FAMBRAS Halal participa da Gulfood para mostrar a qualidade do sistema Halal brasileiro
Maior feira de alimentos e bebidas do Oriente
Médio acontecerá em Dubai, entre os dias 13 e 17 de fevereiro
São Paulo, 7 de
fevereiro de 2022 – A FAMBRAS Halal – primeira certificadora Halal do Brasil
– está de malas prontas para Dubai. Entre os dias 13 e 17 de fevereiro,
participará da Gulfood, a maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio.
De acordo com Mohamed
Zoghbi, presidente da certificadora, a FAMBRAS Halal vai ao evento para mostrar
a qualidade de seu trabalho, que é marcado pelo pioneirismo e inovação. “Somos
a maior certificadora do país e quem implantou o Halal no Brasil. Vamos
apresentar, entre outras coisas, o Sys Halal, o sistema on-line que criamos
para oferecer mais confiança aos consumidores dos produtos Halal do Brasil”.
O Sys Halal pode ser
acessado em qualquer dispositivo com acesso à internet – computadores, tablets
ou smartphones. É composto por três módulos: Certificação, Gestão e
Controladoria e Rastreabilidade de Produtos – este último, uma facilidade
especialmente para acreditadoras e consumidores finais. Eles poderão fazer a
leitura do QR Code de um produto com certificação Halal e, desta forma, ter
acesso às informações sobre o item em todas as fases produtivas – além de
verificar a autenticidade do certificado Halal.
Mercado - Para o diretor
de Relações Internacionais da FAMBRAS Halal, Nizar El Ghandour, durante o
evento, a certificadora pretende fortalecer o intercâmbio comercial, auxiliando
as indústrias brasileiras interessadas em atuar no Oriente Médio. “Também é uma
oportunidade de mostrar o alto nível de credibilidade do sistema Halal do
Brasil. Comercialmente, nosso país é bem visto pelos países árabes”.
Dados da Câmara de
Comércio Árabe-Brasileira mostram que, entre janeiro e novembro de 2021, o
Brasil exportou mais de US$ 12 bilhões para países árabes. E a ABPA divulgou,
ainda, que mesmo com a pandemia, os países do Golfo seguiram importando
proteína animal brasileira. Considerando apenas o frango, foram exportadas 4,6
milhões de toneladas - um crescimento de 25,7% em relação a 2020.
De acordo com o
Gandhour, o Oriente Médio tem interesse não só em proteína animal – 35% de suas
importações vêm do Brasil – mas também busca alimentos processados, frutas,
sucos, soja, óleos vegetais, cosméticos, produtos farmacêuticos, ração,
matérias primas, calçados, vestuários, equipamentos. “As indústrias que
atendemos com certificação Halal vêm participando da Gulfood há muitos anos e
estão obtendo o sucesso comercial”.
Entendendo o Halal
São chamados Halal
todos os produtos permitidos para o consumo dos muçulmanos com base na religião
islâmica. São produtos que, em seu processo produtivo, não contêm
matérias-primas que colocam em risco a saúde e o bem-estar das pessoas e
tampouco prejudicam o meio ambiente ou se utilizam de mão de obra inadequada no
processo fabril, entre outras características. “É um estilo de vida que, em
todo mundo, vêm despertando o interesse não só dos 1,9 bilhão de muçulmanos,
mas de todos os que se preocupam com o que consomem em todos os sentidos”, diz
Mohamed Zoghbi, presidente da FAMBRAS Halal.
O mercado Halal
movimenta cifras vultosas: US$ 4,88 trilhões por ano, segundo o State of the
Global Islamic Economy Report 2020/21. O Brasil é um dos principais
fornecedores de produtos Halal do mundo. O principal produto exportado pelo
país é o frango Halal – o Brasil ocupa o topo do ranking de exportadores deste
item em especial. De acordo com a ABPA, Associação Brasileira de Proteína
Animal, 40% do frango exportado pelo Brasil é Halal.
Sobre a FAMBRAS e
FAMBRAS Halal
Fundada em 1979, a
Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS é uma referência em se
tratando do Islam no Brasil – uma religião que conta com 1,9 bilhão de fiéis no
mundo de acordo com dados do Instituto Pew Research Center.
A FAMBRAS atua nos
âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático por meio de
projetos educacionais, culturais e assistenciais - tanto em benefício dos
muçulmanos como de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Outra missão
é combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.
O trabalho da Federação conta com o apoio da FAMBRAS Halal - a primeira instituição certificadora Halal do Brasil, em operação desde 1979. A certificadora é líder de mercado e realiza auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos interessados em comercializar seus produtos especialmente para os países islâmicos. Trata-se de um mercado crescente que, com base no Relatório do Estado da Economia Islâmica Global 2020/21, aponta que os gastos muçulmanos devem chegar a US$ 2,4 trilhões até 2024.
Nenhum comentário