Recorde: DMCard cresce 61% em 2021
Já consolidada entre as líderes no setor
private label, a partir de agora, empresa planeja repetir o mesmo crescimento
acelerado em seus outros produtos de crédito, como o cartão DMCard Mastercard,
a DMConta digital e se prepara para a ampliação de sua linha de empréstimo
pessoal
Tharik Moura, CFO da DMCard
Foto: Paula Freitas
A DMCard encerrou 2021 com uma carteira
de crédito de R$ 809 milhões, o que significa um crescimento de 61% quando
comparado ao final de 2020, quando o volume era de R$ 504 milhões. Este é um
recorde histórico para a empresa, foi o maior aumento da carteira de crédito em
números absolutos desde a sua fundação, há 19 anos.
Além disso, os resultados de 2021 trazem
também um novo recorde no volume de pagamentos realizados com os cartões
DMCard, que movimentaram R$ 4 bilhões no ano passado. Esse montante representa
um crescimento de 37% comparado ao ano anterior.
“Ao mesmo tempo em que celebramos
quebras de recordes, já temos muito claros os nossos drivers de crescimento
para 2022. Nosso time continua muito engajado no propósito de simplificar e
democratizar o acesso ao crédito. Vamos continuar desenvolvendo nosso
diferencial de ser uma plataforma de soluções financeiras inclusivas e saber
atender com rentabilidade um mercado enorme ainda inexplorado pelos demais
players”, diz Tharik Moura, CFO da DMCard.
Cartão DMCard Mastercard, conta digital
e empréstimo pessoal
A DMCard nasceu como uma administradora
de cartões de crédito private label para o setor supermercadista, que ainda é
seu principal produto financeiro e setor no qual, há anos, está entre as
líderes de mercado. Contudo, em meados de 2020, a empresa deu início a um plano
de ampliação de sua oferta B2C com o lançamento do DMCard Mastercard, seu
primeiro cartão bandeirado e que, quase dois anos depois, já representa 10% de
toda a movimentação em pagamentos.
Ao final daquele ano, mais um passo no
objetivo de conseguir atender o consumidor em todas as suas necessidades
financeiras foi o lançamento da conta digital DMConta. Além disso, durante
2021, também estruturou uma linha de crédito para empréstimos pessoais que já
atua em uma base controlada e deve ser disponibilizada oficialmente, com
exclusividade para clientes dos cartões DMCard, ainda no primeiro trimestre
deste ano.
“Estamos trabalhando para que os novos
produtos tenham uma evolução muito rápida no mercado, assim como nosso
histórico com o cartão private label, que há dez anos tem média de crescimento
de 35% ao ano. Por isso, 2022 será um ano importante que vai consolidar a DMCard
entre os maiores players no setor financeiro do país”, conta o CFO.
Busca pelos cartões DMCard dobrou em
2021
Há quase dez anos, a DMCard adotou como
estratégia se concentrar e se especializar no setor do qual bancos e
financeiras decidiram se retirar, o cartão private label (cartão de loja). Um
modelo de acesso ao crédito que atrai muito as classes de menor poder
aquisitivo que se tornaram o público-alvo da empresa. A partir de então, as
necessidades específicas dessa parcela da população passaram a ser o foco no
desenvolvimento de novos produtos e soluções.
“Grande parte de nosso crescimento
acelerado se deve o aperfeiçoamento constante no segmento e nas necessidades do
público que atuamos. Com isso, pudemos desenvolver internamente tecnologias,
metodologias e processos sofisticados para análise de crédito, detecção de
fraudes, aumento de limite e régua de relacionamento”, explica.
O executivo ainda acrescenta que o
cenário econômico também exerce um papel importante. “O poder de compra de
nossos consumidores é sensível às movimentações da economia e, muitas vezes,
dependem do crédito para manter o seu consumo. É por isso que, em um ano
desafiador como foi 2021, a busca pelo crédito na DMCard dobrou”.
O crescimento a que Moura se refere foi
o recebimento de 2,6 milhões de propostas solicitando crédito por meio dos
cartões de loja ou do DMCard Mastercard. Isso representa um aumento de mais de
100%, já que, em 2020, foram aproximadamente 1,3 milhões de propostas.
Além do cenário apontado pelo executivo,
a digitalização da empresa também foi a alavanca para esse salto. Desde 2020, a
empresa implantou um canal de envio de propostas por meio do Whatsapp. “A
novidade facilitou muito nossa relação de prospecção, já que o consumidor
passou a solicitar seu cartão de qualquer lugar, 24 horas por dia. Hoje não há
mais a necessidade de ir até uma loja fazer um cartão do supermercado”,
destaca.
