Projeto Triumph TE-1: fase de testes ao vivo está liberada para ser iniciada
Hoje marca o fim oficial da fase de colaboração
do projeto TE-1, com a conclusão do protótipo que agora está totalmente pronto
para a próxima fase do projeto liderada pela Triumph - o programa de testes ao
vivo.
Triumph TE-1 |
A colaboração exclusiva
entre a Triumph Motorcycles, a Williams Advanced Engineering, a Integral
Powertrain e a WMG na Universidade de Warwick, financiada pelo Office for Zero
Emission Vehicles (Escritório para Veículos de Emissão Zero), por meio da
Innovate UK, foi estabelecida para criar desenvolvimentos pioneiros em
engenharia especializada em motocicletas elétricas e um projeto de tecnologia
integrada inovador.
FASE 3 DO PROJETO
CONCLUÍDA
A fase 3 do projeto
TE-1 chegou à sua conclusão, com a construção final do protótipo. Integrando
pela primeira vez todas as inovações mais recentes e finais dos fluxos de
trabalho dos parceiros do projeto, o protótipo apresenta:
- Triumph: chassi final,
incluindo quadro, subquadro traseiro, carenagem, painéis e rodas, sistema
de acionamento, incluindo transmissão e sistema com correia Gates Carbon,
conjunto eletrônico, garfos de cartucho Öhlins USD, protótipo exclusivo
Öhlins RSU, pinças do tipo monobloco Brembo M50 e software de controle de
motocicleta Triumph.
- Williams Advanced Engineering:
iteração final do protótipo de bateria WAE, incorporando embalagem de
célula dedicada para centro de gravidade ideal, unidade de controle do
veículo, conversor CC/CC, refrigeração integrada, porta de carga e
coberturas de carbono estilizadas.
- Integral Powertrain: protótipo
final do trem de força com inversor integrado escalável e motor combinado
com tecnologia de comutação de carboneto de silício e refrigeração
integrada.
- WMG (Universidade de Warwick):
simulação final de testes antes das experimentações ao vivo concluídas,
com todos os resultados indicando que o projeto está em andamento para
entregar os resultados pretendidos de desempenho e de durabilidade.
As principais
realizações do projeto durante esta fase incluem resultados de testes que
excedem os atuais referenciais e metas estabelecidos pelo Conselho Automotivo
do Reino Unido para 2025, fornecendo uma plataforma com grande potencial para
desenvolvimento futuro no desempenho de motocicletas elétricas.
O objetivo geral do
projeto TE-1 foi focado no desenvolvimento da capacidade de motocicletas
elétricas, a fim de fornecer uma contribuição para a futura oferta de
motocicletas elétricas da Triumph, promovendo inovação, capacidade e nova
propriedade intelectual - e aumentando a credibilidade e o perfil da indústria
e do projeto britânicos.
FASE 4 DO PROJETO ESTÁ
PARA COMEÇAR
Com a conclusão do
protótipo, a fase completa de testes ao vivo do projeto TE-1 pode começar (fase
4). Nos próximos seis meses, o protótipo passará por um extenso programa de
testes ao vivo nas instalações de última geração da Triumph, que abrangerá:
- Teste de estrada – Avaliação
funcional essencial para incluir:
- Calibração do acelerador
- Mapeamento de desempenho do
trem de força
- Saída de potência e de torque
- Avaliação de alcance e consumo
de bateria
- Desenvolvimento do modo de
piloto
- Validação de funcionalidade de
software
- Otimização térmica
- Teste de pista – Abrangendo a
avaliação dinâmica do piloto para incluir:
- Manuseio
- Aceleração
- Estratégia de frenagem e
regeneração de frenagem
- Controle de tração
- Controle de elevação da roda
dianteira
O programa de teste foi
projetado para fornecer orientação para a configuração e a calibração finais do
demonstrador de protótipo.
