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Como elaborar uma campanha publicitária?


 

A campanha publicitária é uma realidade para todo consumidor contemporâneo, por trás das imagens e textos persuasivos, existe um processo criativo que depende do esforço conjunto de profissionais de várias áreas, reunindo diversas informações. 

Seja nas redes sociais, em um site de artigos ou em um outdoor, todos os espaços públicos são ocupados por ações de publicidade. 

Trata-se de um fenômeno próprio dos veículos de comunicação em massa, onde alcançar o maior número de indivíduos é o objetivo. 

Este artigo vai dissecar o processo de criação das campanhas publicitárias, demonstrando o que é necessário para desenvolver uma ação bem-sucedida, quais ferramentas e conceitos são utilizados e como convergem com os demais setores de uma empresa. 

Fases de uma campanha

Uma campanha publicitária pode seguir vários desígnios e contribuir com partes importantes da comunicação externa de uma empresa. 

Em geral, a criação de uma peça publicitária de sucesso deve passar pelas etapas:

Análise de mercado 

A análise de mercado é uma atividade típica do planejamento estratégico, estabelecida para encontrar oportunidades ou vulnerabilidades que podem ser trabalhadas pela gestão. 

Em publicidade, a análise de mercado considera concorrentes e fatores ambientais. 

De acordo com as teorias da administração, o nível estratégico é o mais alto dos três níveis de organização das empresas. Suas considerações influenciam o processo decisório dos níveis tático e operacional, mais próximos dos cargos de base. 

Entre as ferramentas do planejamento estratégico, a matriz SWOT se destaca na simplificação das relações traçadas entre influências internas e externas no desempenho e potencial de sucesso de um empreendimento. 

Formando uma tabela desenhada através de um plano cartesiano, a análise SWOT, no contexto de uma campanha publicitária de hospedagem para pets, exibe as categorias: 

Forças (strenghts)

As forças são todos os pontos de destaque no negócio. As principais qualidades de uma empresa podem estar na preparação de seu corpo de funcionários, no nível de maturidade digital, nas taxas de produtividade, entre outros aspectos apurados. 

As forças de uma empresa ajudam a montar sua identidade pessoal, um conceito que une a missão, valores e perspectivas da organização e de seus fundadores, junto ao que é visto pelos colaboradores que atuam diariamente no empreendimento. 

Fraquezas (weaknesses)

Por outro lado, as fraquezas sinalizam os pontos de melhoria no ambiente organizacional. Pesquisas de opinião, avaliações de balanços contábeis e fluxogramas de desempenho levantam os fatores que geram prejuízo e reduzem a competitividade. 

Uma empresa de laudos de insalubridade pode considerar seu curto tempo de mercado como uma fraqueza, entendendo que a tradição da marca é um elemento de impacto para os clientes deste segmento. 

Vale ressaltar que, a fim de definir forças e fraquezas, é importante que a análise estabeleça um ponto zero, uma situação neutra de condições mínimas que todas as empresas do setor devem exibir para viabilizar sua atividade.   

Oportunidades (opportunities)

As oportunidades são a primeira categoria que analisa fatores externos na matriz SWOT. Diz respeito aos aspectos ambientais que favorecem sua empresa em detrimento de concorrentes. 

Um exemplo de oportunidades é o surgimento de algo que aumenta a demanda por seu produto, como o crescimento das vendas de automóveis pertencentes à uma marca particular, em relação às oficinas mecânicas especializadas no modelo. 

Ameaças (threats)

Grande parte das ameaças são relacionadas a uma crise econômica ou queda em um setor com impacto direto sobre as atividades da empresa. 

Seguindo o mesmo pressuposto das oportunidades, as ameaças são definidas em relação à concorrência. 

Uma situação econômica que atinge a todos os negócios de um setor igualmente, não pode ser considerada uma ameaça na análise SWOT. 

Isso acontece pois o objetivo é localizar uma empresa específica em seu mercado, ao invés de uma avaliação geral. 

Delimitação de tom 

A delimitação de tom é o que define o objetivo da campanha e quais resultados a empresa espera deste esforço. 

Uma campanha publicitária pode ser útil para uma grande variedade de estratégias, sendo seus principais tipos: 

Promocionais

O anúncio de uma cortina romana quarto pode ser categorizado como uma campanha promocional, mas essas ações publicitárias vão além da divulgação de um produto, sendo ideal para a organização de sorteios ou liquidações. 

Muitas empresas de pequeno porte conseguem alavancar suas vendas com uma campanha promocional bem-sucedida, sendo este tipo de publicidade decisivo para os primeiros momentos de um novo empreendimento, onde a necessidade de receita é crítica. 

