Fluke apresenta novo adaptador de testes para estações de recarga de veículos elétricos
Ferramenta permite simular a presença de um veículo elétrico e possibilita ao usuário realizar testes nas estações de carregamento com instrumentos apropriados, como multímetros digitais ou osciloscópios
A Fluke Corporation
acaba de lançar ao mercado brasileiro o novo FEV100, equipamento
desenvolvido parar testar a funcionalidade e a segurança das estações de
recarga de veículos elétricos. Com a novidade, é possível verificar se uma
estação de carregamento (EVSE) está operando corretamente após a instalação e durante
a manutenção, ou solucionar problemas caso ela não esteja fornecendo a carga
adequada aos veículos.
Por meio do novo FEV100, os técnicos conseguem
realizar pré-testes de aterramento de
proteção e confirmar se não há presença de tensão perigosa. O equipamento
possibilita ainda simular sinais de veículos de controle de comunicação e taxa
de carga variável que permitem a transferência de EVSE para o veículo, além de
checar se o interruptor de circuito de falhas de aterramento está funcionando
corretamente.
Segundo o Gerente de Produtos da Fluke Brasil, Osvaldo
Conegundes, o FEV100 foi projetado com base nos padrões mais exigentes do
mercado, além de ter compatibilidade com o extenso portfólio de ferramentas da
companhia. “O equipamento foi desenvolvido para operar com EVSEs que seguem os
padrões SAE J1772. Portanto, não há necessidade de levar um veículo elétrico ao
local para testar o EVSE (estação de carga), uma vez que o adaptador atua como
um veículo elétrico quando conectado a uma estação de carregamento, trazendo
facilidade na verificação de desempenho e manutenção”, explica.
Segurança às estações de recargas de veículos
elétricos
Durante a manutenção dessas estações, é possível
que os cabos de carregamento sejam danificados, o que aumenta a probabilidade
de choques elétricos e até incêndios. Dessa forma, o novo FEV100 da Fluke testa
e soluciona problemas do sistema de disparo do GFCI (disjuntor diferencial),
uma vez que verifica se o disjuntor do EVSE está conectado com a detecção de
falhas de aterramento. Além disso, o pré-teste de aterramento de proteção PE
verifica se não há presença de tensão danosa naquele terminal, além
do indicador de fases.
A ferramenta também realiza outras checagens de
instalação elétrica, como isolamento de fios e cabos e medição da tensão de
EVSE suportada pela rede. As funcionalidades permitem ainda obter uma visão
assertiva sobre o ciclo de trabalho e a corrente máxima disponíveis para o
carregamento seguro, tudo em apenas um equipamento.
Além disso, o FEV100 promove diversas facilidades
aos usuários, como afirma Conegundes. “Para testar estações de carregamento de
nível 1 e nível 2, o técnico deve conectar a estação a um veículo elétrico ou a
um adaptador para simular um carro elétrico. Com o interruptor CP, é possível
simular vários estados de carregamento do veículo quando o FEV100 estiver
conectado ao EVSE. Trata-se de um equipamento criado para levar segurança e
comodidade aos usuários e técnicos de veículos elétricos”, finaliza.
Para conhecer mais sobre o FEV100, clique aqui.
Sobre a Fluke
Fundada em 1948, a Fluke Corporation é líder mundial em ferramentas de
teste e medição profissionais. Os clientes da Fluke são técnicos, engenheiros,
eletricistas e meteorologistas que instalam, solucionam problemas e gerenciam
equipamentos industriais, elétricos e eletrônicos e processos de calibração.
Fluke é uma marca registrada da Fluke Corporation. Os nomes das empresas e dos produtos reais mencionados neste documento podem ser marcas registradas de seus respectivos proprietários. Para obter mais informações, acesse o site da Fluke.
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