Especialista aponta tendências de marketing para observar em 2022
Social listening, crescimento no consumo de
dados, utilização do vídeo em múltiplas plataformas e evolução de indicadores
de performance são alguns dos pontos para acompanhar de perto
Se as mudanças tecnológicas e as
inovações no marketing digital estão cada dia mais rápidas, é inegável que a
pandemia acelerou ainda mais muitas das novas aplicações nos últimos dois anos.
Por isso, o início do ano é o momento de respirar fundo, observar tendências
que devem se fortalecer, entender o momento do mercado e ouvir especialistas.
Um dos documentos que aponta tendências
importantes para o próximo ano é o State of Marketing, sétima edição do
relatório encomendado pela Salesforce, que entrevistou mais de 8 mil
profissionais, apontando ideias e análises para 2022. Entre os destaques
estão o social listening, utilização de plataformas de vídeos, a evolução de
métricas e KPIs e dados.
Cada vez mais presente, o social
listening (ou ‘escuta social’) ´é uma forma mais abrangente de entender o
comportamento dos consumidores, indo além do monitoramento de redes sociais.
Nela, os times acompanham os usuários em diversos canais e pontos de contato com
a marca, avaliando o sentimento em relação à mesma e à concorrência.
“Mais que avaliar se a escuta trouxe
tópicos positivos ou negativos, ou até mesmo gerar interação, aqui a ideia é
entender o que chama a atenção do público e de que forma, buscando detectar
oportunidades e pontos a melhorar. A partir daí, os dados são empregados no
planejamento de ações e estratégias de comunicação direcionadas, que aprimorem
o atendimento e a experiência global do cliente”, destaca Raquel Lebrão, Head
de Marketing da Gentrop, empresa de tecnologia especialista em ecossistemas de
colaboração, produtividade, relacionamento e inteligência.
Outro ponto bastante abordado no
relatório é a crescente utilização do vídeo em múltiplas plataformas: 78% dos
profissionais entrevistados disseram que engajam os clientes em tempo real em
um ou mais canais de marketing. Com o digital cada vez mais valorizado e as
possibilidades de experiências mais envolventes – alô, Metaverso! - o formato
deve seguir como uma ferramenta importante na estratégia das empresas.
Uma tendência também destacada é a
evolução das métricas e indicadores de performance. O tema vem crescendo em
importância, especialmente com mudanças significativas nos hábitos de consumo e
de conexão entre marcas e empresas: 78% dos entrevistados afirmam que alteraram
ou redefiniram as métricas utilizadas durante a pandemia.
Para 2022, repensar a utilização
de indicadores relevantes será crucial para os times de marketing. Entender
desde as taxas de engajamento dos clientes na sua comunicação até os custos de
aquisição de leads fará parte das conversas dentro de relatórios que
visam a inteligência do negócio.
“Vimos nos últimos anos um aumento
exponencial no número de possíveis métricas e indicadores disponíveis para os
times de marketing. Mas é preciso entender que os dados são mais valiosos
quando podem ser absorvidos para gerarem ações práticas e insights,
especialmente durante campanhas, permitindo ajustes em tempo real e otimização
do ROI”, diz Raquel Lebrão.
Complementar aos indicadores, a palavra
que se tornou quase um sinônimo de marketing digital, especialmente nos últimos
dois anos: "dados".
Soluções de dados, conhecidas como Data as a Service (DaaS) podem apoiar
de forma prática e automatizada os dados sobre o seu público e suas campanhas,
determinando a sua próxima ação como gestor.
“Ter equipes e plataformas para a tomada
de decisão utilizando os dados tem sido fundamental na disputa por clientes.
Seja na definição de uma nova mensagem ideal que o cliente deve receber, na
construção de uma comunicação omnichannel, buscando estratégias diferentes a
partir de dados de comportamento ou até mesmo possibilitando a compreensão
dessa audiência em outras campanhas”, completou Raquel Lebrão.
A Head de Marketing da Gentrop também
lembra que muitas das soluções e inovações surgem conforme a necessidade do
mercado, assim como aconteceu durante a pandemia. Desta forma, é importante ter
capacidade de adaptação, estar aberto às novidades e se manter atualizado
acompanhando eventos e lançamentos do setor.
Sobre a Gentrop
Desde 2016 com operações no Brasil, a Gentrop é o advisor em tecnologia com expertise em criação de processos de transformação corporativa e gestão de dados, tendo como missão auxiliar empresas a inovarem e se desafiarem na nuvem, com projetos que apoiam a inovação além do digital. Ao lado de seus maiores parceiros, Google e Salesforce, a empresa desenvolve soluções tecnológicas para gerar ambientes conectados como um mecanismo de melhora de vida do ser humano e das empresas. Com base na transformação cultural, principal pilar da Gentrop, os produtos e serviços são focados em desenvolver um ambiente de inovação dentro de cada cliente, a partir dos ecossistemas - colaborativo, produtivo, de relacionamento, inteligência e comportamento -, diferencial criado pela marca. Ao longo de sua trajetória, a Gentrop consolidou um portfólio com as melhores e mais eficientes tecnologias, atendendo grandes empresas ao redor do país e do mundo, com soluções que incluem segurança, colaboração, comunicação, gestão, marketing e vendas.
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