Últimas

Empresas de tecnologia registraram crescimento em 2021 mesmo com a pandemia

Sustentabilidade e saúde foram os setores de atuação que se destacaram durante o ano

Aquecimento de piscinas através da energia solar

Apesar dos impactos negativos causados pela pandemia na economia mundial ainda terem reflexo em 2021, muitas empresas de tecnologia registraram alto crescimento por apresentarem soluções inovadoras ao mercado. Produtos com foco em sustentabilidade e saúde, especialmente, tiveram um ano de destaque.

 

Um exemplo foi a Panozon que cresceu mais de 50% em 2020 e repetiu este crescimento em 2021. A empresa oferece equipamentos de tratamento de ozônio para diversos mercados, entre eles os de piscina, indústrias e agronegócios. O forte crescimento registrado no ano se deu por conta melhoria da tecnologia nos produtos existentes e lançamento de novos produtos. Carlos Heise, CEO da Panozon, comenta que o ozônio é um gás muito poderoso para desinfecção, e ganhou popularidade após o surgimento do coronavírus. “Este ano, vimos uma procura muito maior de pessoas e empresas preocupadas com soluções mais sustentáveis para o tratamento da água.”

 

Nos mercados de produtos de lazer residencial, o crescimento também seguiu expressivo, em especial para aplicações que trazem mais conforto aos consumidores. É o caso da Girassol Solar, que cresceu 80% no ano de 2021 ao fornecer sistemas de aquecimento de piscinas através da energia solar. “A vantagem dos coletores da Girassol é que o aquecimento da piscina é muito mais rápido quando comparado com os coletores de esteira, além de usar uma área de telhado muito menor. Somos pioneiros na estrutura helicoidal de coletores solares”, diz Rogério Alves, gerente de produto da Girassol.

 

Outro ramo que teve uma explosão de crescimento é o da energia solar fotovoltaica. Neste caso, muitas empresas registraram crescimento de mais de 100%, em especial devido aos fortes aumentos nas tarifas de energia elétrica no Brasil. A Sol Araras, sediada em Araras (SP), também seguiu esta tendência e espera continuar com o forte crescimento em 2022. O engenheiro belga Claude Païssé, diretor de engenharia da empresa, explica a diferença entre energia térmica e energia fotovoltaica: “a energia térmica, para aquecimento de água de piscina e banho, tem uma maior eficiência de conversão de calor – em torno de 80%. A fotovoltaica tem uma eficiência menor, em torno de 20%, mas a vantagem é a conversão direta em eletricidade, que pode ser usada em qualquer ponto da casa.”

 

Com a demanda de consumidores mais conscientes e um mercado mais fragilizado pelo momento atual, o foco em produtos inovadores acaba sendo uma saída para diferenciação e crescimento das empresas. “Embora todos ainda estejam apreensivos, estamos vendo o mercado mais aquecido nestes últimos meses”, completa Heise.

Nenhum comentário