Empreendedora explica como conseguiu reverter vendas no comércio de moda em meses de baixa procura
Os três primeiros meses do ano são
historicamente mais difíceis para o comércio. Janaina Degani Berlandi, da
DeBella Modas explica como conseguiu manter o faturamento com estratégias
simples e efetivas. Lojas tiveram aumento de 60% nas vendas
Segundo dados
divulgados no último dia 9 de janeiro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística), as vendas no comercio varejista brasileiro acumularam
crescimento de 1,4% em 2021 em comparativo ao mesmo período de 2020.
Para setores como o
varejo de moda, dezembro é um mês de alta por denominadores como festas, férias
e o décimo terceiro. Mas, é em janeiro que o comércio desenvolve estratégias
para manter as vendas. O primeiro mês do ano é marcado, normalmente, pela
queda nas vendas. Os principais fatores, segundo os especialistas, são: o
investimento em vestuário maior em dezembro por ocasião das festas e férias e o
maior número de contas para pagar neste mês – como impostos e material escolar.
Normalmente, as vendas
se recuperam próximas ao Carnaval, que neste ano está suspenso, por conta da
pandemia. Por isso, os empreendedores do comércio de moda desenvolvem
estratégias para manter as vendas em alta no e-commerce e nas lojas físicas.
Na DeBella Modas,
e-commerce e rede de lojas com foco em moda feminina casual, algumas
estratégias têm feito a diferença para manter o fluxo de vendas nos meses
considerados de baixa. A fundadora, Janaina Degani Berlandi, notou um nicho que
voltaria com tudo nos primeiros meses do ano: o de festas de formatura,
debutante e casamento. Por isso, ela investiu parte do seu estoque em vestidos que
atendem as formandas e as convidadas. “Foram dois setores que ficaram
praticamente parados nos últimos dois anos, com eventos represados, que
voltaram com tudo em janeiro e fevereiro. Do estoque com mais de 400 vestidos,
esgotei nas duas primeiras semanas de janeiro.”, explica Janaina.
Foi o investimento no
setor de festas, que Janaina viu seu faturamento crescer em 60%. “Em um
paradoxo simples, digamos um faturamento de janeiro é em média 20% do que uma
empresa de moda feminina fatura. Vivi isso em 2021. Tem loja até que
fecha nesse período em férias coletivas, mas investimos para conseguir faturar
e deu muito certo”, revela a empreendedora.
Para alcançar as
consumidoras e comunicar a venda dos vestidos para festas, Janaina apostou em
estratégias online. Nas redes sociais, turbinou o tráfego pago e aumentou a
frequência de publicações, para que novas clientes soubessem que a DeBella
Modas oferece esse tipo de produto. Internamente, a comunicação foi feita via
e-mail marketing e whatsapp para as clientes habituais. “São estratégias que,
no mundo de vendas atual, são imprescindíveis. Minha loja não é de vestidos de
festa, mas comuniquei que aqui ela pode encontrar o ideal para o que precisa
naquele momento”, enfatiza a fundadora.
O resultado da mudança estratégica para este período funcionou para a empreendedora. “Estou praticamente com o mesmo fluxo de vendas de dezembro, que é nosso mês de alta, em uma época em que, historicamente, é de baixa nas vendas. O empresário atual precisa saber se reinventar a todo momento”, conclui Janaina Degani Berlandi.
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