Empresas optam pelo trabalho híbrido experimentado na pandemia; cresce demanda por coworkings
Maior marketplace de coworkings da América
Latina, startup brasileira BeerOrCoffee ajuda empresas a fazer transição para
os modelos de trabalho híbrido e anywhere office
Belo Horizonte, fevereiro de 2022 - A aceleração digital provocada pela
pandemia de Covid-19 fomentou as tendências para o mercado de trabalho a nível
mundial, expandindo formatos que tinham crescimento previsto para os próximos
anos: o home office, o trabalho híbrido (parte remoto e parte presencial) e anywhere office ou
“escritório em qualquer lugar”. No Brasil, o BeerOrCooffee (www.beerorcoffee.com), maior marketplace de coworkings da
América Latina, vem
ajudando a transformar o formato de trabalho de grandes empresas e corporações,
como Dock, Itaú, Banco Inter, iFood, QuintoAndar, Stellantis, Sodexo, MRV,
Mapfre, Creditas e Movile, com soluções customizáveis e econômicas.
Adaptadas a uma nova realidade de
trabalho e conhecendo os benefícios da flexibilidade, muitas empresas não
pensam em retomar o formato totalmente presencial. O estudo Coworking
Space Global Market Report 2021, realizado em 15 países – Brasil, China,
Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia, Austrália, Japão, Índia,
Indonésia e Coreia do Sul –, aponta que o setor de coworking faturou US$ 8,1
bilhões em 2021 e vai crescer 12,5% até 2025, alcançando US$ 13 bilhões.
É o caso da Dock, uma das líderes em tecnologia para
meios de pagamento e banking as a service na América Latina, que implementou o
Office Pass, serviço do BeerOrCoffee que conecta os colaboradores da empresa a
1.100 coworkings em 160 cidades brasileiras, incluindo as redes mais
reconhecidas do Brasil, como WeWork, Selina, Vip Office e Club Coworking.
Além de excelente infraestrutura, os escritórios flexíveis atendem aos mais
diferentes perfis e momentos: há espaços formais e descolados, vintage e
modernos, clean e super decorados.
“Quando começamos o anywhere office, uma
das nossas principais dúvidas era: como manter a cultura da empresa com pessoas
em lugares diferentes? Criamos então oportunidades para integrar a equipe
socialmente, permitindo que pessoas se conhecessem além das reuniões. Temos um
app de desafios esportivos, e-games, uma parceria com o BeerorCoffee que dá aos
nossos colaboradores o acesso a coworkings em todo o país, entre outras
iniciativas. Nossos rituais semanais criam conexão e abertura entre as
pessoas”, publicou
Fred Amaral, cofundador da Dock, no LinkedIn, no
LinkedIn.
Ao assinar o OfficePass, a empresa paga
apenas pela utilização, o que gera uma significativa economia em suas operações
comerciais. "A Dock é um
exemplo de uma empresa que já tornou o anywhere office possível, melhorando a qualidade de
vida dos seus colaboradores e, consequentemente, atraindo e retendo mais
talentos. O BeerOrCoffee é a solução para empresas que desejam adotar as
melhores políticas de trabalho remoto e híbrido disponíveis hoje. Damos todo o
suporte nessa transição", comenta Roberta Vasconcellos,
cofundadora e CEO do BeerOrCoffee.
Na publicação sobre o futuro do anywhere office, o
cofundador da Dock traz reflexões importantes para empresas que pretendem
adotar esse modelo de trabalho. Fred Amaral admite que ainda há descobertas a
fazer, mas dá dicas sobre como tem feito o formato funcionar: "Há dois aspectos centrais no anywhere
office: localidade e tempo.
Temos colaboradores espalhados pelo Brasil e pelo mundo, com flexibilidade para
construírem uma rotina adaptada às suas tarefas e preferências pessoais. (...)
mas há relações com parceiros e fornecedores que têm horários mais rígidos.
(...) e aí, como conciliar? Uma possível solução é criar protocolos time a
time, caso a caso. O Marketing e os desenvolvedores, por exemplo, têm mais
atividades assíncronas. Já o time que abre o caixa no Banco Central tem um
horário rígido a seguir", escreve.
Além do Office Pass, o BeerOrCoffee oferece uma solução para
empresas que querem adotar o trabalho híbrido com ponto de encontro único, os
escritórios privativos. Nesse formato, a empresa não precisa
investir em infraestrutura, como mobília, internet e limpeza, e o contrato,
também flexível, permite readaptar o espaço quando necessário. Ou seja, a
empresa canaliza todo o gerenciamento do seu espaço de trabalho em um só serviço.
Grandes nomes do mercado financeiro
estão apostando no crescimento e liderança do BeerOrCoffee, que começa 2022 com
um investimento de US$ 10 milhões (mais de R$ 50 milhões) dos fundos Kaszek e
Valor, o qual será
usado na melhoria da experiência do produto e na qualidade do serviço junto aos
parceiros e clientes. O aporte foi definido em uma rodada Série A liderada pela
Kaszek, principal fundo latino-americano de capital de risco, que tem 12
unicórnios em sua carteira, como Nubank, Quinto Andar, Gympass, Loggi e
Creditas, e teve a participação do grupo Valor, outro importante fundo de
capital de risco. A startup já tinha recebido um capital inicial (seed capital)
em 2018, por Kees Koolen, fundador da Booking.com e investidor ativo em todo o
mundo.
Sobre o BeerOrCoffee - Maior marketplace de coworkings da América Latina, conecta profissionais e empresas a uma rede de escritórios inteligentes que já conta com 1,1 mil espaços em 160 cidades brasileiras. Criado em 2017, em Belo Horizonte (MG), integra o San Pedro Valley, uma das maiores comunidades de startups do Brasil. Hoje, tem base no Cubo Itaú, em São Paulo, mas sua equipe, com cerca de 50 colaboradores, trabalha 100% em modelo anywhere office e está distribuída em 5 países. Fazem parte da plataforma redes como Wework, Regus, Selina, Spaces e Impact Hub. Entre os seus clientes estão Itaú, Banco Inter, Creditas, iFood, Rappi, Sodexo, MRV e Mapfre. Em 2018 recebeu aporte de Kees Koolen, fundador do Booking.com, e em 2021 recebeu investimento de US$ 10 milhões dos fundos Kaszek e Valor. Para saber mais, acesse www.beerorcoffee.com.
Nenhum comentário