Metaverso já é realidade e revela novo perfil gamer
*por Rodrigo Russano Dias
Você com certeza já ouviu falar sobre o
Metaverso. Nos últimos meses, o assunto tem tomado grandes proporções, o que é
compreensível, considerando que ele deverá fazer parte do nosso dia a dia em
breve e que os investimentos nesta novidade têm sido cada vez maiores. Empresas
de todo o mundo já estão trabalhando para entrar neste universo virtual, assim
como as marcas, que já exploram o espaço de realidade digital para divulgarem
produtos e serviços.
Além disso, o Metaverso tem tudo a ver
com games. Aliás, muito do que vemos em jogos digitais atualmente, como criar
histórias por meio de avatares e estruturas cada vez mais imersivas, estará
presente nesse novo mundo, mas claro, de maneira muito mais real, o que torna o
casamento entre games e o Mataverso perfeito.
Aqui na Nimo TV, por exemplo, já vivemos
isso na pele no nosso aniversário de 3 anos no Brasil. Em 2021, para comemorar,
promovemos um evento no Cidade Alta, o maior e mais popular servidor de GTA RP.
Junto à DRUID, agência focada no ‘business to gamer’, criamos uma campanha
imersiva no Metaverso que resultou em itens in-game customizados, como uma
pequena ilha com ambientes diversos e roupas de festa. Apenas nesta ação,
tivermos a participação de vários dos maiores streamers da plataforma, que
inclusive interagiram com os presentes e criaram conteúdos especiais, como um
show de talentos. 30 milhões de pessoas foram alcançadas, 10 milhões de vídeo
views gerados e um pico de 30 mil pessoas nas lives.
Mas sobre todo esse universo, a pesquisa
Deep Dive: Early Metaverse Players, divulgada pela NewZoo em janeiro deste ano,
já mostra de forma um pouco mais aprofundada quem são os jogadores dessa nova
realidade. Inclusive, os dados indicam que títulos como Fortnite, Roblox e
Minecraft já são um sucesso no Metaverso, sendo, por enquanto, os pioneiros
nesse sentido.
Diante desse cenário, as informações
ainda revelaram que os jogadores do universo digital possuem média de idade de
27 anos, sendo estes visivelmente mais jovens do que o jogador médio que não
joga nenhum desses três jogos fora do Metaverso.
Também é importante destacar o insight
da pesquisa que indica que bem mais da metade dos jogadores do Metaverso usaram
jogos para socializar nos últimos três meses, incluindo 62% que jogaram Roblox,
58% que competiram em Fotnite e 57% que se divertiram em Minecraft. Essa
afirmação já nos coloca ainda mais perto de como será nosso cotidiano com o
Metaverso, afinal sua premissa é replicar nossa realidade por meio de
dispositivos tecnológicos.
O levantamento ainda indica que os
jogadores do Metaverso gastam, em média, duas horas a mais por mês jogando que
se comparado com os gamers fora do ambiente virtual. Outro dado importante é
que, em média, estes jogadores gastam US$1,28 dólares a cada seis meses. Pode
não parecer muito à primeira vista, mas saiba que estamos falando de jogos com
milhões de jogadores.
Ou seja, já conseguimos ver que não
conseguiremos fugir do Metaverso, assim como foi com tantas outras tecnologias
que fazem parte do nosso cotidiano atualmente. Ele já é uma realidade e
precisamos estar prontos para nos adaptar a esse novo modo de interação, assim
como as empresas e até desenvolvedores de jogo, como nos casos acima. Os
jogadores continuarão mudando de comportamento e as tendências devem ser
observadas para que consigamos avançar e refinar esse mercado cada vez mais,
oferecendo tecnologia de ponta e atendendo às necessidades desse público.
*Rodrigo Russano Dias é Head de PR e Social Media na Nimo TV
Brasil.
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Sobre a Nimo TV
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uma plataforma de streaming com foco na transmissão de jogos eletrônicos,
conteúdos criativos e esports. Criada pela Huya, um dos maiores
serviços de streaming de jogos da China, a Nimo TV chegou ao Brasil
com o propósito de oferecer conteúdo de qualidade e divertir quem quer
transmitir partidas ou assistir seus canais favoritos. Em 2018,
a Huya passou a ser listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE),
após receber investimento de US$ 460 milhões da Tencent. Dentre os
principais recursos da Nimo TV, estão o "Ultra HD
Broadcasting", "Video Second Open", "Full
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