Negócios Locais: Você está usando o poder da internet a seu favor?
3 coisas que você precisa fazer para ser
encontrado e atrair clientes para o seu
Divulgação - Literare Books International
por Karen Piasentim (*)
É muito comum donos de negócios locais,
prestadores de serviços, lojas físicas, comércios de forma geral se preocuparem
com a estrutura ‘física’ 一
dentro das lojas ou em seus consultórios ou locais de atendimento. O que não é
errado, pois é dentro dos estabelecimentos que a empresa tem mais controle e
poder de ação para otimizar suas estratégias. Entretanto, um mundo de
oportunidades o espera no universo ilimitado da internet.
Muito se fala de mídias sociais quando falamos
de divulgação na internet: Facebook
e Instagram logo vem à mente quando falamos sobre marketing na
internet. Outro termo conhecido dos comerciantes e donos de negócios locais é e-commerce! Mas, esse vem
associado a algumas objeções, tais como “custa muito caro para implantação”,
“não tenho pessoal para operacionalizar” ou “questões de frete e logística” são
estão tão claras ou são conhecidas...
O fato é que muitos empreendedores
locais esquecem de uma ferramenta de Marketing Digital com inúmeros recursos
gratuitos e é chave para que todos encontrem o seu negócio na internet: O
Google! Segundo o Google, 46%
de todas as pesquisas do Google são resultados de buscas por estabelecimentos
locais. E 75%
das pessoas que fazem uma busca local no celular visitam o negócio em até 24h e 28% dessas buscas resultam em uma venda.
De acordo com o Google, mensalmente,
são:
- 5 bilhões de pesquisas por
restaurantes;
- 3 bilhões por hotéis;
- 1 bilhão por lojas de roupas;
- 600 milhões por salões de
beleza, e
- 5 milhões por cafeterias.
Com muita frequência, recorremos ao
Google para buscar mais informações sobre uma loja, um produto ou um serviço em
que estamos interessados. Se não encontramos nada, ou se a informação não
estiver consistente, precisa e atualizada, já ligamos o desconfiômetro.
É necessário criar algumas estratégias
básicas de Marketing Digital para que você ser localizado de uma maneira
simples pelos seus potenciais clientes. A seguir vou revelar as 3 coisas que você
precisa fazer na internet para ser encontrado e atrair clientes para o seu
negócio! Leia com atenção e caso você não esteja fazendo alguma dessas 3
coisas, procure ajuda de um profissional
especializado para providenciar isso para você rapidamente!
1- Para quem quer conquistar a cobiçada
primeira posição no ranking dos resultados no Google, você precisa ter o perfil empresarial do
Google. O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que dá
destaque à sua empresa em buscas no Google e também no Google Maps. Também
chamado de Google My Business,
funciona como uma espécie de ficha online da sua empresa; no exato momento em
que os usuários estão procurando por produtos ou serviços como o seu, o Google
mostra as principais informações sobre sua empresa — como site, horário de
funcionamento e número de telefone. Por isso essa ferramenta gratuita é mais
que importante, é fundamental para o sucesso do seu negócio!
2 - Leve seus potenciais clientes para
sua própria estrutura!
Tenha ao menos um site
simples ou um cartão
digital online com seu domínio próprio. Ter seu endereço na
internet é a garantia de um negócio longevo e com credibilidade. Ao contrário
do que muitos pensam, é um serviço muito acessível. Você adquire e resguarda o
seu domínio e organiza sua comunicação com contas de e-mails profissionais
(algo que traz ainda mais credibilidade para as pessoas que chegam ali pela
primeira vez). Além disso, você pode fazer a integração com um link fidedigno
em suas redes sociais (como na Bio do Instagram, por exemplo).
3- Tenha provas sociais, avaliações e
depoimentos de clientes.
As avaliações positivas dos clientes desempenham um papel importante na
validação de uma escolha ou decisão de compra. As pessoas querem saber o que os
seus clientes pensam sobre a experiência deles com a sua empresa. Trata-se de
algo natural antes de adquirir quaisquer produtos ou serviços que você ofereça.
É por isso que os depoimentos de clientes são um dos sinais de confiança mais
poderosos que você pode usar em suas estratégias de marketing digital. Afinal,
eles não só adicionam conteúdo ao seu site. Mas, também ajudam a marca parecer
mais valiosa e confiável para aqueles que estão cogitando adquirir o tipo de
produto ou serviço que ela oferece. Assim que finalizar cada atendimento, peça
para seus clientes deixarem um comentário favorável e darem 5 estrelas no
Google. É uma forma de validar também que você está no caminho certo,
trabalhando com excelência!
Agora é com você, empresário! Essa é a estrutura mínima para que você
comece sua jornada na internet. Associada a ela, podemos criar campanhas de
vendas estratégicas para atrair ainda mais clientes! Se você gostou desse
conteúdo, acredita verdadeiramente no poder da internet e que tudo isso pode
ser o diferencial, aquilo que está faltando para que você tenha resultados
diferentes, procure a Agência PAV! Somos especialistas digitais para pequenos
negócios e podemos te ajudar! Clique aqui
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(*) Karen Piasentim - CEO, Fundadora e Consultora Estratégica de Negócios Digitais Agência PAV – Profissão Assistente Virtual
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