CONCLUSÃO DA FASE 4
Na conclusão da fase de
testes ao vivo, dentro de seis meses, o protótipo será atualizado com sua
careganagem e esquema de pintura finais, em preparação para a demonstração
ativa da pista e o envolvimento da mídia. Neste momento, os resultados
completos do projeto, incluindo as especificações finais e os resultados dos
testes, serão publicados, bem como percepções e fatos importantes sobre como a
TE-1 cumpre as metas de inovação do projeto e estabelece novos padrões para o
setor de motocicletas em geral, incluindo desempenho final de bateria e de
alcance. Isso será apoiado por uma oportunidade para a mídia conversar com a
equipe, ver o protótipo em ação na pista e ouvir os pilotos de teste de
desenvolvimento.
“Foi realmente
emocionante ver o progresso feito durante a fase 3 do Projeto Triumph TE‑1 com
o protótipo final da motocicleta agora entrando em testes na vida real. Todos
os envolvidos na Triumph estão orgulhosos de fazer parte desta inovadora
colaboração britânica. Pessoalmente, estou entusiasmado com os resultados que
já alcançamos com nossos parceiros e com a emocionante prévia do potencial
futuro elétrico que está por vir”, disse Nick Bloor, Diretor Executivo da
Triumph. “Estamos ansiosos para continuar o trabalho ambicioso e inovador no
protótipo do demonstrador da TE-1 durante a fase de testes ao vivo e
compartilhar o resultado com os fãs da Triumph em todo o mundo.”
PROJETO TE-1 –
RESULTADOS DA FASE 3
Triumph Motorcycles
A equipe da Triumph
TE-1 iniciou a fase 3 construindo com sucesso um protótipo inicial que
incorporou a bateria, o inversor, o motor e o chassi em uma máquina pela
primeira vez. Utilizando essa plataforma, todos os parceiros do projeto trabalharam
de forma colaborativa para otimizar a integração de software em sistemas
complexos, envolvendo centenas de horas de testes detalhados para assegurar que
a funcionalidade de todos os recursos e aspectos de software se comporte de
maneira precisa e intuitiva, como esperado por um cliente.
Isso foi validado no
trabalho de simulação real realizado na WMG, envolvendo testes e simulações
detalhados de plataforma de trens de força para avaliar itens críticos de
segurança relacionados à função do motor e ao controle do veículo. Testes de
durabilidade na transmissão primária também foram realizados para assegurar uma
compreensão completa das diferenças fundamentais na aplicação de carga do motor
elétrico para casos de uso do veículo, eficiência e consequências para a vida
útil da engrenagem. Juntamente com este trabalho, o projeto liderado pela
Triumph do chassi sob medida concentrou-se em entregar a intenção de estilo da
fase 2 o mais próximo possível. A fase 3 do projeto está agora completa com o
protótipo do TE-1 totalmente montado, cujas fotografias são reveladas pela
primeira vez hoje.
Steve Sargent, Diretor
de Produtos da Triumph, disse: “Durante a fase 3, focamos na construção da base
física do primeiro protótipo de motocicleta elétrica da Triumph. Estou
satisfeito com o resultado dos esforços da Triumph e dos parceiros da TE-1 na
criação de uma moto de demonstração que não é apenas tão desejável visualmente,
com um claro DNA da Triumph, mas também embalada com um novo trem de força
elétrico emocionante e empolgante, com esse potencial para o futuro. Estou
ansioso para continuar o desenvolvimento deste veículo até a fase 4 e utilizar
nosso conhecimento e nossa capacidade para reunir toda a tecnologia de ponta
dos parceiros em um resultado final que orientará a estratégia elétrica da
Triumph para o futuro. Nossa experiência nos diz que, nesta fase de um projeto,
não há substituto para pilotar uma moto genuinamente ao desenvolver
dirigibilidade, manuseio e característica, e temos metas ambiciosas focadas em
oferecer uma experiência de pilotagem nova e emocionante, mas, em última
análise, intuitiva e familiar. Estou realmente ansioso por minha primeira
oportunidade de pilotar o protótipo completo”.
Williams Advanced
Engineering (WAE)
Após a conclusão da
Fase 2 do programa, em março de 2021, que entregou uma bateria totalmente
testada em bancada, a Williams Advanced Engineering concluiu o trabalho na Fase
3, que continha alguns gateways críticos para o projeto.
