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O que é e como utilizar o marketing viral?


 

Marketing viral, como o próprio nome sugere, é uma estratégia utilizada para gerar engajamento e passar uma mensagem, de modo que ela se espalhe entre uma grande quantidade de pessoas.

Essa prática é recomendada quando um produto ou serviço atende perfeitamente às expectativas dos consumidores. Existem aquelas propagandas que simplesmente se popularizam de uma maneira que se tornam parte do dia a dia das pessoas..

Você mesmo deve se lembrar de muitos comerciais na TV ou até mesmo no YouTube que lançaram um jargão ou um hit que marcaram a audiência de alguma maneira.

Eles costumam usar piadas, frases de efeito, uma música e até mesmo podem misturar todos esses ingredientes, sendo eles que fazem a estratégia visualizar.

No entanto, é necessário um planejamento intenso antes de colocar qualquer estratégia em ação. De qualquer forma, toda e qualquer marca gostaria de lançar uma propaganda memorável e viral.

Só que para alcançar essa popularidade, é necessário conhecer os aspectos dessa estratégia, e é exatamente sobre isso que vamos falar aqui.

Você vai entender o que é marketing viral, por que utilizá-lo e ver algumas dicas para colocá-lo em prática. Acompanhe!

Entenda o que é marketing viral

O marketing viral é todo e qualquer material publicitário que tenha como objetivo gerar um burburinho (ou buzz) que cause engajamento e faça com que as pessoas passem uma mensagem à frente.

Para essa estratégia realmente dar certo, além de pensar em uma boa campanha, o produto precisa realmente estar de acordo com as expectativas dos consumidores.

Por exemplo, no caso de uma confecção de uniformes para empresa, seus clientes e potenciais clientes precisam perceber o valor daquilo que está sendo oferecido.

Se a solução apresenta essa característica, então é possível investir em marketing viral de maneiras diferentes.

Uma delas é por meio do fenômeno, e a condição para que a pessoa leve uma mensagem adiante, a recompensa por essa ação, que pode ser:

  • Quantia em dinheiro;

  • Descontos;

  • Brindes;

  • Satisfação pessoal.

Além da recompensa, a marca precisa melhorar a relação entre o que está sendo oferecido e o custo de compartilhamento, buscar atingir mais pessoas e fazer com que elas interajam e reduzam o período de ciclo, pois quanto mais curto ele for, mais propagado será.

Outra vertente do marketing viral é o humor, aliás, geralmente uma propaganda faz sucesso quando é bem-humorada.

As campanhas virais também fazem com que o público se sinta íntimo da marca, transmitindo um conceito que faz com que as pessoas se identifiquem.

Nesse sentido, é possível abordar alguns preconceitos da sociedade, homenagear pessoas que já faleceram, falar a respeito dos medos mais comuns, entre outras possibilidades.

Ao usar uma dessas ideias ou similares, uma clínica de tratamentos para libido consegue despertar a emoção de sua audiência e, consequentemente, as pessoas vão se sentir mais íntimas.

Outra estratégia muito comum é despertar o prazer de uma lembrança, por meio dos 5 sentidos ou pela simulação de acontecimentos.

Assim, por trabalhar a imaginação e a sensações das pessoas, é fácil compreender por que o marketing viral é tão importante.

Por que investir em marketing viral?

Responder a essa pergunta é simples, pois a partir do momento em que uma campanha se torna viral, as chances de o produto ou serviço se popularizar são muito maiores.

Isso aumenta as oportunidades de vendas naturalmente, ao mesmo tempo em que ajuda a marca a conquistar novos clientes.

Mas é fundamental entender que nem todas as estratégias são virais, o que faz com que as companhias procurem conteúdos criativos, que realmente despertam a vontade de passar a mensagem adiante.

Trata-se de um investimento, só que muito além de recursos financeiros, as companhias precisam conquistar seu espaço, fortalecer a marca e entender que a competição é acirrada entre negócios de diferentes segmentos e tamanhos.

Frequentemente, o consumidor fica em dúvida na hora de comprar qualquer tipo de produto, como pisos intertravados, devido à quantidade de opções existentes. Nas prateleiras do supermercado, essa angústia é ainda maior.

Quando uma marca consegue criar uma propaganda viral, pode se destacar muito mais entre os concorrentes, o que faz com que as pessoas não tenham tantas dúvidas na hora de escolher entre as opções disponíveis.

O efeito do marketing viral é muito simples. Quando o consumidor olha determinado produto, rapidamente se lembra de uma campanha, pensa na piada ou na frase de efeito, e automaticamente prefere optar por ele.

