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O que é uma marca guarda-chuva?


 

Dentro das muitas estratégias que uma empresa pode ter, uma delas pode ter o intuito de atender ao público em suas diferentes necessidades, de forma que com isso ela passa a ser conhecida como uma marca guarda-chuva.

De fato, qualquer companhia que deseja crescer no mercado deve ter estratégias que permitam uma expansão coerente, que não prejudique os seus negócios e que seja capaz de trazer resultados cada vez melhores.

Diante disso, muitas empresas passam a investir em campanhas de publicidade que podem otimizar os seus ganhos. 

Mas, ao mesmo tempo, uma sugestão é a de ampliar o horizonte com novas ideias. 

É verdade que um bom anúncio com Mini salgados congelados pode ser a melhor maneira de conseguir atrair mais clientes, já que a imagem dos produtos pode despertar o desejo de consumo dos clientes.

Entretanto, há ainda outras maneiras de conquistar a atenção do público, enquanto se pode ter um objetivo de ampliar as frentes de trabalho do negócio, potencializando os seus retornos em diferentes pontos. 

Uma marca guarda-chuva é exatamente isto: uma companhia que quer se destacar e conquistar melhores resultados enquanto amplia o seu portfólio de produtos, mas faz tudo isso mantendo a mesma marca.

Há várias possibilidades quando o assunto é marketing e expansão de negócios. 

Sendo assim, nada mais natural do que conhecer as possibilidades e, diante disso, encontrar aquela que faz mais sentido para a estrutura da empresa.

Uma delas é justamente a de construir uma marca guarda-chuva e aproveitar os benefícios que ela pode trazer para a empresa, otimizando as suas estratégias de desenvolvimento. 

Se você quer entender melhor o tema, basta seguir na leitura deste conteúdo.

Marca guarda-chuva: o que é?

Existe uma grande diversidade de marcas no mercado, que podem ser especializadas em diferentes segmentos, tal como os de maquiagem ou de sistema de exaustão para cozinha industrial

É comum que essas companhias conquistem o seu espaço no mercado depois de alguns anos, e de modo ainda mais especial quando oferecem bons produtos ou serviços. Afinal, é exatamente isso o que o público procura. 

Não é difícil encontrar pessoas que tenham o costume de adquirir vários itens da mesma marca, justamente porque já conhecem a idoneidade da empresa. Esse tipo de companhia é chamada de guarda-chuva. 

As principais características de uma marca guarda-chuva são:

  • Comercializar vários produtos semelhantes;

  • Não diferenciá-los com símbolos extras;

  • Conquistar seu espaço frente à concorrência;

  • Atender diversas necessidades do seu público. 

Uma marca guarda-chuva, que também pode ser chamada de umbrella brand, é aquela que oferta diversos itens para o seu público, que sejam semelhantes, o que permite que ela se mantenha sempre em um mesmo nicho. 

Um exemplo disso pode ser o da fabricante de bateria heliar 60ah, que também oferece baterias para motos, para frotas ou de modelos estacionárias. 

Ao mesmo tempo, uma marca de produtos de limpeza pode disponibilizar para o seu público produtos como desinfetantes, desengordurantes, detergentes, alvejantes e outros artigos semelhantes.

Nesses casos, ela não cria uma segunda marca, mas se mantém exatamente com o mesmo nome e características, sem usar símbolos extras para criar ou identificar uma nova linha. 

Dessa forma, a marca guarda-chuva consegue um destaque frente à sua concorrência, deixando para trás outras companhias que não possuem uma visão de mercado. 

Isso garante uma maior conquista de clientes e de autoridade no setor.

Por fim, não há como negar que, ao se tornar uma fornecedora de vários produtos de qualidade para diversos compradores, a marca se torna uma referência no atendimento ao público, suprindo necessidades de quem procura pelas suas mercadorias.

De fato, uma marca forte no mercado pode ser fundamental para potencializar o lançamento de novos produtos, sendo inclusive uma prática comum nas estratégias de marketing das grandes empresas.

No entanto, é válido frisar que a companhia deve tomar todo o cuidado possível para que a sua essência, muitas vezes presente no principal produto da marca, seja perdida em decorrência de ações de publicidade muito variadas.

Nesse caso, uma marca especializada em torre de iluminação portátil pode, por exemplo, lançar outros produtos de suporte para os seus clientes, de modo que eles tenham opções para diferentes situações, mas sem esquecer qual dos seus itens é a referência.