Além de oferecer
suporte a diversas soluções de hardware e software, integrando especificamente
o software de controle de motocicletas da Triumph para trabalhar em harmonia
com o controlador e o sistema de gerenciamento de baterias da WAE, a equipe
aprimorou a integração das soluções mecânicas e elétricas, otimizando o arranjo
da bateria para equilibrar a massa e o posicionamento dentro do chassi.
O protótipo está agora
passando pela validação e calibração final do nível da bateria, a fim de
garantir que os resultados de desempenho atendam às melhores metas de potência
e de densidade de energia da categoria e para o piloto, garantindo que não haja
comprometimento no desempenho em baixos níveis de carga.
“Após um longo período
de testes, estamos entusiasmados por finalmente ver os resultados de nosso
trabalho em uma moto física. Ao trabalhar com a equipe da Triumph, continuamos
a expandir os limites da tecnologia de baterias, mantendo o piloto em mente o
tempo todo”, disse Dyrr Ardash, Chefe de Parcerias Estratégicas da Williams
Advanced Engineering. “Como projetamos a bateria a partir do zero, o projeto
não foi comprometido e fomos capazes de ultrapassar os limites da tecnologia
atual, oferecendo desempenho e, o mais importante, autonomia”.
Divisão de Acionamento
Eletrônico da Integral Powertrain
“Estamos absolutamente
satisfeitos de concluir nossa parte neste projeto e entregar o que nos
propusemos a alcançar, que é um motor e um inversor escaláveis e altamente
integrados, sem cabos de fase ou circuitos de refrigeração separados. Para a
aplicação da TE-1, o motor atinge densidades de potência de pico e contínua de
13 kW/kg e 9 kW/kg, respectivamente, o que é 60% maior do que as
novas metas do roteiro da tecnologia de APC para 2025. Tudo isso foi alcançado
por meio de materiais e processos compatíveis com a produção automotiva em
volume e, principalmente, utilizando uma plataforma de motor escalável em
comprimento.
O conceito de inversor,
que também é escalável ao ajustar o número de estágios de potência de carboneto
de silício para motores de diâmetros diferentes, realmente apresentou
desempenho. A unidade TE-1 possui capacidade acima de 500kW. Isso nos dá a
oportunidade de otimizar essa plataforma para produção.
A unidade integrada do
motor e do inversor se encontra agora na moto, que está entregando o desempenho
desejado e a eficiência do ciclo que projetamos, modelamos e simulamos para
alcançar. Estamos ansiosos pelo retorno dos testes em nível de moto e pelos
benefícios de nossa alta eficiência sobre o alcance. “Estamos muito orgulhosos
de ter sido uma parte fundamental deste projeto emocionante que tem sido um
marco para as motocicletas elétricas e para a indústria britânica”, afirmou
Andrew Cross, Diretor Técnico da Integral Powertrain Ltd.
WMG, Universidade de
Warwick
“A WMG tem trabalhado
em estreita colaboração com a Triumph para apoiar o desenvolvimento da unidade
de controle da motocicleta por meio de um processo abrangente de avaliação em
tempo real, utilizando duas plataformas físicas sob medida. Um modelo físico em
3D da motocicleta foi criado e integrado à primeira plataforma para permitir a
avaliação e o refinamento da unidade de controle em cenários de condução do
mundo real, garantindo que ela se comporte bem antes da integração no protótipo
inicial da moto. A segunda plataforma foi utilizada para apoiar a Triumph na
avaliação do desempenho de potência e de energia de todo o trem de força, bem
como na confirmação de sua durabilidade. Também nos concentramos em pesquisa e
desenvolvimento de controle em outros níveis, incluindo controle avançado de
tração e estratégias ideais de combinação de freios. As descobertas em
modelagem, simulação e controle de sistemas de energia, especialmente nos
estudos de caso do mundo real com motocicletas elétricas, obtidas por meio
deste projeto TE-1, foram utilizadas para desenvolver materiais didáticos sobre
sistemas de energia, tecnologias híbridas e eletrificação em todos os programas
de formação da WMG,” afirmou Truong Quang Dinh, Professor Associado de Gestão e
Controle de Sistemas de Energia na WMG, Universidade de Warwick.
