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5 dicas para desenvolver um bom post comercial



Fazer um bom post comercial é saber aplicar corretamente as estratégias de marketing de conteúdo. 

Ele ajuda a atrair clientes, por meio de diferentes formatos de materiais, promovendo a marca indiretamente e falando sobre aquilo que interessa às pessoas.

O objetivo do marketing de conteúdo é atrair os consumidores, ao mesmo tempo em que consegue oferecer soluções e resolver problemas, sem que para isso eles precisem necessariamente comprar um produto ou serviço.

Já faz tempo que o marketing digital deixou de ser uma tendência para se tornar algo indispensável para qualquer tipo de empresa, independentemente de seu segmento ou porte.

Ele oferece estratégias que ajudam as marcas a se tornarem relevantes para o público, aumentando assim sua visibilidade online.

É importante entender que hoje em dia não é necessário apenas estar na internet, mas saber construir sua presença dentro dela e conquistar a atenção do público, para que o negócio se destaque em meio aos concorrentes.

Uma das melhores ações é a criação de publicações para blog, por isso, neste artigo, vamos explicar como desenvolver um bom post comercial, ferramentas que ajudam a viralizar a publicação e quais são as vantagens do SEO para os conteúdos.

Como desenvolver publicações comerciais?

Para desenvolver bons posts comerciais, é necessário seguir algumas dicas importantes de marketing de conteúdo. São elas:

1.    Conhecer seu público-alvo

Você só vai falar sobre o que interessa para as pessoas se souber quem são elas, quais são os seus interesses, necessidades e objetivos. 

Os usuários não clicam em nada que não os interesse, portanto, é fundamental conhecer essas pessoas.

Uma empresa de lavagem de sofá a domicilio deve compreender de que maneira seus serviços podem ajudar o público, além de outras informações relevantes, como:

  • Faixa etária;

  • Gênero;

  • Classe social;

  • Escolaridade.

Quando uma empresa produz seus materiais de maneira direcionada, os conteúdos se tornam mais interessantes e úteis e as pessoas procuram acessar os canais da marca frequentemente.

Além de conhecer as características da audiência, outra dica é pensar no funcionamento da jornada do usuário, ou seja, as etapas que os clientes percorrem para comprar um produto ou serviço.

2.    Conhecer os concorrentes

Para escrever um artigo sobre um assunto específico, o ideal é pesquisar no Google e ler todos aqueles que aparecem na primeira página. 

Para que o seu material também apareça entre os primeiros resultados de pesquisa, é necessário se diferenciar.

Verifique os argumentos utilizados e as informações discutidas nesses conteúdos. 

Mas, lembre-se de que isso serve apenas como base, e que seu negócio não deve usar a mesma fórmula, pois dessa forma não vai se destacar.

3.    Usar canais diferentes

Usar apenas um canal é um grande erro, por exemplo, publicando apenas no blog ou atualizando as redes sociais.

Um fabricante de mesas para escritório precisa pesquisar os hábitos de consumo de seu público e descobrir os canais que eles utilizam para se informar.

Dificilmente os usuários estão apenas em um canal, por isso, vale a pena conhecer as opções. 

Também é necessário ajustar o material para a plataforma escolhida. Por exemplo, um texto postado no blog deve ser transformado em imagem no Instagram.

Cada plataforma possui suas próprias características e se o conteúdo não estiver de acordo com elas, dificilmente vai atrair os usuários.

4.    Usar a linguagem certa

Se você conhece seu público, certamente vai saber o tipo de linguagem que essas pessoas utilizam no dia a dia. Essa prática é essencial para que os consumidores se identifiquem com a marca.

Por exemplo, um escritório de advocacia não pode usar uma linguagem informal, da mesma forma como uma academia. 

Aplicar o tom de voz e a linguagem correta simplifica a interpretação e cria identificação.

Além disso, os conteúdos criados por uma empresa de colocações de paver devem seguir uma estrutura com começo, meio e fim.

5.    Divulgar o material

Os conteúdos precisam ser promovidos depois de publicados, e existem vários recursos que podem fazer isso, como as redes sociais e os anúncios.

Mesmo que a intenção seja gerar mídia orgânica, é sempre válido impulsionar a divulgação em diferentes plataformas. Lembre-se de que as estratégias orgânicas levam mais tempo para surtir efeito.

Como viralizar uma publicação?

