Retomada da economia em 2022 deve transformar eSports em uma jogada rentável de R$ 9,5 bilhões
O setor terminou 2021 com um aumento de 14,5%
no faturamento, e com mais de R$ 5,3 bilhões arrecadados. Patrocínio e receitas
de TV foram as principais fontes de arrecadação, representando 59% e 18% do
faturamento total, Dentro desse cenário, cresceu o número de empresas que
desceram para o play e pegaram o controle durante a Covid-19. Foi o caso da
Honkytonk, que nasceu na pandemia para consolidar a liderança em jogos
eletrônicos, alavancar negócios e incrementar o engajamento com as comunidades
gamers.
Brasil, janeiro de 2022: De acordo com o estudo da Newzoo, os
eSports não pararam de crescer e atrair cada vez mais investimentos. A
expectativa da consultoria de dados especializada no tema é de que, em 2024, a
modalidade fature R$ 1,6 bilhão e cresça 17,5% ao ano até 2030.
Nesse cenário, o Brasil ocupa a quinta
posição de maior população gamer on-line em número de jogadores e compradores
da indústria, além de ser o maior mercado de Mobile Gaming da América Latina.
Os números não param por aí. As receitas
com direitos de mídia, publicidade, patrocínio e live streaming equivalem a
mais de 70% do total movimentado pelo setor, de acordo com dados da Newzoo.
Com esse panorama, muitas empresas e
startups, como a Honkytonk, começaram a brincar de ganhar dinheiro com o
eSport. A produtora de games e de campeonatos usou esse momento para se
reinventar.
Ela nasceu como uma consultoria de
marketing especializada em jogos eletrônicos, com foco em clientes
internacionais que deslumbravam o mercado brasileiro. Em meio à pandemia,
incorporou também a produção de conteúdo e a criação de campeonatos de eSports
de forma remota.
Construiu do zero um campeonato de Free
Fire, que hoje atinge 6 milhões de espectadores, uma média de 2,8 milhões por
edição, gerando mais de 330 mil horas assistidas. Ele é transmitido na
plataforma de streaming Booyah e simultaneamente no canal do Youtube da marca.
Com essas audiências, o CEO SJ Santos já
tem outro jogo em mente para 2022. “Estamos investindo em uma Arena de 500
metros com um estúdio próprio para produção de conteúdo original, campeonatos
presenciais e projetos especiais para os nossos clientes.
“Vamos continuar a trabalhar com o Free
Fire e expandir para outros jogos, sempre com conteúdo original e produzido do
nosso jeito. Afinal, ajudamos as empresas a se conectar com os jogadores, criar
comunidades de fãs leais, produzir conteúdo incrível e contar histórias
épicas”, anuncia o fundador da empresa ao enfatizar que o segmento de eSports
foi o que menos sofreu na pandemia, e hoje é um player importante do mercado
brasileiro.
O Brasil fechou 2021 com 27,9 milhões de
adeptos da modalidade, apresentando um crescimento de 52,5% nos últimos três
anos. A audiência também aumentou cerca de 20% em comparação ao ano
passado, com 21,2 milhões de espectadores, o que fez o país se tornar a
terceira maior audiência mundial de eSports, atrás apenas da China e dos
Estados Unidos. A pandemia acelerou esse crescimento. Com mais pessoas em
casa por conta do lockdown, o campeonato eletrônico se mostrou uma das poucas
opções de esporte e entretenimento que poderiam ser realizadas em segurança.
Sobre Honkytonk Games: A marca nasceu como uma consultoria de
marketing especializada na indústria de games, que durante a pandemia se
reinventou. Incorporou também a produção de conteúdo e a criação de campeonatos
de eSports de forma remota. Hoje, atinge durante as transmissões uma média 2,8
milhões de espectadores por mês.
Sobre SJ Santos: Especialista em games, eSports e criptomoedas de games, o fundador da empresa tem passagens por grandes veículos de comunicação. Possui experiência internacional na Europa, Estados Unidos e China, e também em desenvolvedoras e publicadoras de games.
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