“A WMG também tem
ajudado a Triumph a entender as oportunidades e as implicações mais amplas da
eletrificação para seus negócios. Isso incluiu investigar as oportunidades para
redes de carregamento elétrico de duas rodas, a necessidade de reciclagem
doméstica de motocicletas elétricas, a necessidade de desenvolver cadeias
locais de fornecimento de baterias e a direção que a Triumph precisará tomar
para garantir que possa projetar, desenvolver, fabricar e distribuir veículos
elétricos de duas rodas no futuro. As descobertas desses estudos também estão
fornecendo orientação aos governos nacionais e locais, especificamente em torno
de áreas nas quais a intervenção política pode apoiar a adoção de motocicletas elétricas.
Em muitos estudos
realizados pela WMG, modelos baseados em computador sob medida desenvolvidos na
universidade (como o próprio software UniWarp da universidade) foram
fundamentais para entender a melhor direção possível ou ação necessária para
diferentes cenários. Essa abordagem permitiu à WMG quantificar o impacto
ambiental das motocicletas elétricas e definiu métodos pelos quais isso pode
ser melhorado por meio de novos recursos”, comentou Jim Hooper, Engenheiro
Principal de Projetos de Veículos Elétricos na WMG, Universidade de Warwick.
VISÃO GERAL DO PROJETO
TE-1
O Projeto Triumph TE-1
é uma colaboração inovadora de dois anos entre a Triumph Motorcycles e os
especialistas em eletrificação do Reino Unido, seguido por um período de testes
de seis meses liderado pela Triumph, focado no desenvolvimento de inovação
técnica e em recursos avançados de motocicletas elétricas. Cada um dos
parceiros se concentrou em criar inovações em suas próprias áreas:
- A Triumph Motorcycles liderou
os estágios de colaboração do projeto, fornecendo projeto avançado de
chassi de motocicleta e experiência em engenharia, excelência em
fabricação e sistemas de segurança funcional pioneiros, além de definir o
software e a caracterização de controle de entrega de potência do trem de
força elétrico. A Triumph continuará com mais trabalho de calibração,
manuseio e ajuste do protótipo.
- A Williams Advanced Engineering
forneceu projeto de bateria leve e capacidade de integração líderes do
setor e utilizou suas instalações de teste e de desenvolvimento para
fornecer um sistema de gestão de bateria inovador combinado com a unidade
de controle do veículo.
- A Divisão de Acionamento
Eletrônico da Integral Powertrain liderou o desenvolvimento de um motor
elétrico de alta densidade de potência escalável e um inversor de
carboneto de silício, integrando ambos em uma carcaça de motor singular.
- A WMG, na Universidade de
Warwick, forneceu experiência em eletrificação e a visão crítica para
impulsionar a inovação de P&D ao impacto comercial, por meio de
modelagem e simulação, com base nas necessidades futuras do mercado.
- O Office for Zero Emission
Vehicles (OZEV - Escritório para Veículos de Emissão Zero) é uma equipe
que trabalha em todo o governo para apoiar a transição para veículos de
emissão zero, bem como financiamento para apoiar a infraestrutura de
pontos de carga em todo o Reino Unido. Isso contribuirá para o crescimento
econômico e ajudará a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a
poluição do ar nas estradas do Reino Unido. O OZEV faz parte do
Departamento de Transportes e do Departamento de Negócios, Energia e
Estratégia Industrial.
- A Innovate UK é a agência de
pesquisa e de inovação do governo que apoia o financiamento de P&D
liderado por empresas e o crescimento dos negócios no Reino Unido.
O projeto foi
organizado em quatro fases principais, com um objetivo principal sendo o
aumento da integração de sistemas. Ao desenvolver componentes individuais de
transmissões elétricas baseadas em automóveis e otimizando-os em unidades combinadas
inovadoras, o projeto forneceu sistemas sofisticados para motocicletas
elétricas que reduzem os requisitos de massa, complexidade e pacote.
