O que é um Smarketing?
Smarketing é o nome dado para uma estratégia que une os setores de marketing e vendas de uma empresa. É dessa forma que essas duas áreas vão trabalhar para ter mais previsibilidade de crescimento e aumentar as oportunidades de negócios.
Também conhecida como vendarketing, ela mostra a importância da união entre esses dois times, que quando trabalham em conjunto, melhoram consideravelmente os resultados da corporação.
Toda empresa precisa vender alguma coisa e divulgar seus produtos e serviços para atrair os clientes. Mas você já parou para pensar o quanto os vendedores precisam dos profissionais de marketing, e o quanto estes também precisam dos vendedores?
Se não houver uma boa divulgação das soluções, dificilmente os consumidores vão reconhecer a marca e o que ela tem a oferecer. Contudo, as estratégias só serão eficazes se os profissionais de marketing conhecerem os clientes do negócio.
São os vendedores que lidam diretamente com os consumidores, e nesse contexto, os trabalhos das duas equipes estão naturalmente interligados. Mesmo sendo tão importante, algumas empresas não colocam essa estratégia em prática.
Neste artigo, vamos explicar o conceito de smarketing, por que vale a pena investir nesse recurso e qual é a importância dele para os negócios.
Entenda o conceito de Smarketing
O smarketing é uma estratégia que visa unir as equipes de vendas e marketing (sendo que S vem de sales, isto é, vendas), de modo que elas estejam engajadas e focadas nos mesmos objetivos e resultados.
Só que, na realidade, na estrutura de muitas empresas, o que vemos são vendedores e profissionais de marketing com restrições em relação aos trabalhos uns dos outros. Isso fica ainda mais evidente quando as metas não são atingidas.
Por outro lado, se uma empresa de abrigo de mangueira consegue unir esses setores, seus resultados são muito melhores.
O objetivo do vendarketing é unir as equipes para o bem da corporação, mesmo porque, independentemente de sua função, esses profissionais atuam dentro da mesma empresa, por isso os seus esforços devem ser direcionados ao mesmo objetivo.
O que toda organização quer é vender mais e conseguir crescer em seu segmento de atuação. Para chegar a esse resultado, as metas precisam ser conjuntas, as ferramentas devem estar bem integradas e um precisa entender a importância do outro.
Por que investir nessa estratégia?
Tendo em vista o conceito de smarketing, não é difícil imaginar por que as empresas precisam apostar nessa estratégia. Mas para esclarecer essa questão, vamos mencionar alguns de seus benefícios, que são:
Melhora da comunicação;
Ações sincronizadas;
Aumento das vendas;
Criação de métricas;
Desenvolvimento de cooperação.
Mesmo que as funções exercidas pelos setores de marketing e vendas sejam complementares, geralmente eles não falam a mesma língua e acabam traçando metas e estratégias diferentes.
Empresas dos mais variados tipos, como um pet shop com sistema de banho e tosa leva e traz, precisam trabalhar para reverter essa situação.
A falta de sincronia entre essas áreas dificulta em muitos aspectos. Por exemplo, o departamento de vendas mal conhece o cliente, e por essa razão, o setor de marketing não consegue estabelecer estratégias realmente eficientes.
Em contrapartida, quando elas estão alinhadas, a comunicação melhora, e uma das melhores formas de fazer isso é por meio de reuniões e ferramentas que facilitam a troca de informações.
Quando a comunicação é eficiente, torna-se muito mais simples alinhar o departamento de vendas e marketing. O uso de um sistema automatizado permite acompanhar as etapas dos projetos estabelecidos em reuniões.
Conforme cada etapa é concluída, as informações são atualizadas e os profissionais sabem em que momento estão atuando.
Por exemplo, quando o departamento de marketing conseguir atrair 100 leads no funil de vendas, os vendedores podem contatar os prospects para convertê-los em clientes.
Outra característica do vendarketing é o fato de a empresa poder conhecer melhor o seu público e como funciona seu processo de vendas, com isso, fica mais fácil fechar negócio.
Dentro de um fabricante de válvula borboleta wafer, as estratégias de marketing entram em ação antes mesmo de o produto ser elaborado, visto que é necessário fazer uma pesquisa de mercado para conhecer as preferências do consumidor.
Feito isso, chega o momento de colocar em prática ações estratégicas que vão impactar as pessoas no momento em que elas precisam de uma solução.
