Por que elaborar um cronograma de publicação?
Um cronograma de publicação é uma esquematização da atividade em uma página da web, seja esta um site, blog ou rede social. Direcionado para empresas e influenciadores digitais, o recurso pode potencializar resultados de uma ação de marketing digital.
A competitividade das empresas na web é um fenômeno crescente conforme se acentua a importância desses espaços para a experiência do cidadão das sociedades pós-industriais, impulsionando a participação ativa do comércio nessas plataformas.
Como espaços que reúnem usuários de todo o mundo, a internet é o maior símbolo da globalização, o movimento de convergência entre mercados regionais. Como o público e as oportunidades são maiores, as instituições concorrentes são mais numerosas.
Por essa razão, a capacidade de organizar-se é decisiva para a sobrevivência das empresas no contexto da internet. A produção de material publicitário deve ser feita de maneira a entreter a audiência, estimulando seu consumo voluntário.
Neste artigo, conheça o papel da produção de conteúdo em estratégias de Inbound Marketing para a venda de um plano de manutenção de ar condicionado split, por exemplo, e como usar o cronograma de publicações para melhorar suas ações nessa área.
O valor do conteúdo para o marketing de atração
Mais conhecido como Inbound Marketing, o marketing de atração é uma estratégia de prospecção que parte da alimentação do lead antes de entrar propriamente em contato com ele. O objetivo é estimular que o cliente inicie a comunicação.
Aplicável no contexto da internet, as estratégias de Inbound redefinem as características do lead. Anteriormente um nome utilizado para definir os grupos de maior interesse nos produtos de uma empresa, hoje é todo usuário que cede dados pessoais em uma página.
As estratégias atuais de Inbound Marketing seguem um percurso definido por meio de teorias como o funil de vendas que prevê a captação de clientes como:
Atrair estranhos aos canais da marca;
Converter visitantes em leads;
Qualificar e conscientizar leads de sua necessidade;
Transformar leads em clientes;
Tornar cliente em embaixador da marca.
Essas informações de contato podem ser um endereço de e-mail ou um número de telefone, mas são o marco que separa um visitante comum de alguém altamente interessado. Para conquistar isso, a produção de conteúdo é essencial.
Ela é a responsável por atrair o tráfego, mantê-lo no site e comunicar, sem a necessidade de um vendedor, a importância da empresa e como ela pode solucionar os problemas do consumidor de uma agenda personalizada com nome em potencial.
Como uma ação de longo prazo, a produção de conteúdo pode ser melhor executada com a criação de cronogramas detalhados que aplicam as técnicas aprendidas em Marketing, Administração, Publicidade e Tecnologia.
Razões para se programar
A organização é um dos elementos da Administração, de onde deriva o marketing. Definir quais são as atividades realizadas em um ciclo de trabalho, quem vai executá-las e os detalhes do processo é importante para assegurar o resultado esperado.
Uma ação de marketing ancorada na produção de conteúdo tem por objetivo melhorar a perspectiva de crescimento dos negócios, convertendo mais visitantes em leads e, consequentemente, leads em clientes de fato.
Um cronograma de publicação é a primeira oportunidade de implementação das noções discutidas no planejamento estratégico de uma campanha de marketing digital, como uma chave de carro codificada, e por isso, promovem benefícios como:
Maior precisão na estratégia
Um dos problemas mais encontrados nas ações de Inbound Marketing é a falha entre a identificação do problema, a definição do que deve ser feito e a implementação da ideia. Muitas vezes isso acontece pela falta de planejamento adequado.
Um cronograma de publicação confere contornos mais nítidos aos temas que serão trabalhados com o público, a linguagem utilizada e como a dinâmica da plataforma escolhida vai afetar o comportamento diário da empresa online.
Desenvolver um cronograma permite o encaixe de pontos de comunicação para geração de leads nas publicações, estimulando soluções mais criativas e apostas diversas na conversão de visitantes em uma estratégia de atração.
Nesses esquemas, o responsável pela campanha pode integrar o trabalho de desenvolvedores com a contribuição de designers e redatores. Pesquisas de opinião, newsletters e APIs para venda de bateria 60 amperes podem ser inseridas no conteúdo.
Frequência consistente de publicação
A frequência de publicação tem um grande impacto sobre a qualidade e relevância do site para os motores de busca e outros algoritmos que selecionam e recomendam conteúdos aos usuários.
Uma frequência inconstante pode minar os resultados a longo prazo de uma campanha de marketing digital. Sabe-se que a estratégia Inbound é arriscada e necessita de precisão em todo o processo, tornando maior o valor de um cronograma definido.
