Transformação digital e pessoas: as chaves para a construção do futuro
Por Tonny Martins, Presidente e Líder de Tecnologia IBM América Latina
Dados do Banco Mundial indicam que o caminho da recuperação econômica pós-COVID na América Latina ainda é grande. Requer a estabilização de diversos fatores para que o crescimento da região de forma geral volte ao nível anterior à pandemia. Em meio a isso, a transformação digital segue como um imperativo estratégico para as organizações e caminha junto com o desenvolvimento de talentos e o fortalecimento de relações de confiança. Juntos, esses elementos impactam o nosso dia a dia como pessoas e profissionais e são chave para a construção de um futuro promissor.
Embora o cenário não pareça
o mais propício e longe do ideal, as crises trazem oportunidades e os líderes
empresariais estão repensando como operar ao longo de toda a cadeia de valor.
Eles estão buscando maneiras aprimorar sua infraestrutura e ter mais
flexibilidade, fortalecer a segurança cibernética e reduzir o impacto ambiental
a cada passo do caminho. Ao mesmo tempo, também estão redefinindo como os
humanos e a tecnologia trabalham juntos e reforçando culturas organizacionais
que colocam as pessoas em primeiro lugar. De fato, de acordo com uma pesquisa
realizada pelo IBM
Institute for Business Value, a inovação aberta, as parcerias com o ecossistema e as
experiências integradas de clientes
tornam-se cada vez mais importantes para os líderes empresariais.
As escolhas e os
investimentos que estão sendo realizados hoje definirão, em grande parte, as
possibilidades que serão abertas para nós. Hoje já podemos contar com
conhecimentos baseados em dados que ajudem nesse processo, para que cada tomada
de decisão seja mais fácil, completa e segura. Então, como podemos tirar proveito de tudo isso
para nos direcionarmos com sabedoria para o futuro?
1. Focar no propósito
Os valores que são
estabelecidos pelas empresas são a base que permite gerar confiança e transparência
para manter relacionamentos fortes com funcionários, clientes, parceiros e todo
o ecossistema. Eles são fundamentais para dar transparência empresarial e
fortalecer as marcas, assim como indicar um rumo claro. É necessário que os
valores sejam apoiados por objetivos específicos em torno da sustentabilidade
ambiental e da responsabilidade social, permitindo medir regularmente os
progressos realizados.
Nada disso é possível sem
que as pessoas estejam no centro – isso cria a conexão com o propósito, que faz
com que ele possa ser efetivamente refletido em ações. Líderes e funcionários
devem estabelecer trocas que os façam sentir apoiados e possam trabalhar com
autenticidade, o que contribui no curto e longo prazo para o bem-estar dos
profissionais, das empresas e daqueles que por elas são atendidos.
2. Investir para se diferenciar
Adotar novas tecnologias vai
para além de implementar as melhores abordagens, serviços e soluções para
operar. É preciso investir na melhoria das competências que serão necessárias
para lidar com essas tecnologias. Isso ajuda a fortalecer a colaboração entre
humanos e a tecnologia, fundamental para fazer o máximo da transformação
digital, além de ser um caminho para minimizar as lacunas de integração.
É preciso ter um olhar para
áreas que já estão mais maduras nesse processo e outras que podem se beneficiar
da inteligência artificial e da nuvem híbrida para não ficarem para trás. Ao
mesmo tempo, a segurança é outro assunto a destacar. A adoção de uma abordagem
de confiança zero pode fortalecer parcerias entre os ecossistemas e impulsionar
a inovação, pensando na proteção em torno de cada envolvido, cada dispositivo e
cada conexão. Bem implementadas, as tecnologias podem ajudar a gerar insights e
promover a inovação – tendo como catalizador desse movimento são as pessoas,
sua expertise e o talento que aplicam nas atividades.
3. Abrir espaço para o
aprendizado contínuo
A transformação é um
processo contínuo. As empresas devem aprender a lidar com os riscos e com os
erros para encontrar a combinação de tecnologias que as leve para o próximo
nível. E este próximo passo pode ser a disrupção. Desenvolver agilidade e
buscar o aprendizado contínuo hoje é o passo que ajuda as empresas a se
prepararem para enfrentar os grandes desafios que encontrarão no futuro.
É por isso que a inovação
tem que ser tratada como um esporte de equipe, praticada entre membros internos
e externos da organização. A colaboração deve permear as relações com parceiros
e o ecossistema de forma ampla, muitas vezes incluindo inclusive a concorrência,
e será cada vez mais necessária à medida que as indústrias sigam em seu
processo de transformação digital.
Para avançarmos em 2022 e vermos progresso para o futuro, é preciso um olhar atento para as pessoas e as relações que estabelecemos – e como a tecnologia é fundamental para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que virão.
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