Tudo isso cria um relacionamento duradouro que vai muito além das vendas, tornando a experiência mais agradável para o cliente e ampliando as possibilidades de fidelização.
Assim como qualquer outra estratégia de marketing, o smarketing precisa de métricas para saber se as equipes estão fazendo o trabalho que lhes cabe. A partir disso, a companhia cria métricas para avaliar os resultados de atuação e identificar falhas.
Supondo que uma empresa de limpeza de carros utilize o funil de vendas, provavelmente seu marketing vai gerar 200 leads que os vendedores poderão converter em clientes.
Para calcular esse processo, a companhia pode utilizar a taxa de conversão, que também avalia os custos investidos na geração de potenciais clientes.
Por fim, o objetivo do vendarketing é eliminar a barreira entre os setores envolvidos e alinhar seus trabalhos, a fim de atingir os objetivos da corporação.
Para isso, é necessário analisar os pontos positivos e negativos de ambos os setores e garantir que um ofereça suporte ao outro, o que potencializa suas forças.
A corporação deve agendar reuniões para abordar esses pontos e se todos os membros participarem, fica mais fácil solucionar os problemas.
Quando todos os colaboradores se engajam, torna-se bem mais simples executar as tarefas do dia a dia. Tendo em mente que antes as empresas esperavam que os clientes viessem até elas, agora precisam encontrar maneiras de atraí-los.
Isso acaba por explicar um pouco sobre a importância de investir em smarketing, como ficará mais claro no próximo tópico.
A importância do vendarketing
Dentro de um fabricante de forno para fundição de alumínio, o objetivo dos setores de venda e marketing é fazer a empresa vender e crescer, mas nem sempre essas áreas atuam da mesma forma.
Claro que existem diferenças nas funções de cada uma, pois enquanto o marketing cria anúncios e cuida dos canais da prospecção de clientes, o setor de vendas precisa garantir um atendimento personalizado e abordagens bem direcionadas.
São esses fatores que possibilitam o fechamento de negócios e o sucesso da companhia. Os clientes só vão chegar ao departamento de vendas se as estratégias de marketing forem boas o suficiente.
Estas últimas, por sua vez, só terão sucesso se os vendedores souberem traduzir a personalidade dos consumidores para os profissionais de marketing.
Se uma revenda de peças para brinquedão souber alinhar e consolidar a troca de informações entre esses dois setores, eles vão trabalhar juntos a favor da jornada do cliente.
É fundamental lembrar que o consumidor está cada vez mais conectado devido às transformações digitais pelas quais a sociedade vem passando.
Nesse sentido, a corporação precisa garantir uma presença online forte e bem consolidada, o que envolve técnicas e estratégias digitais, que facilitam a comunicação multilateral, por meio dos principais canais.
Se os departamentos envolvidos entenderem essa necessidade, fica muito mais fácil alinhar as metas da organização.
Logo, se o marketing e vendas de uma clínica de veterinário silvestre trabalham juntos, as metas estipuladas no planejamento são mais alcançáveis.
Consequentemente, é possível identificar as oportunidades que o departamento de marketing pode gerar para o departamento de vendas, trazendo mais segurança e previsibilidade para a empresa.
Os objetivos alinhados também facilitam na hora de melhorar estratégias que não estão trazendo os resultados almejados.
Ambos vão gerar relatórios de desempenho em relação às campanhas publicitárias e estratégias de vendas, e assim comprovar quais práticas realmente estão funcionando.
A mensuração precisa ser periódica, pois isso promove aprimoramento contínuo dos processos internos e melhora consideravelmente a performance da corporação.
Por fim, a empresa será plenamente capaz de garantir uma experiência positiva a todos os seus clientes.
Por exemplo, se ela for especializada em outorga de poço artesiano, a equipe comercial trabalha de maneira complementar e alinhar a maneira como vai abordar os consumidores.
Isso garante uma boa experiência de compra e faz com que as pessoas voltem mais vezes a procurar a marca.
Lembre-se de que é fundamental que o cliente não perceba uma ruptura no que é dito pelo marketing e pelas vendas, e a união entre essas equipes padroniza a comunicação e fortalece a identidade da empresa.
Considerações finais
Os times de venda e marketing executam tarefas diferentes, porém complementares, e que por isso precisam estar alinhadas para o sucesso da companhia.
O smarketing é a estratégia certa para isso, uma vez que integra as duas áreas e possibilita um trabalho completo e assertivo, que vai conquistar clientes e aumentar o número de vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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