Cinco pós-graduações e sete cursos de extensão para professoras
É
consenso universal que uma boa formação continuada de professoras e professores
é um dos pilares de uma aprendizagem completa dos estudantes. Um bom professor
ninguém esquece. Com as portas abertas para o mundo do conhecimento, toda
professora tem oportunidade de estudar mais e ensinar melhor. Hoje, além dos
tradicionais e essenciais cursos presenciais, há também cursos remotos ao vivo,
cursos remotos assíncronos, cursos autoinstrucionais e híbridos.
Atento
às novas formas de conhecimento, o Instituto
Singularidades, referência em formação de professores, inicia
2022 com vários cursos de formação continuada de pós-graduação e extensão. Os
cursos abordam desde a tradicional pedagogia, passando por novas metodologias
de ensino, como pensamento computacional, neurociência, inclusão, habilidades
socioemocionais, STEAM, bilinguismo e muito mais.
Confira
SETE cursos de extensão e CINCO
cursos de pós-graduação do Singularidades
EXTENSÃO
A palavra é sua:
princípios, repertórios e contextos da narração de histórias na escola (parceria
Boca do Céu)
Coordenação:
Regina Machado
Pensando
na importância das histórias narradas, especialmente às crianças, que ouvem
tais narrativas e podem assimilá-las à sua própria experiência e recontá-las
posteriormente, este curso foi desenvolvido com foco nas Artes da Palavra.
Palavras que vivem nas culturas tradicionais brasileiras, amalgamadas enquanto
raízes, transformações históricas, trocas dinâmicas e diversidades expressivas.
O curso propõe a interconexão de situações de desafios perceptivos, conceptivos
e reflexivos, individuais e grupais, com o objetivo de fundamentar e
instrumentalizar práticas teórico-poéticas autorais a serem realizadas pelos
participantes junto a seus estudantes.
Neste
curso, são oferecidas duas bolsas
integrais para professores de rede pública.
Todas
as informações do curso estão em
Como faço esse tal
de STEAM?
Coordenação:
Nathan Rabinovitch e Michael Filardi
Em
linhas gerais, o termo STEAM é o acrônimo em inglês para as disciplinas
Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática . O curso promove a
integração entre conteúdo e processo através de ciclos de atividades práticas
seguidos de reflexões pedagógicas, oferecendo condições para a integração de
vários componentes curriculares.
Para
saber mais, acesse:
https://institutosingularidades/como-faco-esse-tal-de-steam/
Gestão das
aprendizagens: trabalhando dados na prática
Coordenação:
Karen Martins de Andrade
O
objetivo do curso é aprofundar os conhecimentos dos diretores de escola sobre
os dados resultantes das avaliações educacionais internas, externas e
internacionais. A participação contribuirá para análises de dados e da
realidade da escola em que atua e guiará para a construção de um plano de ação
colaborativo com vistas ao acompanhamento e fortalecimento das aprendizagens
dos estudantes, com reflexões que contribuam de forma efetiva para a proposição
de projetos e estratégias na perspectiva da igualdade de oportunidades e do
alcance da equidade.
Detalhes
do curso em
https://institutosingularidades/gestao-das-aprendizagens-trabalhando-dados-na-pratica/
Identidades em jogo:
ser professor em um mundo em transformação
Coordenação:
Patrícia Rossi Torralba e Paula Nascimento
Há
alguns anos, era comum definirmos o professor como aquele que detinha o
conhecimento e o transmitia em mão única aos estudantes. No entanto, a
sociedade já não é mais a mesma. Os estudantes e os professores também mudaram.
Este curso vai identificar discursos vigentes e suas origens na definição do
papel do docente na relação professor-aluno, com o objetivo de identificar seus
referenciais teóricos, a influência de verdades constituídas, as acomodações,
resistências e contradições presentes nas demandas relativas ao exercício dessa
função.
Conheça
o currículo em
https://institutosingularidades/identidades-em-jogo-ser-professor-em-um-mundo-em-transformacao/
Páginas urbanas:
ensinando literatura na cidade
Coordenação:
Márcia Moreira e Daniel Viana
De
que maneira a professora deve trabalhar a literatura com os estudantes? Curso
aborda as várias possibilidades de se ensinar literatura, empregando o espaço
urbano como instrumento de ensino e objeto de aprendizagem. A cidade torna-se
não apenas o ponto de partida para uma reflexão mais aprofundada do ensino de
literatura, mas também o elemento nuclear de uma ação educativa pautada em
práticas pedagógicas alternativas e emancipadoras: a cidade se transforma em um
espaço real de experiência educacional não formal e libertária, um espaço
potente de aprendizagem.