Só que para influenciar dessa maneira na decisão das pessoas, é necessário saber elaborar uma boa estratégia de marketing viral, conforme ficará claro mais adiante.

Como trabalhar com o marketing viral?

Existem várias maneiras de trabalhar o marketing viral, e dentre estratégias que mais se destacam estão:

1 - Pensar em algo inesperado

Além de uma boa tirada com humor, uma empresa de cabeamentos estruturados pode criar uma campanha inesperada e que ofereça ao público um desfecho inimaginável, mas que seja bem-vindo.

Algumas ideias nesse sentido são depoimentos ou até mesmo uma visão diferenciada sobre um acontecimento, afinal, o objetivo é surpreender as pessoas.

Tenha em mente que pode não ser fácil fazer isso, pois é necessário sair dos padrões que costumam imperar nas campanhas.

2 - Não planejar a viralização

Pode parecer um pouco estranho fugir do planejamento, mas é complicado planejar uma campanha viral porque não existem garantias de que ela de fato irá viralizar.

Isso ocorre porque o sucesso da estratégia depende do público, pois são as pessoas que decidem o que merece ser visto e compartilhado.

Alguns profissionais de marketing acreditam que é possível planejar uma estratégia viral por meio da compra de espaço, perfis fakes, mas dificilmente isso acontece.

A marca deve apenas dar um empurrão inicial, mas se a proposta não for bem recebida pelo público, qualquer esforço se torna uma perda de tempo.

3 - Conhecer o ciclo de vendas do produto

O maior erro que uma marca pode cometer é não vender a realidade de sua solução. Nesse sentido, uma empresa de instalações elétricas deve dizer a verdade a respeito do que tem a oferecer.

O marketing serve para potencializar tudo o que um produto ou serviço oferece aos consumidores, e a intenção é atender as necessidades e desejos das pessoas de maneira direta.

Imagine a decepção de alguém ao ver em uma propaganda determinado modelo de tênis, e quando se dirige aos pontos de vendas que repassam o produto, simplesmente não consegue encontrar o mesmo modelo do comercial.

Além de oferecer aquilo que é anunciado, a companhia precisa ter condições de atender às demandas do público, o que, em outras palavras, quer dizer que é necessário estar atento à distribuição.

Nesse contexto, uma imobiliária especializada em aluguel de escritórios deve preparar suas equipes de vendas e atendimento para que elas possam atender os clientes, responder suas dúvidas e falar mais sobre as ofertas.

4 - Criar mensagens fáceis de absorver e repassar

O material deve ser acessível a todos, portanto, ao investir em marketing viral, não é o momento de criar formulários para conquistar leads. Quanto mais fácil for o acesso ao conteúdo, melhor.

Isso faz com que muitos negócios invistam na criação de materiais audiovisuais, afinal, é muito mais fácil absorver a mensagem transmitida por eles. Esses conteúdos são veiculados em diferentes tipos de mídia, como a TV e a internet.

Além disso, outros materiais, como as propagandas de rádio, publicidade para redes sociais, jornais e revistas, vão se basear nos conteúdos audiovisuais.

Quando uma empresa de guinchos para carro investe pesado em áudio, e principalmente em vídeos, as chances de sucesso são muito maiores por conta do grande uso de dispositivos móveis.

Para os consumidores, é muito mais fácil baixar esses conteúdos do que peças gráficas que precisam de mais tempo para leitura e entendimento.

5 - Usar canais de massa

Não basta apenas saber criar uma propaganda viral, visto que é necessário colocá-la para circular nos canais certos. Em linhas gerais, a marca precisa estar onde as pessoas estão.

Antigamente, a principal opção era a TV, mas o YouTube conseguiu ultrapassar esse formato de mídia, posto que permite às pessoas visualizarem com mais facilidade os conteúdos transmitidos.

Além de veicular suas propagandas, uma empresa especializada em fechamentos de vidro consegue interagir com seu público por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Assim sendo, usar canais de massa é crucial para quem quer ter sucesso com uma estratégia de marketing viral. Os materiais serão de fácil acesso e a interação dos consumidores responde aos anseios da marca.

Conclusão

Toda empresa gostaria de estar na mente dos consumidores, toda vez que eles precisarem de um produto ou serviço oferecido por ela. Mas a concorrência é grande e nem sempre possibilita esse tipo de ação.

Por outro lado, existe o marketing viral, que com certeza destaca a marca em meio aos concorrentes e faz com que ela permaneça na cabeça das pessoas por mais tempo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.





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