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FAMBRAS Halal participa da Gulfood para mostrar a qualidade do sistema Halal brasileiro

Maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio acontecerá em Dubai, entre os dias 13 e 17 de fevereiro

São Paulo, 7 de fevereiro de 2022 – A FAMBRAS Halal – primeira certificadora Halal do Brasil – está de malas prontas para Dubai. Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, participará da Gulfood, a maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio.

De acordo com Mohamed Zoghbi, presidente da certificadora, a FAMBRAS Halal vai ao evento para mostrar a qualidade de seu trabalho, que é marcado pelo pioneirismo e inovação. “Somos a maior certificadora do país e quem implantou o Halal no Brasil. Vamos apresentar, entre outras coisas, o Sys Halal, o sistema on-line que criamos para oferecer mais confiança aos consumidores dos produtos Halal do Brasil”.

O Sys Halal pode ser acessado em qualquer dispositivo com acesso à internet – computadores, tablets ou smartphones. É composto por três módulos: Certificação, Gestão e Controladoria e Rastreabilidade de Produtos – este último, uma facilidade especialmente para acreditadoras e consumidores finais. Eles poderão fazer a leitura do QR Code de um produto com certificação Halal e, desta forma, ter acesso às informações sobre o item em todas as fases produtivas – além de verificar a autenticidade do certificado Halal.

Mercado -  Para o diretor de Relações Internacionais da FAMBRAS Halal, Nizar El Ghandour, durante o evento, a certificadora pretende fortalecer o intercâmbio comercial, auxiliando as indústrias brasileiras interessadas em atuar no Oriente Médio. “Também é uma oportunidade de mostrar o alto nível de credibilidade do sistema Halal do Brasil. Comercialmente, nosso país é bem visto pelos países árabes”.

Dados da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira mostram que, entre janeiro e novembro de 2021, o Brasil exportou mais de US$ 12 bilhões para países árabes. E a ABPA divulgou, ainda, que mesmo com a pandemia, os países do Golfo seguiram importando proteína animal brasileira. Considerando apenas o frango, foram exportadas 4,6 milhões de toneladas - um crescimento de 25,7% em relação a 2020.

De acordo com o Gandhour, o Oriente Médio tem interesse não só em proteína animal – 35% de suas importações vêm do Brasil – mas também busca alimentos processados, frutas, sucos, soja, óleos vegetais, cosméticos, produtos farmacêuticos, ração, matérias primas, calçados, vestuários, equipamentos. “As indústrias que atendemos com certificação Halal vêm participando da Gulfood há muitos anos e estão obtendo o sucesso comercial”.

 

Entendendo o Halal

São chamados Halal todos os produtos permitidos para o consumo dos muçulmanos com base na religião islâmica. São produtos que, em seu processo produtivo, não contêm matérias-primas que colocam em risco a saúde e o bem-estar das pessoas e tampouco prejudicam o meio ambiente ou se utilizam de mão de obra inadequada no processo fabril, entre outras características. “É um estilo de vida que, em todo mundo, vêm despertando o interesse não só dos 1,9 bilhão de muçulmanos, mas de todos os que se preocupam com o que consomem em todos os sentidos”, diz Mohamed Zoghbi, presidente da FAMBRAS Halal.

O mercado Halal movimenta cifras vultosas: US$ 4,88 trilhões por ano, segundo o State of the Global Islamic Economy Report 2020/21. O Brasil é um dos principais fornecedores de produtos Halal do mundo. O principal produto exportado pelo país é o frango Halal – o Brasil ocupa o topo do ranking de exportadores deste item em especial. De acordo com a ABPA, Associação Brasileira de Proteína Animal, 40% do frango exportado pelo Brasil é Halal. 

 

Sobre a FAMBRAS e FAMBRAS Halal

Fundada em 1979, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS é uma referência em se tratando do Islam no Brasil – uma religião que conta com 1,9 bilhão de fiéis no mundo de acordo com dados do Instituto Pew Research Center.

A FAMBRAS atua nos âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático por meio de projetos educacionais, culturais e assistenciais - tanto em benefício dos muçulmanos como de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Outra missão é combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.

O trabalho da Federação conta com o apoio da FAMBRAS Halal - a primeira instituição certificadora Halal do Brasil, em operação desde 1979. A certificadora é líder de mercado e realiza auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos interessados em comercializar seus produtos especialmente para os países islâmicos.  Trata-se de um mercado crescente que, com base no Relatório do Estado da Economia Islâmica Global 2020/21, aponta que os gastos muçulmanos devem chegar a US$ 2,4 trilhões até 2024.

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