Conteúdos virais conseguem impactar uma quantidade maior de pessoas em menos tempo, mas para que isso aconteça, não se deve contar apenas com a sorte. 

Algumas estratégias nesse sentido são:

Ser criativo

Lembra quando falamos que não se deve copiar o sucesso ou a fórmula de seus concorrentes? 

Pois bem, a internet é um ambiente rápido, e quanto mais original e criativo você for, mais pessoas conseguem impactar.

Se um fabricante de cascata para piscinas consegue ser engraçado ou emocionante em suas postagens, mais pessoas vão querer compartilhá-las.

No entanto, a criatividade deve estar alinhada com a marca, pois de nada adianta desenvolver um vídeo ou qualquer outro material engraçado se ele não tiver nada a ver com o produto ou serviço oferecido.

Criar materiais abrangentes

A companhia não deve perder seus produtos e serviços nos conteúdos que cria, entretanto, isso não quer dizer que apenas os clientes vão entender e gostar dos materiais.

Procure criar postagens que atinjam diferentes níveis de público, e tendo em vista que o humor costuma funcionar com boa parte da audiência, ele pode ser um bom caminho para chegar a uma grande parcela da população.

Outra dica é criar um conteúdo primeiro e associar a marca quando ele estiver no auge, pois isso vai fazer com que ela seja lembrada, sem diminuir o material.

Divulgar em canais de massa

Mesmo que uma empresa de sinalizações rodoviárias crie uma campanha extremamente viral, ainda assim precisa dos canais de massa para que as pessoas descubram se o conteúdo.

O YouTube é uma das melhores plataformas desse tipo, e pode garantir que o post seja visualizado por uma grande quantidade de pessoas.

Inclui no planejamento outras plataformas, como o Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp, pois todas elas são acessadas diariamente pelas pessoas.

Vantagens do SEO para blogs

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de estratégias que otimizam as páginas e fazem com que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

Quando a marca publica em seu blog, o objetivo é fazer com que o material alcance a maior quantidade de pessoas possível, e o SEO ajuda nesse sentido. 

Além de trazer de uma série de outras vantagens, como:

Superar a concorrência

Depois de implantar essa estratégia em seus conteúdos de blog, uma empresa de zeladoria e portaria conseguirá se destacar em meio aos concorrentes.

Como falamos, trata-se da otimização das páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados dos buscadores, assim sendo, suas estratégias de marketing vão liderar os concorrentes.

Aumenta a credibilidade da marca

Uma marca de boa credibilidade faz com que as pessoas se sintam mais seguras para consumir com ela e passem a enxergá-la como referência no setor.

Negócios que não aparecem entre as primeiras posições fazem com que os consumidores acreditem que ele não é conhecido no segmento em que atua.

Por outro lado, se os materiais postados por um fabricante de ​​vidro temperado 4mm aparecem entre as primeiras posições, logo é visto como uma empresa que tem orçamento para impulsionar suas estratégias, por isso, é capaz de atender o público com qualidade.

Melhora a experiência do usuário

As estratégias de SEO também melhoram a experiência do usuário e fazem com que ele volte mais vezes para consumir os conteúdos.

Isso acontece porque a empresa vai incluir diferentes tipos de elementos, como fotos e vídeos relacionados ao material, que oferecem suporte ao texto e complementam as informações.

O SEO também otimiza o design da página, de modo que ela possa ser acessada por qualquer tipo de dispositivo.

Tudo isso vai fazer com que mais pessoas cliquem no link de um fabricante de iluminação banheiro espelho, e muito além de divulgar seus conteúdos, indiretamente faz com que as pessoas conheçam as soluções oferecidas.

Estratégia de longo prazo

Ao contrário do que acontece com as campanhas e anúncios pagos, o SEO para blog é uma estratégia orgânica, de longo prazo e que traz resultados mesmo depois de muito tempo, sim que para isso seja necessário continuar investindo.

Lembrando que é importante manter os conteúdos sempre atualizados, mas seu negócio não precisa produzir materiais incansavelmente para impactar o público, como no caso dos anúncios.

Considerações finais

Portanto, as publicações comerciais são muito importantes para as estratégias de marketing digital, e elas podem melhorar seus resultados com uma série de ações que vimos ao longo deste conteúdo.

Sua marca conquista mais credibilidade e os materiais vão impactar as pessoas certas, no momento em que elas mais precisam.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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