Saiba
mais em
https://institutosingularidades/paginas-urbanas-ensinando-literatura-na-cidade/
Pesquisa e Prática
em Educação Bilíngue (parceria Unisinos)
Coordenação:
Antonieta Megale
A
educação bilíngue tem, a cada ano, atraído mais a atenção de pais em todo o
Brasil, o que leva a dois questionamentos centrais: como trabalhar o
planejamento pedagógico de modo que ambas as línguas sejam igualmente
valorizadas?; E de que modo avaliar a efetividade do ensino bilíngue no nosso
país? O curso organiza o conteúdo a partir da perspectiva de investigação
científica e de desenvolvimento de propostas de intervenção como forma de aliar
teoria e prática.
Conheça
mais em
https://institutosingularidades/pesquisa-e-pratica-em-educacao-bilingue-parceria-unisinos/
Pensamento
computacional: para além de encontrar o valor de X
Coordenação:
Amanda Oliveira e Flávia de Fatima Santos
Na
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a competência geral aposta na criação de
soluções tecnológicas para a resolução de problemas, e a maneira como esta
competência e´ descrita permite diferentes interpretações. O participante
do curso vai conhecer tipos de interação que podem criar oportunidades para ele
intervir precisamente, identificar os algoritmos utilizados e debater
diferentes estratégias de resolução para um mesmo problema com o foco no
percurso da aprendizagem, valorizando como aquilo foi aprendido, passando a ter
como objetivo o estudo do erro e um constante chegar ao conhecimento.
Confira
em
https://institutosingularidades/pensamento-computacional-para-alem-de-encontrar-o-valor-de-x/
PÓS-GRADUAÇÃO
Neurociência na
escola
Coordenação:
Adriessa Santos
Como
compreender as relações entre Neurociência e educação para criar processos de
aprendizagem mais eficazes? Ao contrário de algumas abordagens, essa ciência
não propõe metodologias para a sala de aula, tampouco pretende biologizar os
processos de aprendizagem. As descobertas da neurociência podem contribuir para
a educação fazendo a professora (re) pensar suas práticas e entender mais
como o cérebro aprende. O curso está estruturado em módulos que perpassam os
fundamentos da Neurociência, as bases biológicas da aprendizagem e a promoção
de diálogos com a educação.
Acesse https://institutosingularidades.edu.br/neurociencia-na-escola/
Metodologias ativas
para uma educação inovadora
Coordenação:
Lilian Bacich
Planejar
aulas que contemplem as metodologias ativas requer uma reflexão sobre alguns
componentes fundamentais, como: o papel do professor e dos estudantes em uma
proposta de condução da atividade didática que se distancia do modelo
considerado tradicional; o papel formativo da avaliação, a organização do
espaço, o papel da gestão e a influência da cultura escolar nesse processo. Um
dos aspectos centrais a serem explorados neste curso é a contribuição das
tecnologias digitais e de atividades “mão na massa” na valorização da
criatividade, da colaboração, do pensamento crítico, da autoria e do
protagonismo do estudante.
Detalhes
em
Psicopedagogia:
práticas educacionais e contextos de intervenção
Coordenação:
Elizabeth dos Reis Sanada
A
Psicopedagogia aborda as relações do sujeito com a aprendizagem, que pode
acontecer em contextos institucionais diversificados, como escola, organizações
não governamentais, clínica, associações educacionais, entre outros. O curso
ensina diferentes modos de avaliar e intervir na prática psicopedagógica por
meio de atividades supervisionadas e de reflexões sobre diversas concepções da
aprendizagem e do desenvolvimento humano. Na interface entre psicologia,
educação e saúde, serão abordados temas relacionados às questões educacionais
de forma ética e reflexiva, de modo a explorar fundamentos teóricos e práticos
para intervenção.
Conheça
em
Formação Integral:
autoconhecimento, habilidades socioemocionais e práticas educacionais
inovadoras
Coordenação:
Ana Maria Diniz, Letícia Lyle e João Paulo Almeida
Como
o autoconhecimento e as habilidades socioemocionais podem aprimorar o nosso
desenvolvimento pessoal e profissional? De que forma podemos utilizar esses
conhecimentos para criar ações educacionais mais inovadoras? Este curso se
propõe a formar, em nível de especialização, profissionais éticos e com alto
nível de consciência quanto à sua própria identidade e sua prática junto a
crianças, jovens e adultos. O foco central está na ampliação de repertório e de
experiências que incorporem teorias sobre a educação para o século XXI e
habilidades socioemocionais, instrumentalizando os cursistas a aplicá-las em sua
prática profissional e cotidiana, no currículo e na preparação de atividades
educativas inovadoras.
Inclusão Escolar e
Diversidade: questões conceituais e instrumentalização de práticas
Coordenação:
Carolina Videira e Pâmela Carolina Tezzele
Curso
estabelece um espaço de discussões críticas acerca de questões conceituais e
práticas relacionadas à educação e à educação especial, pautadas nas
contribuições de diferentes áreas do conhecimento. Objetivo é instrumentalizar
profissionais da educação e áreas afins para o trabalho inclusivo diante da
heterogeneidade presente na escola e em instituições de caráter educacional, de
modo que os recursos humanos e materiais sejam organizados para superar ou
diminuir barreiras de diferentes ordens.
Todas
as informações estão em
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