A Triumph Motorcycles
trabalhou em conjunto com as organizações parceiras para acelerar a experiência
conjunta em embalagem e segurança de baterias, dimensionamento e embalagem
ideais de motores elétricos, a integração de sistemas de frenagem, incluindo
frenagem regenerativa, e sistemas de segurança avançados. A inovação e os
recursos desenvolvidos nessas áreas contribuirão para a futura estratégia de
motocicletas elétricas da Triumph.
A parceria do Projeto
Triumph TE-1, com o apoio do Office for Zero Emission Vehicles e da Innovate
UK, concentrou-se em facilitar a criação de:
- Capacidade de motocicleta
elétrica que atende às necessidades dos clientes que buscam transporte de
menor impacto ambiental, atendendo ao foco do Reino Unido na redução de
emissões.
- Parcerias fortes,
comercialmente viáveis e sustentáveis com fabricantes da indústria do
Reino Unido e cadeias de suprimentos.
- Expertise e capacidade da força
de trabalho do Reino Unido, criando empregos e uma base de talentos que
asseguram empregos sustentáveis e impulsionam a reputação e a influência
do Reino Unido no cenário mundial.
Dra. Francesca
Iudicello (Engenheira Credenciada, Membro da Instituição de Engenheiros
Mecânicos) – Gerente de Programas – Veículos Automotivos de Emissão Zero –
Innovate UK
“A Innovate UK trabalha
em estreita parceria com o Office of Zero Emission Office para entregar o
programa de entrega integrada desde 2013. Isso fornece financiamento para
inovações pioneiras nos setores automotivos para tecnologias de veículos de
emissão zero, desde a prova de conceito até a demonstração do veículo.
O projeto TE-1 faz
parte deste programa no âmbito da competição IDP15 e está alinhado com a
política do caminho para o zero e marca um marco importante em direção aos
veículos de emissão zero.
Estamos orgulhosos de
ter concedido o financiamento para este projeto, que é pioneiro para a
fabricação de motocicletas de emissão zero no Reino Unido, pois foi
desenvolvido com sucesso, graças a um grupo muito talentoso de profissionais
inovadores. É a primeira motocicleta elétrica Triumph, com um tempo de
desenvolvimento muito rápido, que prepara as bases para o futuro das
motocicletas elétricas.”
Jon Bray – Líder de
Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) – Office for Zero Emission Vehicles
“O investimento em
Pesquisa e Desenvolvimento é fundamental para a nossa missão de colocar o Reino
Unido na vanguarda de projeto, fabricação e utilização de veículos com emissão
zero. Ao apoiar essas tecnologias, estamos ajudando a cumprir nossas metas de
descarbonização do transporte rodoviário, ao mesmo tempo em que ancoramos a
atividade econômica em todo o Reino Unido, o que apoiará a recuperação verde
após a pandemia.
É por isso que o Office
for Zero Emission Vehicles continua a projetar e financiar uma série de
competições de P&D, que apoiam a inovação do Reino Unido no desenvolvimento
de veículos com zero emissões e em tecnologias de infraestrutura de
carregamento.
O projeto TE-1 da
Triumph faz parte do nosso diversificado portfólio de P&D de projetos
ambiciosos de eletrificação, que estão abordando desafios alinhados com nossas
ambições de eliminação acelerada de carros e vans a gasolina e a diesel e
compromissos de veículos elétricos no Plano de Dez Pontos do Primeiro Ministro.
Estamos entusiasmados
em ver que nosso financiamento está apoiando a Triumph Motorcycles no avanço da
inovação e da capacidade no espaço de motocicletas elétricas, ao mesmo tempo em
que promove a colaboração entre várias empresas pioneiras do Reino Unido.”
SOBRE A TRIUMPH
A Triumph Motorcycles
Brazil é uma das 12 subsidiárias da empresa pelo mundo e conta com sede em São
Paulo (SP) e fábrica em Manaus. A marca conta com 21 Concessionárias no Brasil
nas cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São José dos
Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), Porto Alegre (RS), Brasília (DF),
Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO),
Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Londrina (PR), Vitória (ES), Várzea
Grande (MT), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Campo Grande (MS) e Natal (RN).
