Business Plan: Por que fazer um para o seu negócio?
Especialista da Gofind dá dicas de como construir essa ferramenta essencial para qualquer empresa
Cleison Dará - Analista de Marketing da Gofind |
Um dos maiores aliados do empreendedor na hora de começar ou avaliar sua empresa, o Plano de Negócios, também chamado de business plan, deve conter uma estrutura sólida e ser desenvolvido baseando-se em dados precisos de mercado. Contudo, é importante ter em mente que não existe um conteúdo padrão para este plano, o que existe são técnicas e boas práticas para executá-lo.
O termo “business plan” vem da língua inglesa e significa basicamente a tradução de “plano de negócios”. Ele vai além de um simples documento, sendo uma ferramenta essencial para que a empresa possa ter uma boa e ampla visão de todos os principais aspectos do negócio.
Pensando nisso, Cleison Dará, analista de marketing da Gofind, empresa de inteligência de dados que digitaliza o estoque do varejo de forma rápida e fácil, elaborou este conteúdo explicando porque os negócios devem fazer um.
Comumente criado logo no começo das atividades do empreendimento, o plano ajuda empreendedores a dar os seus primeiros passos. No entanto, não há regras nesse sentido, havendo sempre a possibilidade de revisões e adequações no seu business plan, independente do momento que a empresa se encontra. Além disso, o documento é um fator extremamente estratégico para qualquer empresa, por definir detalhes do funcionamento das atividades destes negócios.
A partir da construção do Plano de Negócios será possível diminuir as dúvidas e incertezas de como conduzir a companhia, além de aumentar a previsibilidade de riscos específicos do mercado de atuação do negócio. Com esse documento bem alinhado é possível descrever, com clareza, a ideia central da empresa e a que esta se propõe, desde os colaboradores até possíveis investidores e investimentos para o negócio.
Quando fazer um business plan?
Antes de mais nada é preciso entender que, apesar de importante e muito útil, nem sempre é necessário ter um business plan. Em alguns casos, é mais importante ter a capacidade de reagir, responder e se adaptar às mudanças do mercado do que seguir à risca um plano de negócio.
Os planos de negócios têm forte caráter estratégico, destina-se ao crescimento do negócio em curto, médio e longo prazo, mas também consegue mapear quando a empresa pode começar a agregar mais recursos e habilidades, além de ativos e lucratividade.
Outro ponto importante sobre esse tipo de documento são os modelos e formatos otimizados que estão sendo ajustados para atender às necessidades atuais, criados para acomodar startups com modelo de negócio voltado para dinâmicas ágeis.
Quem faz o business plan?
Muitas vezes são empresas especializadas na elaboração do plano de negócios que tendem a construir um documento para as empresas que desejam estruturar seu plano de ação. Mas, em muitos casos, o próprio empreendedor ou idealizador do negócio costuma desenvolver o business plan, seus passos e fluxo de atividades e métricas a serem medidas.
Já em outros casos, um profissional, especializado na consultoria e aconselhamento empresarial, pode desenvolver o plano para o negócio, através da contratação deste serviço. Nestes casos, o planejamento pode oferecer quatro diferentes formas de elaboração, variando de acordo com a prioridade da empresa. São eles: mini planos, planos de apresentação, planos de trabalho e planos de realização.
As responsabilidades dos empreendedores e decisores das empresas hoje vão muito além de simplesmente gerir o negócio. Ajudar nas estratégias de branding, posicionamento de marca, segmentação e até mesmo, ajudar a definir estratégias de canais podem ajudar a empresa a identificar gargalos, descobrir ferramentas e levar inovação para otimizar os processos.
Além disso, criar um Business Plan bem fundamentado e prático faz com que as empresas, líderes e equipes sejam cada vez mais assertivos e empresa melhor sucedida, levando mais retorno sobre os investimentos realizados (ROI).
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