ALE Combustíveis pretende faturar mais de R$ 15 bilhões neste ano
Volume comercializado deve chegar a quase 4
bilhões de litros de gasolina, etanol e diesel
Depois de registrar receita próxima a R$
15 bilhões em 2021, a distribuidora de combustíveis ALE pretende superar essa
marca neste ano, a partir da comercialização de 4 bilhões de litros de
combustíveis. A meta da companhia é conquistar cerca de 300 novos negócios,
entre postos e grandes consumidores (COF), segmento composto por empresas com
alta demanda para abastecimento de frotas e equipamentos, locadoras de
veículos, transportadoras, agroindústrias, mineradoras, fazendas, entre outras.
Em 2021, a ALE conquistou cerca de 290
novos negócios, entre postos de combustíveis com bandeira e grandes
consumidores. Além disso, a companhia atendeu quase 5 mil postos "bandeira
branca" no segmento spot. No total, foram quase 9 mil clientes
atendidos durante todo o ano.
Segundo dados da Agência Nacional de
Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o mercado nacional de
distribuição de combustíveis automotivos cresceu 4,9% em 2021. "O ano
passado, quando celebramos 25 anos de atividades, trouxe resultados positivos
em termos de faturamento e comercialização de combustíveis. Vários novos
projetos foram implantados e seguimos investindo em novidades para os nossos
revendedores e consumidores. Estamos confiantes de que 2022 será ainda mais
promissor", afirma o presidente da ALE, Fulvius Tomelin.
Ele comenta que outro fato importante em
2021 foi a conclusão de uma operação de emissão de R$ 400 milhões em debêntures
com prazo de quatro anos. A captação, a primeira assessorada pelo Bank of
America localmente no Brasil, foi utilizada para alongamento de dívida.
Novos negócios
Atenta às tendências do segmento de
conveniência, a ALE desenvolveu um novo conceito para a rede e implantou, no
fim do ano passado, a primeira franquia A Esquina. A unidade piloto está em
funcionamento no Posto ALE Marco Zero em Alphaville, na cidade de Santana de
Parnaíba (SP), e novas unidades já estão em fase final para lançamento.
Neste ano, a meta é expandir o novo modelo de loja de conveniência
e lançar uma nova linha de combustíveis aditivados. Também haverá
investimento em melhorias nas bases de armazenagem e distribuição. Atualmente,
a ALE opera em mais de 40 bases de distribuição e atua em 21 estados
e no Distrito Federal.
Controle logístico
Com o objetivo de aprimorar o controle e
monitoramento do ciclo de transportes no país, a ALE implantou, no fim do ano
passado, a Central de Controle Logístico (CCL) na matriz, em Natal (RN). O novo
projeto prevê a adaptação de processos, sistemas e estruturas na área. Por meio
da CCL, é possível obter informações logísticas sobre veículos, prazos de
carregamento, deslocamento, descarga, alertas e desvios de processos. Nos
últimos meses, foram contratadas cerca de 20 pessoas para trabalhar na nova
operação e a estrutura continua crescendo para ampliar sua atuação.
Programa de recompensas
Fidelizar clientes e revendedores sempre
fez parte das estratégias de relacionamento da ALE. Para isso, a
companhia firmou, em 2020, uma parceria exclusiva com a Livelo —principal
empresa de recompensas do Brasil. O programa oferece aos consumidores dos
postos da bandeira o acúmulo de pontos nos abastecimentos e aquisição de
serviços ou produtos na rede.
Segundo o diretor de Marketing e Varejo
da ALE, Diego Pires, uma das metas para este ano é aperfeiçoar e expandir
o programa de recompensas com a Livelo. "O sucesso dessa parceria se
dá, principalmente, por oferecermos uma solução customizada para os donos dos
postos, que podem fidelizar os consumidores por meio do principal programa de
recompensas do país", destaca.
Outra estratégia de relacionamento da
ALE voltada para o B2B (business-to-business) é a plataforma de
incentivo e gestão dos postos da rede: o Clube ALE, que, neste ano, completa
uma década de operação. Principal meio de relacionamento com os revendedores, o
Clube ALE é importante ferramenta para os empresários realizarem o
acompanhamento da performance dos postos, por meio do gerenciamento de metas,
solicitação de pedidos, geração de relatórios e participação em campanhas para
garantir premiações.
