Compras online em supermercados e farmácias dispararam durante a pandemia
Pesquisa "Consumo Online no Brasil",
realizada pela Edelman sob encomenda do PayPal, revela que 9 entre 10
brasileiros e brasileiras aumentaram suas compras de mantimentos e itens de
farmácia via apps e canais digitais no ano passado.
São Paulo, fevereiro de 2022. No último ano, cerca de 78% dos
brasileiros e brasileiras fizeram compras online no período que antecedeu a
pesquisa contrataram serviços de entrega de itens de supermercado e farmácia ao
menos uma vez ao mês. Quase 90% afirmaram ter feito mais compras online nesses
estabelecimentos do que antes de a pandemia começar. É o que aponta a pesquisa Consumo Online no Brasil*,
realizada pelo PayPal, líder global em pagamentos eletrônicos.
Segundo o estudo, a maioria das compras
online mudou de mensal para semanal ou quinzenal durante a pandemia. E, segundo
os respondentes, quando a crise sanitária acabar, esse método de aquisição se
manterá em níveis mais altos do que há dois anos.
A pesquisa descobriu também que os
consumidores gostam da experiência de fazer suas compras cotidianas online, e
consideram essa tarefa fácil e prática. Além disso, eles mantêm um registro de
seus pagamentos online para despesas diárias e declaram que suas compras são
planejadas, não ocorrem por impulso.
Os consumidores online se preocupam com
a segurança de suas compras de supermercado e farmácia online,
independentemente do serviço, produto ou canal onde compram. Nesse contexto, a
segurança e as garantias contra fraudes aparecem como principais vantagens do
uso de carteiras digitais.
Desde o começo da pandemia, o
faturamento online passou de 10% (de tudo o que é vendido no varejo brasileiro)
para mais de 21%, segundo a FGV.
Por causa do coronavírus, claro, mas também porque o processo é mais fácil,
rápido e seguro – como a pesquisa “Consumo Online no Brasil” demonstra.
A seguir, os destaques do estudo, na
vertical de supermercados e farmácias.
Tempo e dinheiro.
- De acordo com a pesquisa, 90%
dos entrevistados afirmam que suas compras online ou via aplicativos em
farmácias e supermercados aumentaram durante a pandemia.
- Antes de a crise sanitária
começar, em março de 2020, cerca de 36% dos brasileiros compravam
mantimentos ou remédios de forma online diariamente ou semanalmente; já
durante os 20 meses de pandemia que se seguiram, esse índice ultrapassou
os 55%. E os entrevistados pelo estudo do PayPal acreditam que esse
cenário não deve sofrer alterações no pós-pandemia.
- 89,8% dos brasileiros e
brasileiras admitem gostar de comprar mantimentos e produtos farmacêuticos
online ou por meio de aplicativos porque economizam tempo; e 89,5% o fazem
porque economizam dinheiro – compram apenas o que precisam.
- 88,6% dos respondentes dizem
conseguir acompanhar melhor suas despesas de farmácia e supermercado
quando pagam online ou via apps.
Meios de pagamento.
- Os cartões de crédito são o
principal meio de pagamento online em farmácias e supermercados (76,2%),
seja entre homens e mulheres seja por faixa etária. Em seguida vêm os
cartões de débito (62,2%), o Pix (42,8%), as carteiras digitais (29,3%), o
dinheiro em espécie (11,1%) e a transferência bancária (5,2%).
- Segundo o estudo, quem usa
carteiras digitais para fazer compras em farmácias e supermercados tende a
fazer isso com mais frequência (82% dos casos). Nesta vertical, a
porcentagem de homens e mulheres que fazem compras com carteira digital
sempre ou quase sempre é praticamente a mesma (em torno de 80%).
- 83,1% dizem que as compras
online de supermercado e farmácia já fazem parte do dia a dia.
Preocupação com saúde e segurança.
- 78,1% dos entrevistados
disseram fazer compras de mantimentos ou produtos farmacêuticos online ou
por meio de aplicativos por motivos de saúde ou para evitar o contágio.
- 61,8% estão preocupados com a
segurança dos pagamentos online/via aplicativo ao comprar mantimentos e
produtos farmacêuticos – índice que cai para menos de 40% quando a compra
é realizada via carteira digital.
Boa experiência e futuro.
- 92,1% gostam da experiência de
fazer compras online de supermercado e farmácia.
- 93% pretendem continuar a fazer
compras online de supermercado e farmácia quando a pandemia acabar.
Diferentemente do que se pode imaginar, a maioria dos pesquisados afirma
que esse tipo de pagamento facilita o controle das despesas.
- A pesquisa destaca também que
brasileiros e brasileiras têm a intenção de incluir, nos próximos cinco
anos, ainda mais produtos e serviços em seu cotidiano de compras online ou
via app – como água e luz, entretenimento e educação. Entre as tecnologias
mais citadas neste futuro próximo estão as carteiras digitais e os QR
Codes.
Alguns dados globais da pesquisa
“Consumo Online no Brasil”
(que compreendem os dados
de todas as verticais pesquisadas)
Antes de a crise sanitária começar, em
março de 2020, cerca de 35% dos brasileiros faziam compras online diariamente
ou semanalmente; já durante os 20 meses de pandemia, esse índice bateu em 57%;
e os entrevistados pelo estudo acreditam que esse cenário não deve sofrer
alterações no pós-pandemia. Cerca de 55% dos brasileiros dizem que continuarão
comprando online quando a vida voltar ao normal – isso significa que passaremos
a viver um “normal” diferente do “normal” que conhecíamos.
Os achados revelam ainda que a maioria
dos brasileiros e das brasileiras compra e paga online sempre que pode (84,5%),
considera essa forma de pagamento fácil (98,3%), gosta da experiência (98,8%),
acha que ela permite um maior controle de despesas (89,9%), se considera
especialista na arte de comprar via internet (68,2%) e costuma planejar suas
compras online (87,6%).
A pesquisa foi dividida em verticais,
para melhor entender o cotidiano de compras online dos brasileiros. Em primeiro
lugar na lista ficou “Alimentos e restaurantes”, com 87,9% dos entrevistados
afirmando fazer compras online desse tipo; “Supermercados e farmácias” aparecem
em segundo, com 72% de aderência; seguidos por “Entretenimento” (64,6%);
“Transporte e mobilidade urbana”, com 56,2%; “Combustível” (34,3%); e “Games
online”, com 31,4%.
O dados iniciais da pesquisa “Consumo Online
no Brasil” foram divulgados em novembro e estão disponíveis aqui.
E os dados da vertical de delivery de comida (publicada em dezembro) podem ser
conferidos aqui. E os dados da vertical de mobilidade urbana (publicada
em janeiro) podem ser vistos aqui.
(*) a pesquisa “Consumo Online no Brasil
ouviu 1.000 pessoas (todas compradoras online) entre 18 e 55 anos em todas as
regiões do País e de todas as classes sociais
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Sobre o PayPal
O PayPal permanece na
vanguarda da revolução dos pagamentos digitais há mais de 20 anos. Ao levar
cada vez mais tecnologia aos serviços financeiros e ao comércio, tornando-os
mais convenientes, acessíveis e seguros, a plataforma PayPal capacita os mais
de 425 milhões de consumidores e comerciantes, em mais de 200 mercados, para
ingressar e prosperar na economia global. Para mais informações, visite paypal.com.
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www.doecompaypal.com.br
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