilever, uma solução de gerenciamento operacional que consolidará
a execução do transporte marítimo e aéreo global da companhia, visando aumentar
a visibilidade e a eficiência, bem como reduzir as emissões de carbono em todas
as operações.
A Maersk fornecerá
gerenciamento operacional de transporte marítimo e aéreo internacional,
trazendo mais resiliência, agilidade e visibilidade de ponta a ponta à cadeia
de suprimentos da Unilever, que atualmente cobre mais de 190 países ao redor do
mundo.
Além disso, o
gerenciamento operacional terá como o apoio a NeoNav, plataforma digital da
Maersk desenvolvida com tecnologia blockchain.
Sobre a NeoNav
A plataforma NeoNav
unifica a logística física e digital para dar transparência de ponta a ponta,
além de otimizar o controle e tomada de decisão com base em dados e informações
precisas, seguindo os padrões da indústria para garantir a confidencialidade e
neutralidade exigida dos provedores de gerenciamento operacional.
“Estamos entusiasmados
com o fato de a Unilever ter escolhido nossa expertise em logística e nossa
plataforma tecnológica para fornecer uma visão geral dos links que compõem suas
operações de logística marítima e aérea. Ao mesmo tempo, a NeoNav também
oferece ideias práticas sobre como otimizar a cadeia de abastecimento, por
exemplo, em termos de emissões de carbono”, destaca o chefe de Logística e
Serviços da A.P. Moller – Maersk, Aymeric Chandavoine.
“A Unilever possui uma
das cadeias de suprimentos mais eficazes do mundo, e estamos felizes em poder
apoiá-la ainda, aumentando sua resiliência e transparência através da nossa
plataforma digital”, conclui Chandavoine.
A vice-presidente de
Logística Global da Unilever, Michelle Grose, afirma que o grupo está
satisfeito por “trabalhar com a Maersk para unificar as operações globais de
logística marítima e aérea”.
“Essa abordagem de
ponta a ponta não apenas garante um melhor serviço para nossos clientes e reduz
o desperdício de negócios, como também promove uma visibilidade adicional que
nos ajudará a mitigar riscos, a aumentar a agilidade e nos ajudar a atingir
nossa meta corporativa de nos tornarmos neutros em carbono até 2039”, conclui.
Sobre a A.P. Moller - Maersk
A.P. Moller - Maersk é uma empresa provedora de logística integrada que trabalha para conectar e simplificar as cadeias de abastecimento de seus clientes. Como líder global, a empresa opera em 130 países, transporta em torno de 20% de todos os produtos do mundo e emprega aproximadamente 80 mil pessoas.
Nenhum comentário