Últimas

Empresas optam pelo trabalho híbrido experimentado na pandemia; cresce demanda por coworkings

Maior marketplace de coworkings da América Latina, startup brasileira BeerOrCoffee ajuda empresas a fazer transição para os modelos de trabalho híbrido e anywhere office

Divulgação/BeerOrCoffee

Belo Horizonte, fevereiro de 2022 - A aceleração digital provocada pela pandemia de Covid-19 fomentou as tendências para o mercado de trabalho a nível mundial, expandindo formatos que tinham crescimento previsto para os próximos anos: o home office, o trabalho híbrido (parte remoto e parte presencial) e anywhere office ou “escritório em qualquer lugar”. No Brasil, o BeerOrCooffee (www.beerorcoffee.com), maior marketplace de coworkings da América Latina, vem ajudando a transformar o formato de trabalho de grandes empresas e corporações, como Dock, Itaú, Banco Inter, iFood, QuintoAndar, Stellantis, Sodexo, MRV, Mapfre, Creditas e Movile, com soluções customizáveis e econômicas.

Adaptadas a uma nova realidade de trabalho e conhecendo os benefícios da flexibilidade, muitas empresas não pensam em retomar o formato totalmente presencial. O estudo Coworking Space Global Market Report 2021, realizado em 15 países – Brasil, China, Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia, Austrália, Japão, Índia, Indonésia e Coreia do Sul –, aponta que o setor de coworking faturou US$ 8,1 bilhões em 2021 e vai crescer 12,5% até 2025, alcançando US$ 13 bilhões.

É o caso da Dock, uma das líderes em tecnologia para meios de pagamento e banking as a service na América Latina, que implementou o Office Pass, serviço do BeerOrCoffee que conecta os colaboradores da empresa a 1.100 coworkings em 160 cidades brasileiras, incluindo as redes mais reconhecidas do Brasil, como WeWork, Selina, Vip Office e Club Coworking. Além de excelente infraestrutura, os escritórios flexíveis atendem aos mais diferentes perfis e momentos: há espaços formais e descolados, vintage e modernos, clean e super decorados.

“Quando começamos o anywhere office, uma das nossas principais dúvidas era: como manter a cultura da empresa com pessoas em lugares diferentes? Criamos então oportunidades para integrar a equipe socialmente, permitindo que pessoas se conhecessem além das reuniões. Temos um app de desafios esportivos, e-games, uma parceria com o BeerorCoffee que dá aos nossos colaboradores o acesso a coworkings em todo o país, entre outras iniciativas. Nossos rituais semanais criam conexão e abertura entre as pessoas”, publicou Fred Amaral, cofundador da Dock, no LinkedIn, no LinkedIn.

Ao assinar o OfficePass, a empresa paga apenas pela utilização, o que gera uma significativa economia em suas operações comerciais. "A Dock é um exemplo de uma empresa que já tornou o anywhere office possível, melhorando a qualidade de vida dos seus colaboradores e, consequentemente, atraindo e retendo mais talentos. O BeerOrCoffee é a solução para empresas que desejam adotar as melhores políticas de trabalho remoto e híbrido disponíveis hoje. Damos todo o suporte nessa transição", comenta Roberta Vasconcellos, cofundadora e CEO do BeerOrCoffee.

Na publicação sobre o futuro do anywhere office, o cofundador da Dock traz reflexões importantes para empresas que pretendem adotar esse modelo de trabalho. Fred Amaral admite que ainda há descobertas a fazer, mas dá dicas sobre como tem feito o formato funcionar: "Há dois aspectos centrais no anywhere office: localidade e tempo. Temos colaboradores espalhados pelo Brasil e pelo mundo, com flexibilidade para construírem uma rotina adaptada às suas tarefas e preferências pessoais. (...) mas há relações com parceiros e fornecedores que têm horários mais rígidos. (...) e aí, como conciliar? Uma possível solução é criar protocolos time a time, caso a caso. O Marketing e os desenvolvedores, por exemplo, têm mais atividades assíncronas. Já o time que abre o caixa no Banco Central tem um horário rígido a seguir", escreve.

Além do Office Pass, o BeerOrCoffee oferece uma solução para empresas que querem adotar o trabalho híbrido com ponto de encontro único, os escritórios privativos. Nesse formato, a empresa não precisa investir em infraestrutura, como mobília, internet e limpeza, e o contrato, também flexível, permite readaptar o espaço quando necessário. Ou seja, a empresa canaliza todo o gerenciamento do seu espaço de trabalho em um só serviço.

Grandes nomes do mercado financeiro estão apostando no crescimento e liderança do BeerOrCoffee, que começa 2022 com um investimento de US$ 10 milhões (mais de R$ 50 milhões) dos fundos Kaszek e Valor, o qual será usado na melhoria da experiência do produto e na qualidade do serviço junto aos parceiros e clientes. O aporte foi definido em uma rodada Série A liderada pela Kaszek, principal fundo latino-americano de capital de risco, que tem 12 unicórnios em sua carteira, como Nubank, Quinto Andar, Gympass, Loggi e Creditas, e teve a participação do grupo Valor, outro importante fundo de capital de risco. A startup já tinha recebido um capital inicial (seed capital) em 2018, por Kees Koolen, fundador da Booking.com e investidor ativo em todo o mundo.

Sobre o BeerOrCoffee - Maior marketplace de coworkings da América Latina, conecta profissionais e empresas a uma rede de escritórios inteligentes que já conta com 1,1 mil espaços em 160 cidades brasileiras. Criado em 2017, em Belo Horizonte (MG), integra o San Pedro Valley, uma das maiores comunidades de startups do Brasil. Hoje, tem base no Cubo Itaú, em São Paulo, mas sua equipe, com cerca de 50 colaboradores, trabalha 100% em modelo anywhere office e está distribuída em 5 países. Fazem parte da plataforma redes como Wework, Regus, Selina, Spaces e Impact Hub. Entre os seus clientes estão Itaú, Banco Inter, Creditas, iFood, Rappi, Sodexo, MRV e Mapfre. Em 2018 recebeu aporte de Kees Koolen, fundador do Booking.com, e em 2021 recebeu investimento de US$ 10 milhões dos fundos Kaszek e Valor. Para saber mais, acesse www.beerorcoffee.com.

Nenhum comentário