As ações promocionais podem usar modelos ou influenciadores de peso no segmento em que atua. 

A assessoria de imprensa é uma ponte que liga esses profissionais às organizações, entrando em contato através do envio de um press kit, por exemplo. 

Sazonais 

Os eventos sazonais acontecem quando mudanças no ambiente aumentam o fluxo de vendas de um produto específico. 

O fenômeno atinge os setores de alimentação, vestuário, itens para decoração, viagens e muitos outros. 

A sazonalidade é desencadeada pelas estações do ano ou por eventos comemorativos anuais, como feriados. Serviço de mudança, de casamentos e formaturas também podem ser afetados pelo ciclo sazonal, exigindo um esforço publicitário compatível.  

Lançamentos

Os lançamentos são campanhas publicitárias direcionadas ao anúncio de um novo produto, em uma renovação de estoques ou surgimento de uma nova marca. 

A ideia é apresentar o ativo ao público e atrair um alto número de vendas nos primeiros meses ou semanas.  

Campanhas sociais

As campanhas sociais são ações publicitárias especiais, uma vez que seu objetivo principal não é vender nenhum produto. 

São ações que visam o reforço da identidade da marca e seu compromisso com questões consideradas importantes por seu público. 

Definição dos indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são cálculos simples, usados para avaliar o desenvolvimento de alguma atividade no contexto corporativo. 

Uma instalação de persianas pode ser avaliada em termos de velocidade e satisfação do consumidor. 

Os indicadores de desempenho são numerosos e podem ser aplicados em qualquer segmento de uma empresa do ramo de comércio, indústria ou serviços. Os setores de produção, logística, marketing e tecnologia contam com métricas específicas. 

Em meio a tamanha variedade, os idealizadores de uma campanha publicitária devem considerar quais indicadores são ideais para medir o desempenho da proposta, de acordo com os objetivos que devem ser alcançados. 

Alguns exemplos dessas KPI, são: 

  • Ticket médio; 

  • Custo por lead gerado; 

  • Taxa de clicks; 

  • Churn rate

  • Net Promoter Score

É recomendável que o gestor da campanha mescle indicadores de áreas distintas, uma vez que a venda de uma banqueta de bar pode tocar os departamentos de produção ou logística, por exemplo. O ideal é alinhá-los à projeção de resultados. 

Projeção de público-alvo

O público-alvo é formado pelo conjunto de características que definem a elegibilidade de um usuário para interessar-se pelos conteúdos de uma marca e adquirir seu produto. 

Nesta análise, são considerados dados demográficos e histórico de interesses do cliente. 

Especialmente após a internet, a quantidade de pessoas para as quais uma campanha de publicidade é exibida cresce exponencialmente, exigindo a implementação de algoritmos que organizam a recomendação de conteúdo com base no perfil do usuário. 

Para vender uma cadeira giratória sem braço, é necessário entender quem é a pessoa que precisa de um item como esse, quais são suas características para então traçar uma jornada que vai guiá-la até o produto. 

Criação de conteúdo 

A criação de conteúdo é a fase central de criação de uma campanha, onde designers, redatores e editores constroem peças de imagem, vídeo e texto que variam entre fotografias de produtos, chamadas para a ação ou artigos informativos. 

O conteúdo criado para a campanha deve seguir as especificações anteriormente definidas e considerar a experiência do usuário em múltiplas plataformas, ajustando a resolução de tela e o tempo de leitura do texto, bem como sua posição em algoritmos de busca.

Por que investir na publicidade? 

A publicidade traduz uma série de benefícios para as empresas, sendo umas das áreas mais requisitadas nos espaços corporativos. 

Entre suas muitas vantagens, duas são as que mais se destacam:

Aumento de vendas 

A publicidade é uma parte fundamental da prospecção, impulsionando os produtos de uma empresa para a atenção do público. 

Sua relação com o atendimento é inevitável, sendo este um dos pilares da comunicação entre organização e cliente.

Identidade de marca

A identidade de marca são os fatores que diferenciam uma empresa da outra, imprimindo em seus produtos, por meio de sinais visuais como slogans, cores e tipografias, as qualidades intrínsecas de seu fabricante, gerando valor agregado. 

Conclusão

Portanto, a publicidade é um dos segmentos indispensáveis para as empresas que se estabelecem na era digital, reunindo profissionais e mecanismos que atuam como porta-vozes de pessoas jurídicas para consumidores e investidores. 

As campanhas publicitárias comunicam a relevância de um produto ou da empresa, abrangendo necessidades de ordem fisiológica e social. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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