Diversas empresas do mercado estão apostando no investimento em ser uma marca guarda-chuva, de forma que atuam em um nicho e depois podem estender o seu crescimento dentro do mesmo setor, se tornando cada vez mais úteis aos clientes.

Marca guarda-chuva x extensão de marca

Quem atua com marketing sabe que é fundamental atuar em estratégias que permitam um crescimento sólido e capaz de trazer bons resultados para a consolidação da empresa no seu segmento.

É verdade que muitos clientes buscam produtos de marcas específicas, como pode ser o caso de um desengraxante para aluminio, justamente porque uma determinada fabricante é especialista e oferece o melhor produto dentro daquele setor.

Diante desse cenário, a estratégia de marca guarda-chuva passa a fazer sentido, pois o nome forte da companhia permite que os consumidores que estão em busca de novidades decidam apostar nos lançamentos de uma empresa pelo peso do seu nome no mercado.

Também é preciso mencionar que existem outras opções de crescimento para uma marca que vão além da umbrella brand: uma delas é a extensão de marca, uma modalidade diferente da guarda-chuva.

Na extensão de marca, a ideia é a de que uma companhia que já atua dentro de um setor, produzindo camiseta personalizada para eventos, por exemplo, possa crescer ao desbravar outras fatias em outros setores.

Nesse caso, é comum que a empresa lance marcas diferentes, de maneira que ela amplia a sua presença no mercado. 

De fato, um ponto fundamental nesse processo é o de que é preciso ter cuidado para não prejudicar o branding da companhia.

Uma ação na qual a companhia passa a investir em áreas muito distintas das quais ela já é reconhecida pode fazer com que ela perca a sua força e o seu posicionamento, o que prejudica o seu desenvolvimento. 

Dessa forma, é extremamente indicado que uma casa de repouso para idosos, que já é devidamente reconhecida no seu nicho e queira ampliar a sua atuação, busque se especializar no seu setor e com isso, oferecer soluções para o mesmo público.

Nesse sentido, ela não foge do seu nicho e ainda complementa o leque de opções que os seus atuais clientes podem ter quando recorrem aos seus serviços. 

Isso ajuda a potencializar qualquer estratégia de crescimento de uma marca guarda-chuva. 

Afinal, é comum que os clientes de uma marca façam investimentos para conhecer seus novos produtos diante da confiança que eles já possuem em relação à ela.

Por isso, mais do que uma simples maneira de atuar no mercado, o trabalho que é feito em cima de uma marca pode ser o motor que fará com que ela decole no seu segmento, o que traz vantagens realmente importantes para o negócio.

A importância de trabalhar a marca

Quem já atuou como empresário ou quem tem experiência em trabalhar no desenvolvimento do branding sabe que esse elemento é fundamental para o sucesso de um empreendimento.

O branding se trata da estratégia que forma a percepção de marca de uma empresa. 

Nesse caso, para que ela seja posicionada corretamente no seu nicho, ela deve apostar nas ferramentas certas, que atraiam o seu público para os seus produtos ou serviços.

Vários itens influenciam nesse processo, sendo alguns deles o nome, o logotipo, as imagens, as ideias e os elementos visuais como um todo que, ao serem inseridos dentro de um plano de marketing e de branding, podem fazer com que a marca se fortaleça no setor.

Uma empresa que trabalha com a produção de painel para aniversário pode, com facilidade, investir no branding da sua marca e agitar o seu plano de marketing, tendo assim conquistado boa parte do processo.

A marca guarda-chuva é uma dessas possibilidades, que deve ser devidamente estudada pelos empresários e gestores para que eles tenham sucesso no trabalho diário para consolidar a companhia e potencializar o seu crescimento de forma orgânica e duradoura.

Considerações finais

Sendo assim, ter uma empresa e fazer com que ela se destaque no mercado é o sonho de qualquer empresário, e para isso, nada mais essencial do que entender e delinear os planos de crescimento para se atingir esses objetivos.

Investir nas estratégias para construir uma marca guarda-chuva pode ser um desses caminhos, de maneira que ter em mente todas as informações tratadas aqui é uma boa parte do processo.

Por isso, considere este conteúdo e estude a melhor maneira de potencializar os seus objetivos ao tornar a sua empresa uma marca guarda-chuva.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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