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Por que investir em um podcast?

 


Podcast é uma opção para criar conteúdos valiosos na internet, uma das principais vertentes do marketing digital é o marketing de conteúdo, e por meio dele, as companhias conseguem atrair os consumidores.

Os materiais podem ser criados em diferentes formatos, como textos, vídeos, infográficos, imagens e arquivos de áudio, sendo este último um dos mais consumidos pelo público.

O podcast é tão importante para o marketing digital que pode ser considerado um áudio marketing. 

Isso se deve ao fato de que as pessoas não têm tempo para ler publicações muito longas ou até mesmo para assistir vídeos.

A solução é levar conteúdos em formato de áudio, que podem ser consumidos ao longo do dia, combinados com outras tarefas, como trabalhar, cuidar da casa, dirigir, dentre outras.

Em outras palavras, estamos falando de um conteúdo prático e que pode ser ouvido a qualquer hora do dia, inclusive em períodos ociosos. Só que para obter bons resultados com ele, é necessário entender um pouco mais sobre o assunto.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é um podcast, por que investir nesse programa e dar algumas dicas para começá-lo.

Qual o conceito de podcast?

O conceito de podcast é bem simples, pois trata-se de um material produzido em formato de áudio e que muitas vezes se assemelha a um programa de rádio.

A diferença é que o usuário pode ouvi-lo quando quiser, ao contrário de programações ao vivo, além disso, esses materiais são criados sob demanda.

Para as empresas de resina acrílica transparente e todas as outras, a produção de podcast segue as diretrizes do áudio marketing, o que melhora as oportunidades de comunicação com os consumidores.

A proposta é levar mais informação, educar o público, investir em conteúdos criativos, que sejam capazes de entreter as pessoas, tudo por meio de áudio.

Se você der uma pesquisada na internet, vai encontrar materiais sobre diferentes temas em todo tipo de plataforma, visto que ele é de fácil acesso para os usuários.

Por que investir em podcast?

Existem muitas razões para as empresas investirem em podcast, e dentre as que mais se destacam estão:

Falar sobre o mercado

Esse formato de conteúdo favorece a propagação de notícias relacionadas ao segmento de mercado em que a organização atua, bem como os mais variados temas presentes nele.

Levar informação de qualidade para os consumidores é muito importante porque eles estão cada vez mais exigentes e empoderados, devido ao avanço da tecnologia e da internet.

Se um fabricante de tintas para demarcação investe nesse conteúdo, consegue atender à necessidade que as pessoas têm de estarem sempre atentas a tudo o que diz respeito às áreas de seu interesse.

É justamente isso que faz com que o podcast cresça constantemente, por isso, as companhias devem aproveitar a oportunidade de levar notícias para as pessoas, e ao mesmo tempo aumentar a credibilidade de sua marca.

Entregar conhecimento

A jornada de compra mudou muito com a chegada do marketing digital, e nesse contexto, as companhias se sentem obrigadas a entregar conteúdos de qualidade, que favoreçam o conhecimento dos consumidores.

O podcast é uma maneira nova e moderna de fazer isso, pois melhora a reputação do negócio e mostra que ele realmente conhece os assuntos pertinentes ao seu mercado.

Ao diversificar as informações, as pessoas conseguem escolher aquilo que mais lhe agrada, e as corporações, por sua vez, mostram que são criativas e que estão à frente do seu tempo.

Compartilhamento de conteúdo

O principal objetivo do podcast é compartilhar conteúdo de maneira simples e rápida. A companhia só precisa escolher um tema e criar um episódio para falar sobre o assunto de maneira aprofundada.

Falamos anteriormente que o marketing de conteúdo é uma das principais vertentes do marketing digital, e trabalhar com ele é atender às exigências do consumidor moderno.

Mas, o dia a dia das pessoas está muito corrido, e se elas querem saber sobre algum assunto, como a qualidade dos consultórios pediatras, procuram por formatos que se encaixam a sua rotina.

O podcast cumpre esse papel, pois está acessível a qualquer hora do dia, muito diferente dos vídeos e textos, que exigem um pouco mais de atenção para a sua compreensão.

Entretanto, para aproveitar todas as vantagens trazidas por esse formato de conteúdo, é fundamental saber como criá-lo.

