Por que você deve criar conteúdos para atrair novas oportunidades
*Kauana Pacheco
Eu sempre amei
escrever, desde criança eu registrava minhas ideias e sentimentos em cadernos,
diários e folhas de papel. Ao passar dos anos, conforme fui adquirindo
conhecimentos e experiências na área de Comércio Exterior, comecei a
compartilhar artigos e isso me trouxe muitas oportunidades na minha carreira,
desde vagas de trabalho e convites até clientes e novos negócios.
Compartilhar meus
conhecimentos sempre foi um hobby, mas se tornou uma profissão em pouco tempo.
Empresas de Comex começaram a se interessar pelos meus artigos e pedir ajuda
para se posicionarem melhor digitalmente.
Na última empresa que
trabalhei como supervisora de operações, mesmo com muitas atividades, pedi a
autorização do meu chefe para criar redes sociais para a empresa e a inserir no
ambiente digital. Paralelamente, criei a ComexLand que nasceu com o objetivo de
deixar os profissionais e estudantes atualizados na área, com uma linguagem
simples e sem complicação.
Na faculdade de
Negócios Internacionais aprendi muito sobre a importância do marketing, mas
mesmo assim resolvi me aprofundar e fazer um curso e Marketing Digital. Nunca
foi meu objetivo inicial, mas a ComexLand cresceu e se tornou uma empresa
especializada em presença digital para companhias e profissionais do Comércio
Exterior.
Mas por que produzir
conteúdo é importante?
O marketing de conteúdo
é uma estratégia do marketing com o objetivo de engajar o público com
informações relevantes e consequentemente aumentar a autoridade da marca no
ambiente em que se estabelece.
O marketing de conteúdo
está apenas no ambiente digital? Não, o marketing de conteúdo pode estar também
no ambiente físico, como informativos.
Chamamos de inbound
marketing toda forma de publicidade online que visa informar e encantar
possíveis clientes utilizando conteúdo, exemplo: blogs, posts, vídeos, podcasts.
Já o outbound, é a maneira tradicional e direta de publicidade online.
O marketing de conteúdo
cria um relacionamento e aproximação da marca com o usuário, podendo o tornar
fiel por resolver um problema, por isso produzir conteúdo é importante.
Como produzir conteúdo
com qualidade?
O primeiro passo para a
produção de conteúdo da sua marca pessoal ou empresarial é identificar seu
público alvo e persona. Por esse motivo, não saia compartilhando tudo o que
acha sobre determinado assunto e muito menos copiando conteúdos alheios, você
deve entender quem é sua audiência, quais são suas dores e apenas assim poderá
encantá-los.
Uma dica que lhe
proporcionará sucesso é “tenha frequência”, o algoritmo de todas as redes
sociais valoriza pessoas comprometidas, porém muitas vezes não temos inspiração
ou criatividade, por isso quem quer produzir conteúdo deve estudar e pesquisar
MUITO, pois quando aprendemos coisas novas a criatividade anda ao nosso lado.
É interessante que suas
produções tenham a sua cara, por exemplo, quando alguém ler o seu texto saber
que esse texto é seu, antes mesmo de chegar na assinatura, ou quando ver seu
post já reconhecer as cores da sua marca, antes mesmo de ler de quem é a
postagem.
Entenda as métricas das
redes sociais e através delas busque melhorar, por exemplo: compartilhamentos,
itens salvos, curtidas, comentários, visualizações, alcance, visitas ao
perfil/site, etc.
E depois de produzir
conteúdo?
Não adianta produzir
conteúdo todos os dias e não saber administrar os *leads, por esse motivo gosto
de utilizar uma estratégia chamada funil de vendas, modelo que ilustra a
jornada de um possível cliente.
De forma simples,
imagine um funil, em que o topo são todos os visitantes do seu conteúdo, o meio
são os interessados e engajados no seu conteúdo e quanto mais o funil vai
afinando maior suas chances de vender seu produto e/ou serviço.
Por exemplo, no
instagram ComexLand, há pessoas que me seguem para ver as notícias, há meus
seguidores fiéis que participam e comentam em todas as publicações e há aqueles
que posso vender meus serviços de marketing que eles irão comprar, isso é um
funil.
*Kauana Pacheco é diretora da assessoria de marketing e comunicação para
Comércio Exterior, a ComexLand, e ajuda
empresas e profissionais da área a se posicionarem no ambiente digital. O
grande diferencial da assessoria é entendimento em Comex e o atendimento que
compreende a necessidade e o deadline de cada cliente. Kauana é formada
em Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market
Intelligence.
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