Atualmente, 56% de todas as propostas
recebidas chegam por este canal que se tornou a principal ferramenta de
captação de novos clientes da empresa. “Escolhemos o Whatsapp após ouvirmos
muitos feedbacks nos apontando que, muitas vezes, nosso público não tem espaço
de armazenamento disponível em seus smartphones ou mesmo dados de internet
suficientes para baixar aplicativos pesados e complexos. Optamos então por
utilizar um APP que já está no celular do brasileiro”, explica o CFO.
Ticket médio praticamente estável
Ainda em 2021, as compras realizadas nos
cartões DMCard registraram um ticket médio de R$ 163,95, um crescimento de 11%
acima do registrado em 2020, que foi de R$ 147,98. Essa variação acompanha a
inflação do período, por isso pode ser considerada estável, apontando para
compras mais racionais sem incluisão de novidades no carrinho de compras do
consumidor.
“Observando o ticket médio estável e o
número de propostas recebidas, podemos concluir que nossos bons índices de
crescimento foram sustentados por um eficiente plano para a conquista de novos
clientes”, explica Moura.
“Além de tudo isso, o que nos faz
realmente diferentes no mercado é o fato de termos nos transformado em uma
empresa ágil, moderna e tecnológica sem perder nossa essência do cuidado com as
pessoas. Aqui, a tecnologia nos dá suporte para sermos mais humanos. Por isso,
como resultado de 2021, também celebramos o aprofundamento dessa nossa cultura,
que é bem particular. Dentre tantos números que se destacam um dos que nos
deixa mais felizes é estar entre as maiores notas em importantes indicadores
que medem a satisfação das pessoas, tanto entre colaboradores, com nota 4,8 no
Glassdoor e e-NPS de 88, como entre os consumidores, com nota 9,3 de satisfação
no ReclameAQUI”, conclui Moura.
Sobre o Grupo DMCard
A DMCard nasceu em 2002 como uma
administradora de cartões de crédito private label (o cartão de loja), setor em
que é líder de mercado e crescendo em média 35% ao ano, nos últimos nove anos,
e ultrapassando a marca de 4,2 milhões de cartões emitidos e 1 milhão de
cartões ativos. Atualmente, está presente em 3.620 pontos de venda espalhados
por todo Brasil.
Desde 2019, começou a ampliar seu
portfólio de produtos financeiros oferecendo cartão de crédito bandeirado,
conta digital e linhas de empréstimo, passando por uma transição em seu modelo
de negócio e, hoje, atua como um grupo de produtos financeiros voltados para a
concessão de crédito.
Além disso, também tem se tornado
especialista em inovações para o varejo por meio das mais avançadas
tecnologias, a maioria delas por meio do desenvolvimento interno, e conta com
um time de especialistas em ciência de dados para oferecer, cada vez mais,
melhores produtos e serviços aos clientes.
Pessoas sempre foram prioridade na
DMCard. A avaliação interna pelo E-NPS (Employee Net Promoter
Score), indicador que mede o quanto
os colaboradores classificam a empresa como um bom local para se
trabalhar, alcançou um excelente resultado com índice 92 de satisfação. Além
disso, na plataforma Glassdoor, a empresa está avaliada com a nota de 4,8
(em uma escala de zero a cinco), o que a posiciona em nota similar ou ainda
mais alta do que as maiores e mais desejadas empregadoras do país.
Além do público interno, também conta
com ótimos índices na satisfação dos clientes. A DMCard possui o selo RA1000 e
com um índice de satisfação no atendimento pelo call center de 94 e NPS (Net
Promoter Score) atual de 74, índices que mostram um compromisso em também
oferecer o melhor serviço para nossos parceiros e clientes.
A DMCard se transformou em uma grande
plataforma de serviços financeiros inclusivos. Para potencializar a capacidade
de atendimento a seus clientes, sejam varejistas (B2B) ou consumidores finais
(B2C), o grupo vem há alguns anos seguindo uma agenda de aquisições e
investimentos.
Atualmente, entre as empresas do grupo
estão a DMCard S.A, a DMCard SCD (produtos financeiros voltados para a
concessão de crédito), DMCard Meios de Pagamento (credenciadora dos
estabelecimentos), DMCard Securitizadora (voltada para a captação de recursos
financeiros), DMCard Ltda e Infocards.
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