Dicas para começar seu podcast

Para começar o podcast da sua marca, é necessário seguir um passo a passo, e dentre as estratégias estão:

Ter um bom planejamento

Quando se fala em marketing, é fundamental se lembrar do planejamento, pois é com ele que um fabricante de bancadas para eletrônica estabelece o objetivo que pretende alcançar.

Geralmente, as empresas querem fidelizar os consumidores e conquistar uma boa audiência, o que destaca ainda mais a importância de se atentar ao planejamento. 

Portanto, dentre os elementos mais importantes a serem observados estão:

  • Tipo de público-alvo;

  • Criação de um roteiro;

  • Temas que serão abordados;

  • Convidados.

Outros aspectos importantes são como se diferenciar dos concorrentes, qual será o conteúdo abordado, como criar imagens por meio do formato de áudio, tempo de intervalo entre os episódios e a criação de uma landing page para divulgar o material.

Começar a gravação

A gravação é o ponto alto da criação do podcast, além de ser o momento em que o planejamento é colocado em prática. 

Ele deve ser gravado em sala com boa acústica e que seja confortável para os participantes.

Isso garante a qualidade do áudio e os locutores conseguem se concentrar melhor no trabalho. Além de escolher um bom microfone, uma empresa de impermeabilização de sofás precisa pensar na acústica.

Verifique se o ambiente sofre com muitos ruídos durante a gravação, e caso isso aconteça, prefira gravar o podcast em um software apropriado.

Editar a gravação

O lado bom do podcast é que ele não é um programa ao vivo, por isso, é possível editá-lo, o que traz mais liberdade para os locutores e encontrar uma maneira de respeitar o tempo proposto.

Isso também facilita na hora de fazer ajustes no som, portanto, na hora de editar o conteúdo, garanta uma boa fluidez durante todo o episódio.

Tenha um backup da gravação original, pois isso evita problemas, caso o arquivo editado seja perdido ou tenha algum erro.

Dependendo do software que uma escola de cursos de comunicação utiliza, é possível desenvolver algumas técnicas para garantir a qualidade do podcast, como amplificação do som, equalização, redução de ruídos, dentre outros.

Publicar o material

Depois que o conteúdo em áudio for devidamente editado, chegou o momento de finalmente publicá-lo e anunciar para toda a audiência da empresa.

O ideal é que o material seja publicado no site institucional da companhia, bem como em plataformas de áudio, como Spotify e SoundCloud.

Independentemente da plataforma que a marca escolher, é muito importante se atentar às regras e acordos de publicação.

Procure fazer com que a escolha seja fácil para o público e garanta um acesso facilitado ao conteúdo.

Divulgar o podcast

Assim como os adestradores de cães compartilham outros tipos de conteúdo na internet para divulgá-los, também é necessário divulgar o material em áudio. É dessa forma que ele vai chegar ao conhecimento dos consumidores.

Uma das formas de fazer isso é criando uma publicação nas redes sociais. Crie um anúncio que chame a atenção dos usuários e ofereça uma pequena prévia do assunto abordado no podcast.

Lembre-se de que esse anúncio deve redirecionar o usuário para a página onde ele pode ouvir o material. 

As redes sociais são um excelente caminho porque permitem que o conteúdo seja compartilhado entre os seguidores.

Outra dica é criar uma landing page exclusiva para divulgar o conteúdo. No caso de um fabricante de Envelopamento para veículos, ele pode aproveitar sua base de clientes e potenciais clientes que já conhecem sua marca.

Portanto, além de usar as redes sociais e uma página de aterrissagem exclusiva, o e-mail marketing também ajuda a divulgar o conteúdo em áudio do seu negócio. Assim, mais pessoas ficam sabendo sobre ele.

Conclusão

Sendo assim, criar conteúdos sobre o segmento da sua empresa e assuntos que interessam ao seu público é a melhor maneira de construir uma imagem de credibilidade perante os consumidores.

A marca não deve se limitar aos textos, pois apesar de serem muito eficazes, não são uma boa opção para pessoas com o dia a dia mais cheio.

O podcast já se mostrou uma excelente alternativa, que traz mais acessibilidade aos materiais ricos e valiosos produzidos pelas organizações. 

Seguindo nossas dicas, seu conteúdo em áudio fará muito sucesso e vai alavancar o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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