Digitalização no mercado de seguros
Por Frank Dorr, Co-CEO da msg global solutions
no Brasil
A tecnologia é um meio que está cada vez
mais presente em todos os segmentos empresariais. A pandemia acelerou esse
processo em diversos setores, com a maior disseminação das digitalizações. Um
dos mais afetados por essa prática é a área de seguros, que busca adotar
continuamente práticas e soluções que priorizem a eficiência e a agilidade dos
procedimentos, com intuito de aperfeiçoar os processos burocráticos.
De acordo com estudo “O Futuro do Seguro: Personalizado, Digitalizado e
Conectado” da Capco, consultoria de gestão e tecnologia dedicada ao setor de
serviços financeiros, 68% dos entrevistados com seguro contratado acreditam que
os serviços online poderiam ser melhorados. Outro ponto relevante é que 78% dos
indivíduos têm preferência por utilizar um aplicativo que dê acesso a todos os
produtos que foram contratados.
Na msg global solutions, por exemplo, adotamos soluções tecnológicas que podem
ser essenciais para os clientes com o intuito de implementar um seguro digital.
Inicialmente, a jornada é a principal questão para entender. Assim, criamos uma
plataforma de operações integrada, desde o envolvimento do cliente até o
processo do atendimento em si.
O processo também envolve as análises de entendimento dos produtos e até sobre
a meta de lucro. Para isso, o recomendado é seguir a trajetória para encontrar
a solução ideal: foco no cliente, agilidade no produto, orquestração do
negócio, gestão de força de trabalho, finanças, investimentos e relatórios.
A Financial Services Accelerator (FSA), uma das soluções da msg global
solutions, adota a estratégia omni-channel, fornecendo uma experiência
simplificada, contínua e personalizada às necessidades das seguradoras.
Outra questão relevante é que o FSA possui integração de referência
pré-configurada e modelos de site para a realização das seguintes demandas:
cotação e novo processo de negócios, pacotes de produtos, sistema de
gerenciamento de conteúdo, área de autoatendimento, formulários configuráveis e
gerenciamento de dados pessoais e consentimento.
Outra solução é msg.IoTA, um produto certificado pelo SAP que permite às
seguradoras automotivas compreender o comportamento de condução de seus
respectivos clientes a fim de oferecer-lhes os melhores serviços. Além disso, a
ferramenta disponibiliza informações que facilitam os serviços dos parceiros,
como contrato, viagem e pontuação, desafios e reivindicações. Trata-se de uma
maneira de direcionar questões com mais precisão, por meio da inteligência
artificial. Além do segmento de seguros, outro setor que demanda a solução e
onde ela apresenta enorme sinergia é o automotivo. Mas isso é tema para outro
artigo.
Usar a tecnologia a favor das pessoas e das empresas. Entendemos que assim
poderemos fazer a diferença não apenas para nossos clientes, mas para o
desenvolvimento de todo o setor.
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