Crescimento do empreendedorismo feminino impulsiona negócios com Femtechs
Zero a Oito, marca própria vem crescendo no
mercado nacional e anuncia 5 lançamentos para o primeiro trimestre e prevê
crescimento de 100% em 2022
Carolina Wischhoff e Maria Emília Abreu, sócias
da Zero a Oito
Manu Antunes/Divulgação
Com a ascensão da
preocupação com a saúde e a necessidade de muitas atividades terem de ser
realizadas dentro de casa por causa da pandemia, inúmeros aplicativos e
plataformas ganharam atenção no último ano, por exemplo. Diante desse cenário,
um mercado ainda mais específico está mostrando potencial, o de produtos e
serviços ofertados por mulheres, com soluções adequadas a realidade delas. As
femtechs são as startups responsáveis por isso. O mercado é tão forte que foi
visto como um dos mais importantes para as próximas décadas e deve movimentar cerca de 50 bilhões de
dólares em um futuro próximo. Para ser ter uma ideia, o número
de empreendedoras femininas no Brasil só cresce, mais 30 milhões, em um
universo de 25 milhões de empreendedores, segundo dados do Global
Entrepreneurship Monitor, feito em parceria com o Sebrae. Inserida nesse
cenário está a femtech Zero a Oito, uma DNVB (Digital Native vertical Brand)
com forte atuação no e-commerce. A marca já nasceu digital em 2019, e é
liderada por duas mulheres, as mães e empresárias Carolina Wischhoff e Maria
Emília Abreu Santos de Paula. “As mães queriam ter experiências ímpares desde a
gestação do bebê, nascimento, mesversários e etc, mas tinham dificuldade de
achar produtos para todas as fases da criança acompanhando a jornada materna.
Então decidimos basear a nossa produção justamente nesse perfil de mães,
chamadas de Millenials. Independentes, produtivas, conectadas e sobrecarregadas”,
destaca Carolina. Ela ressalta ainda que esse público aprecia produtos
diferenciados e devido ao pouco tempo disponível valoriza os momentos da
maternidade.
A Zero a Oito vem se
destacando no segmento de roupas e produtos para bebês e crianças e está
lançando uma nova coleção temática. O lançamento da linha sleepwear com os temas
Joaninha e Abelhinha para mamães e filhos, foi ampliada para a faixa etária de
até 10 anos. “A empresa só comercializava produtos até 8 anos, mas com a
crescente demanda de produtos para uma faixa etária maior e também com objetivo
de potencializar as vendas e arrematar uma fatia maior desse mercado, decidimos
ampliar, a começar por esse lançamento incrível”, destaca a CEO
Carolina Wischhoff. A linha abrange ainda peças “Tal mãe, tal filho” e
“Tal pai, tal filho”, que é sucesso de vendas no site, abrangendo 70% do
faturamento das vendas. Além de estender a faixa etária, estamos lançando
roupinhas para bebê e crianças da linha comfy, nas
duas estampas: Joaninha e Abelhinha. A femtech que
comercializa produtos inovadores, criativos com objetivo de proporcionar
experiências memoráveis para mamães, família e filhos de 0 a 8 anos, viu a
necessidade de ampliar a faixa etária com o crescimento dos seus públicos, e ao
mesmo tempo lançar produtos da linha.
Outro lançamento da
marca é a coleção Meu
Nominho. “É um enxoval personalizado com roupas e acessórios
com o nome do filhote”, conta Carolina. O enxoval completo fica em
aproximadamente 1.000,00 reais. Para o mês de março, a marca também anuncia o
lançamento da coleção inverno, que irá abranger pijamas quentinhos para toda a
família. “Iremos manter uma pegada criativa, confortável e exclusiva, que são
pilares fortes da marca”, ressalta.
Mercado
O gasto médio de
enxoval, móveis e roupas no primeiro ano de vida da criança é de
aproximadamente R$ 10.415,90 (R$ 595,90 de enxoval + R$ 7.026,00 de roupas + R$
2.794,00 de móveis e passeio), o que representa um gasto potencial anual
de R$ 21,6 Bilhões,
dados do Banco Mundial). Diante dessa crescente, a marca vem apostando em
diversos lançamentos durante todo o ano. “Para se ter uma ideia de
valores praticados pela e-commerce, um conjunto básico para a maternidade –
Robe para a mamãe, manta e acessório para o bebê – gira em torno de R$ 400 reais.
Já o completo com Robe, camisola, macacão, manta e acessório para o bebê é R$
800 reais. “Vale ressaltar nosso maior sucesso de vendas, a linha Mesversário,
que conta com produtos para que as mamães possam fotografar as fases dos seus
filhos durante todo o primeiro ano de vida, em casa mesmo”. Segundo Carolina,
os produtos custam a partir de 99 reais até 300 e representam 25% do
faturamento da empresa.
Responsabilidade social
Na contramão da maioria das empresas durante a pandemia a startup não precisou demitir funcionários, pelo contrário, contratou mais pessoas devido à demanda crescente. “Contamos atualmente com uma rede sólida de prestadoras de serviços, todas mulheres e mães que podem trabalhar em suas casas. A responsabilidade social é uma das diretrizes principais da zero a oito desde a fundação”, ressalta Carolina.
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