A Triumph possui o
portfólio mais completo do mercado entre as marcas premium, oferecendo três
pilares principais de produtos: Clássica, Adventure e Roadster.
Fundada em 1902, a
Triumph Motorcycles comemora 119 anos de fabricação em 2021. É uma empresa
global, atuando diretamente em 13 países, por meio de suas filiais, e
indiretamente em outros mercados, através de distribuidores independentes. A
Triumph é a maior fabricante britânica de motos. O faturamento mundial da
empresa gira em torno de R$ 3,5 bilhões e suas vendas no varejo superaram as
75.000 unidades no exercício financeiro de 2021.
No mundo todo, a
Triumph possui cerca de 700 concessionárias e perto de 2.000 funcionários. A
Triumph possui fábricas em Hinckley, Leicestershire (Inglaterra), e na
Tailândia, além de instalações de CKD no Brasil e na Índia. A Triumph está
sediada há mais de três décadas em Hinckley e produziu motos icônicas que
misturam perfeitamente um projeto autêntico, personalidade, carisma e
desempenho.
Este foco, inovação e
paixão pela engenharia criaram hoje uma ampla variedade de motocicletas,
adequadas para todos os motociclistas, incluindo a nova e impressionante
Trident 660, a líder do segmento Tiger 900, a transcontinental Tiger 1200, a
roadster com o maior motor produzido em série do mundo Rocket 3 R, a esportiva
de alto desempenho Street Triple 765 RS, a imponente Scrambler 1200, e a
lendária família Bonneville, incluindo a Bonneville Bobber, Street Twin, Street
Scrambler, Speed Twin, e as icônicas Bonneville T120 e T100.
A Triumph Bonneville,
notoriamente famosa por comemorar o recorde de velocidade terrestre da Triumph
em 1956 em Bonneville Salt Flats, Utah (Estados Unidos), foi uma supermoto
britânica original e vencedora de corridas, escolhida por motociclistas famosos
do passado por sua ciclística, estilo e características lendárias. Atualizada
com ainda mais desempenho e estilo icônico, combinados com a tecnologia voltada
para o piloto moderno, a nova família Bonneville torna-se, na atualidade, a
autêntica escolha clássica moderna.
A Triumph possui um
glorioso histórico em corridas, competindo e vencendo disputas em praticamente
todas as categorias e modalidades do motociclismo esportivo. Desde a vitória do
segundo TT da Ilha de Man, em 1908, passando pelo domínio das estradas e das
pistas na Europa e na América nos anos 1960, até as conquistas de corridas
recentes com a Triumph de 675 cc triplamente motorizada na vitória do Daytona
200, em 2014, a vitória do Supersports TT da Ilha de Man, de 2014, os títulos
dos Supersports britânicos de 2014 e 2015, as corridas do World SuperSport, e,
em 2019, com mais uma vitória no TT da Supersports da Ilha de Man, com Peter
Hickman.
A lendária história da
Triumph nas corridas continua com o fornecimento exclusivo de motores para o
Campeonato Mundial de Moto2, desde o início da temporada de 2019. A Triumph
fornece para todas as equipes o seu motor triplo de 765 cc ajustado para
corridas, baseado no motor da Street Triple RS, líder da categoria. Ao
redefinir a classe e quebrar recorde após recorde no ano inaugural, incluindo a
primeira velocidade máxima da Moto2 superior a 300 km/h, a temporada de 2020
ficou ainda mais rápida com mais 11 recordes de voltas e sete vencedores diferentes
em 15 corridas.
As atividades de
corrida da Triumph são reforçadas por um retorno à British Superbike, em 2021,
com uma equipe de corrida apoiada pela fábrica, a Dynavolt Triumph, no
Campeonato Britânico de Supersport.
Em 2021, a Triumph anunciou sua entrada nos mundos do Motocross e do Enduro, bem como um novo esforço para participar de competições esportivas, com o compromisso de disputar campeonatos de alto nível nas categorias de Motocross e Enduro.
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