Últimas

Por que utilizar uma estratégia de link building?



O link building é uma prática inspirada nos algoritmos de indexação de endereços virtuais em pesquisas por assunto, criados para aprimorar os resultados exibidos nos sites de busca criados ainda durante a década de 1990. 

Verdadeiros pré-históricos na era da internet, os sites de pesquisa são de grande impacto nos hábitos dos usuários, direcionando tráfego para as mais diversas páginas. 

As técnicas de otimização para esses algoritmos, das quais o link building faz parte, são SEO. 

Link building onpage 

O link building onpage corresponde a todas as ações que dependem do uso de links e recursos internos, que fazem parte do domínio trabalhado, como uma plataforma de cursos de PNL, por exemplo. O termo em inglês que o precede é “onpage”, dentro da página. 

Como aplicar?

Uma estratégia de link building onpage atua sobre dois pilares: a produção de conteúdo e a experiência do usuário. 

Por isso, as técnicas usadas envolvem o desenvolvimento e design de páginas na web e o marketing digital focado em redação e copywriting

Seleção de palavras-chave 

Uma empresa de higienização a seco de estofados precisa saber quais são as potenciais buscas de seu cliente ideal na web. 

Para isso, a consulta de palavras-chave em plataformas vinculadas aos motores de pesquisa é o primeiro passo em uma estratégia de link building. 

Ferramentas gratuitas permitem a análise de uma palavra-chave em frequência de buscas, locais onde se concentram as pesquisas, dispositivos mais usados e pesquisas associadas, fornecendo uma visão ampla do comportamento de seu público-alvo. 

Assim, o gestor de marketing pode selecionar as palavras-chave de maior peso e criar conteúdo a partir delas, incluindo-as como ideias de brainstorming

O emprego destes termos pode também ser aplicado no código-fonte da página, em meta tags. 

As meta tags são recursos em HTML, a linguagem de marcação que gera o documento de base para qualquer site na internet. 

Ao dividir as sessões de uma página em padrões “header”, “main” e “footer”, as meta tags são posicionadas no header, nas categorias:

  • Title tag: título que será exibido nos resultados de pesquisa; 

  • Meta description: descrição exibida nos resultados de pesquisa;

  • Meta robots: instruções para menções da página; 

  • Meta keywords: inserção de palavras-chave; 

  • Meta property: definição de local. 

Todas essas informações são destinadas ao algoritmos de indexação, que identificam com maior facilidade o posicionamento da página em relação à pesquisa por tema, garantindo ranqueamentos melhores e mais otimizados para o usuário. 

UX/UI Design 

Sigla que aponta para User Experience e User Interface, o UX/UI Design é um conjunto de métodos que visam a melhoria da navegabilidade de um site voltado para a comercialização de sinalizações viárias, por exemplo, por meio da adaptação de seu layout. 

Ao submeter o site a uma ação de UX Design, todos os links internos passam a ser conectados em uma rede de recomendação, de maneira a montar pontes de acesso entre uma publicação e outra, tornando a navegação intuitiva. 

Essa prática está profundamente associada ao link building onpage, posto que as recomendações acontecem ao linkar o endereço de uma página ao conteúdo de outra, associando-as para o usuário e para os algoritmos de indexação. 

Um artigo que oferece dicas de escolha para a iluminação de piscinas pode conter, ao final ou no decorrer do texto, links de acesso ao conteúdo relacionado, mantendo o usuário por mais tempo em seu site e guiando a jornada do cliente.   

Criação de landing pages 

As landing pages são páginas mais simples, feitas como porta de entrada para todos os setores de um site. 

É posicionada como página inicial e é composta por links de acesso ao blog institucional, catálogo, canais de contato, redes sociais e outros recursos da marca. 

As landing pages fazem parte da estratégia de link building interno por concentrar recomendações para várias regiões, organizar os segmentos de uma plataforma, redirecionar páginas de cadastro e demais conveniências. 

Humanização de marca e espaços interativos

A humanização de marcas é a inserção de comportamentos, linguagem e características humanas nos símbolos de uma empresa, aproximando e informalizando a comunicação com o público. O método busca criar identificação no cliente, facilitando a conversão.

Em link building, a humanização de marca se manifesta na criação de conteúdo e na disponibilidade de canais de atendimento. 

Uma caixa de mensagens automáticas movidas por um bot ou API pode ser otimizada para motores de pesquisa. 

Link building offpage

O link building offpage, como o nome indica, aponta para as ações de anexação e nutrição de endereços web voltadas para o cenário externo ao site, ou seja, os demais produtores de conteúdo do mesmo setor. 

Como aplicar?

O link building offpage trabalha com um conceito estabelecido pelo algoritmo PageRank na avaliação de páginas. 