Um cronograma ajusta o fluxo de produção de conteúdo à plataforma utilizada, definindo horários, temas e a variedade de categorias de postagens para um blog institucional ou um site de catálogo. O mecanismo também favorece a automatização dos lançamentos.
Maior coesão entre temas tratados
Os temas abordados no blog institucional de uma marca devem ser compatíveis com o tipo de produto ou serviço que disponibiliza ao público, como uma espuma de polietileno para embalagem, com os interesses de seu consumidor ideal e com o nível de procura do assunto escolhido.
A escolha de temas pode variar de acordo com aquilo que se torna ou deixa de ser hit, tornando a estratégia de marketing digital mais confusa caso não haja um plano de ações definido. Para evitar essa inconstância, se estabelece um cronograma prévio.
Outro aspecto das publicações de uma página otimizada é a coesão entre postagens, favorecendo a linkagem de um artigo em outro nas ações de link building. Para otimizar a experiência do usuário, é necessário interligar a rede de endereços de página internos.
Melhor desenvolvimento do assunto
Os temas escolhidos para um cronograma de publicação, como a descrição de nobreak bateria externa, são discutidos pela equipe ou avaliados pelo criador de conteúdo, estimulando um processo criativo que lança mais dados e viabiliza novos desdobramentos.
Um assunto desenvolvido de maneira criativa, saindo daquilo que é comum e já foi mencionado por outros, melhora a reputação de uma página, sua autoridade e relevância para aquele público-alvo, que o percebe como uma fonte de valor.
Organizar previamente os temas que serão abordados nas publicações da semana é desenvolver um esqueleto com início, meio e fim para os artigos, traçando uma visão mais nítida sobre como o assunto será explorado.
Maior retenção de tráfego
Com a qualidade elevada dos conteúdos extraídos de um cronograma, a taxa de rejeição do site contemplado tende a cair, um indicativo de maior retenção do tráfego que chega até a página. Isso potencializa os resultados a longo prazo de campanhas anexas e pagas.
Estratégias de anúncios pagos são responsáveis por atrair um número maior de pessoas para um site, mas seu real impacto é definido pela relevância de um catálogo de copo para casamento personalizado e pela experiência do usuário oferecida pela plataforma.
Sem esses pontos, o aumento de tráfego é um efeito de curto prazo, incapaz de aumentar a taxa de leads gerados e o consequente aumento de receita para uma empresa.
Criando um cronograma efetivo
Para aproveitar esses e outros benefícios dos cronogramas de publicação, o termo de ordem é informação detalhada. Defina tudo o que será feito e como será feito, atentando-se para os pontos de maior prioridade. Algumas dicas são:
1 - Separe um espaço para posts rápidos
As publicações fixas são aquelas que tratam de assuntos permanentes, que apresentam um nível de procura e relevância constantes nas mídias sociais e motores de busca. Contudo, o criador de conteúdo pode aproveitar os hits temporários, encaixando-os na estratégia.
Novas correntes nas redes sociais, um produto ou evento que chamou a atenção do público durante a semana são alguns dos temas curtos, com amplitude de alcance a curto prazo, que podem ser transformados em publicações rápidas no decorrer da semana.
2 - Segmente temas específicos por dia
Um blog ou rede social de uma marca pode tratar de assuntos diferentes, a depender da variedade de produtos ou serviços que oferece. Até mesmo modelos de postagens podem ser segmentados para publicação exclusiva em determinado dia da semana.
Pesquisas de opinião sobre exames pré-natais, por exemplo, são um recurso eficaz da produção de conteúdo, feito sob medida para a aquisição de leads. Esse tipo de conteúdo pode ser realizado sempre às sextas-feiras à noite, por exemplo.
3 - Defina o tamanho do post e mídias utilizadas
Uma campanha de marketing digital costuma ser multiplataforma e explorar diversos recursos de imagem, texto e áudio para aumentar suas chances de penetração no público-alvo. Esses detalhes devem ser incluídos em um cronograma.
O tamanho das publicações também deve ser adaptado ao tipo de plataforma e sua dinâmica de consumo de conteúdo. É recomendado que o produtor desenvolva cronogramas específicos para cada local e os integre.
Conclusão
Um cronograma de publicação é uma alternativa excelente para organizar as ações de marketing digital. Para agências especializadas ou que trabalham diretamente nas empresas, o profissional da área pode melhorar seu desempenho com esse recurso.
Como um estimulante ao processo criativo, os cronogramas de publicação estabelecem as coordenadas que devem ser seguidas por todos os envolvidos na produção de conteúdo otimizado para a web, aumentando a produtividade e reduzindo erros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Nenhum comentário