Últimas

Aeroportos de São Paulo e Rio vão implementar biometria facial para embarque

Os aeroportos domésticos de São Paulo e Rio de Janeiro estarão lançando processos de embarque totalmente digitais baseados em biometria facial, foi anunciado hoje (11).

Um acordo de cooperação técnica foi assinado entre a operadora aeroportuária Infraero e a estatal de tecnologia Serpro para realizar a implementação. A decisão segue julgamentos que vinham ocorrendo desde 2020 envolvendo mais de 6.000 passageiros que viajam entre os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont. A última etapa dos pilotos envolveu mais de 200 tripulantes de cabine e ocorreu entre novembro de 2021 e janeiro de 2022.

Adquirida pelo Ministério da Infraestrutura e pela Secretaria Especial de Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a nova funcionalidade faz parte do programa Embarque Mais Seguro em andamento.

O sistema baseado em biometria facial foi desenvolvido pelo Serpro, com a contribuição de um grupo de interessados, incluindo a Agência de Aviação Civil, companhias aéreas e operadores de aeroportos. Além disso, um grupo de empresas de TI está envolvido no processo, incluindo Amadeus, Biomtech, Collins, Digicon, Gunnebo, Rockwell Collins, Pacer, SITA, Wolpac, Idemia e Azul/Pacer.

Ao utilizar os dados pessoais do passageiro, CPF e uma foto tirada no local, o aplicativo Serpro permite que os funcionários das companhias aéreas realizem a validação biométrica no check-in, comparando os dados e a foto com os bancos de dados do governo. Depois disso, os usuários podem seguir para os portões de embarque e acessar a aeronave sem a necessidade de apresentar documento de identidade e cartão de embarque.

Daqui para frente, tanto a Infraero quanto o Serpro estarão alocando equipes para gerenciar e implementar a solução. A Infraero terá como objetivo adquirir os equipamentos necessários à plena implantação do sistema de reconhecimento facial, em processo licitatório que deve ser lançado este mês, com previsão de funcionamento total dos equipamentos até julho. Enquanto isso, o Serpro fornecerá um mecanismo de verificação de identidade para o projeto.

No momento em que os pilotos da tripulação de cabine foram anunciados, o governo brasileiro disse que as negociações entre o Ministério da Infraestrutura e a Secretaria de Aviação Civil, aeroportos e companhias aéreas estavam em estágio avançado para a implementação completa do embarque biométrico nos aeroportos de todo o país em 2022.

source – www.zdnet.com

Nenhum comentário