Cada recomendação compartilha parte da autoridade das páginas envolvidas, o que altera sua avaliação geral. Para participar do link juice, são necessárias:

Parcerias

As parcerias são relações que uma empresa pode estabelecer com outra ou com investidores e profissionais especialistas em seu nicho. Essa ampla rede de amigos é valiosa para uma estratégia de link building offpage. 

Um conjunto de parcerias importantes facilita a construção de um rico link juice associado ao seu site, com menções a publicações ou aos símbolos da marca. 

Essas parcerias também podem ser nutridas com clientes fidelizados, especialmente no ramo B2B.

Uma organização de estadias em Campos do Jordão pode acertar com parceiros na criação de campanhas conjuntas, com publicação de artigos e conteúdo audiovisual em ambos os canais, acessando a audiência de ambos. 

Prospecção de links 

A prospecção de links é o processo por onde uma empresa busca publicações relacionadas aos temas que aborda em suas próprias postagens, analisando o nível de relevância e qualidade para solicitar a indexação do link em seu blog. 

Essa solicitação é importante pois muitas páginas aplicam o comando nofollow para impedir a indexação infinita de suas publicações em sites de terceiros. 

Ao conquistar a autorização de uso, o site adquire parte da autoridade referente ao domínio referenciado.

Análise de autoridade de domínio

A autoridade de domínio (DA) é um índice muito usado para avaliar a relevância do link de um site. 

Esses números vão ditar a escolha das publicações que serão incluídas em uma estratégia de link building offpage. 

Um blog especializado em jardinagens e paisagismo com DA superior a 80 é considerado popular. 

O índice vai de 1 a 100 e é essencial para definir qual será seu ranqueamento orgânico em uma palavra-chave. Fatores que impactam no cálculo do DA são: 

  • Qualidade e diversidade do link juice

  • Número de links associados à página; 

  • Menções nas redes sociais; 

  • Tempo de uso do site; 

  • Volume de pesquisas pela marca.

Sites com autoridade de domínio entre 40 e 60 podem ser muito bem-sucedidos na escolha de palavras-chave menos competitivas, conquistando as primeiras posições facilmente. Vale a pena escolher links externos com DA superior ao seu. 

Razões para implementar 

Implementar uma campanha de link building exige planejamento e organização por parte da equipe responsável pela elaboração de todo o processo, desde a pesquisa de mercado até a produção de conteúdo. Os benefícios desta ação são muitos:

Posicionamento nos motores de busca 

O link building está no centro das ações de marketing voltadas para a geração de tráfego orgânico. 

Sem esse mecanismo, grande parte do que se compreende como SEO estaria limitado e com pouco potencial de resultados a longo prazo. 

Estar na primeira posição nas pesquisas por palavra-chave é vital para o sucesso de qualquer negócio online, como uma prestadora de serviços de limpezas em alturas, considerando que mais de 70% do tráfego nas páginas têm como origem os sites de busca. 

Conversão de leads e clientes 

Em marketing digital, lead possui dois significados distintos. Na metodologia outbound, um lead é todo consumidor que se encaixa nas especificações de público-alvo, estabelecidas por análises de mercado no nicho onde a empresa está posicionada. 

No inbound marketing, em contrapartida, o lead é o visitante que demonstra interesse nos produtos de uma empresa e oferece informações de contato, como um cadastro em curso avançado de reparo em placa de celular disponibilizados pela marca, por exemplo. 

O link building, ao atrair um fluxo maior de visitantes para as páginas, nutre estruturas como funis de venda para a conversão de usuários em leads e leads, posteriormente, em clientes. 

Autoridade de mercado 

Empresas que se mantiveram em evidência na venda de um produto ou oferta de um serviço passaram a ter suas marcas indissociavelmente associadas ao bem de consumo. Isso é uma demonstração de autoridade de mercado. 

Não existe autoridade sem popularidade, visibilidade. Ao investir em link building, a marca se aproxima do consumidor nos espaços virtuais, se apresentando como um nome importante para suprir suas necessidades e entregar algo de qualidade. 

Crescimento rápido 

Estratégias de link building bem orientadas podem alavancar as visualizações de um site lançado ao ar há pouco tempo. 

Uma ação conjunta, envolvendo várias plataformas, gera grandes resultados no curto prazo, que duram no decorrer do tempo. 

Esse crescimento pode atrair a atenção de nomes importantes no nicho, o que facilita a obtenção de parcerias e coloca um novo impulso na jornada de crescimento da marca. 

Considerações finais

O link building é o coração das estratégias de SEO e por isso, deve ser discutido com profundidade quando se fala em marketing digital. 

Muito além do posicionamento em motores de busca, o link building promove qualidade e satisfação do cliente. 

Para adaptar-se ao mundo online, as empresas devem adaptar-se às condições de suas plataformas, regidas por algoritmos que buscam pelo novo melhor. Com uma concorrência cada vez maior, investir em práticas eficazes é questão de sobrevivência. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário