Tesla investe em CRM e ganha mais controle sobre dados
Ao lado da SMark, a empresa de marcações industriais deu mais um importante passo na sua transformação digital, otimizando processos e o dia a dia da equipe comercial
Leandro Ceccato (dir) e Fábio Beckenkamp (esq) lideram a Smark./Crédito: Lisa Roos. |
De acordo com estudo da Forrester Consulting publicado este ano, pelo menos metade das empresas brasileiras está longe da transformação digital. No caso da indústria, essa modernização é ainda mais imperativa para se manter relevante no mercado.
Sempre buscando parcerias com empresas consolidadas e que possuam produtos com alta tecnologia em todo o mundo, a Tesla Marcações Industriais decidiu inovar também na sua área comercial. O pedido veio não somente da diretoria, mas também da própria equipe de vendas, que costumava trabalhar utilizando planilhas e anotações, além da agenda compartilhada online. “Não havia gestão dos dados, informações de visitas e gerenciamento de propostas, por exemplo”, conta o Diretor Comercial da Tesla, Jorge Freitas.
Com as novas necessidades do mercado e com o aumento no número de colaboradores, a empresa, que tem sede em São José do Rio Preto (SP), precisava de uma plataforma que permitisse maior acesso às informações. “Eu fiz pesquisas de mercado e utilizamos os testes online disponibilizados pelas diferentes ferramentas. O SMark CRM foi o melhor aceito, tanto pelos recursos quanto pela utilização”, recorda Freitas.
Segundo o Diretor Comercial, a maior mudança está no controle de informações, seja do número de propostas, da equipe ou da gerência. Agora, esses dados estão claros para todos. Os recursos mais usados pela equipe são o histórico de visitas, o de ligações e a geração de propostas.
Outro recurso que a Tesla começou a utilizar recentemente é a geolocalização, que permite que o vendedor marque seu local no mapa durante uma visita. “Esse tipo de informação é importante para termos todos os dados de forma clara e fácil. Afinal, nem sempre o resultado é mostrado só com vendas, há mais no trabalho”, pondera o gestor.
Para o CEO da SMark, Leandro Ceccato, a vontade da equipe comercial de utilizar uma plataforma de CRM é um sinal de avanço: “As pessoas estão começando a perceber que a tecnologia chegou para ajudar no seu dia a dia. É por isso que os softwares precisam ser intuitivos, robustos e contar com os recursos mais úteis às necessidades específicas de cada empresa”.
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