Patrocínios
Os patrocínios esportivos seguem entre
as ações de marketing da companhia. Neste mês, a ALE anunciou a renovação do
patrocínio à equipe Full Time Sports e ao piloto Rubens Barrichello, que corre
pela Stock Car, pelo quarto ano consecutivo, reafirmando os investimentos no
automobilismo nacional.
Grande apoiadora do futebol nacional, a
companhia está patrocinando, pelo terceiro ano consecutivo, a Copa do Nordeste,
a maior competição regional do país. A parceria com o Sport Club Corinthians
Paulista também seguirá por mais uma temporada: a marca da companhia está
estampada na parte frontal superior das camisas oficiais da equipe masculina de
futebol profissional do Timão.
No ano passado, a ALE deu início a mais
um novo projeto: a entrada no universo de eSports. A empresa criou uma equipe
com três dos melhores jogadores de Fifa da atualidade, que disputaram partidas
com gamers de todo o Brasil, além de abrir um canal na plataforma de
transmissões ao vivo Twitch (alecombustiveis). A primeira temporada, finalizada
em dezembro de 2021, contou com transmissões que foram assistidas por 350 mil
pessoas no total, e colocou o canal da ALE como o 24º canal de maior relevância
sobre Fifa do mundo. No Brasil, a marca ocupava a 15ª posição entre os mais
assistidos da categoria em língua portuguesa.
Capacitação
Uma equipe qualificada faz toda a
diferença para a excelência no atendimento ao cliente. Nesse sentido, os
investimentos da ALE em capacitação dos revendedores e equipe dos postos e
lojas de conveniência estão entre as prioridades. Depois de passar por um amplo
processo de convergência digital, impulsionada pela pandemia, a Academia
Corporativa da ALE desenvolveu uma série de novas modalidades de capacitações.
Somente no ano passado, cerca de 6.300 pessoas participaram de
projetos de qualificação da companhia.
Entre as iniciativas, está o "Em
Frente", workshop virtual para revendedores da rede. No ano passado, foram
realizadas 12 edições do programa. Outra ação importante da Academia
Corporativa foi a ampliação do projeto "Ônibus Escola", que existe há
sete anos, e que passou a contar com o "Parada Digital" para oferecer
treinamentos on-line à equipe de pista dos postos. A companhia também criou um
conteúdo exclusivo em webséries gratuitas. Além disso, a empresa adotou o
formato 100% virtual para o "Programa de Gestão dos Novos Postos
ALE", projeto desenvolvido para o onboarding do revendedor e com intuito
de oferecer uma consultoria prática aos novos gestores e às novas operações,
sejam elas oriundas de troca de bandeira ou nova revenda.
A companhia criou, ainda, um canal no
Telegram, em que compartilha diariamente conteúdo exclusivo relacionado ao
cotidiano de negócio dos postos (já são mais de 500 publicações). A
empresa também lançou o podcast "Tanque Cheio", que, semanalmente, leva
assuntos relevantes do setor aos revendedores e funcionários e já está
na 88ª edição. O conteúdo está disponível gratuitamente em nove
plataformas de streaming, sendo as principais Spotify, Deezer, Apple
Podcast e Soundcloud.
Sobre a ALE
A ALE, fundada em 1996, é a quarta maior
distribuidora de combustíveis do país, com uma rede de cerca de 1,4 mil postos
e 9 mil clientes ativos em 21 Estados e no Distrito Federal. A empresa gera
cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos.
Para os revendedores, a companhia disponibiliza diferenciais, como o Clube ALE e Livelo (relacionamento e recompensas), a parceria com a Moove para fornecimento de lubrificantes da marca Mobil, a Academia Corporativa ALE (treinamento e capacitação), o programa Ligados na Qualidade (certificação do combustível), as unidades de Serviço Automotivo ALE Express e as lojas de conveniência Entreposto (EP) e A Esquina.
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