Serviço de Telemedicina se prepara para o Carnaval
Dados coletados pelo Grupo Conexa nas primeiras
semanas de 2022, pós-festas de fim de ano, promovem alerta para um eventual
aumento no número de atendimentos de pacientes com suspeita de Covid-19.
São Paulo,
21 de fevereiro de 2022 – Mesmo com a máxima de que o ano só começa após o
Carnaval, em 2022 vimos um cenário diferente devido à variante Ômicron. De
acordo com o levantamento do Grupo Conexa, maior player de saúde digital
integral da América Latina, as duas primeiras semanas do ano apresentaram
aumento nos atendimentos on-line de 211% e 445%, respectivamente, em relação ao
mesmo período de 2021.
Algo alarmante e
que mostra a necessidade de atuação do sistema de saúde em várias frentes,
evitando a propagação do vírus e preservando a saúde de todos, incluindo os
trabalhadores da linha de frente.
Pensando no cenário
de pós-Carnaval, que mesmo adiado e/ou cancelado em algumas cidades é uma
data festiva com grande apelo em meio aos foliões, o Grupo Conexa reforça o
contingente de atendimento em 30%, podendo aumentar a depender da demanda.
“É um momento propício para a propagação do vírus. Nesse contexto, o sistema de
saúde se organiza para atuar em várias frentes, preservando a saúde de todos,
incluindo os trabalhadores da linha de frente, sobretudo enquanto a vacinação
avança”, destaca Gabriel Garcez, diretor médico da empresa.
Telemedicina
como suporte ao pronto atendimento
Pacientes com
sintomas de síndrome gripal podem usar a telemedicina como alternativa para não
se dirigirem ao atendimento presencial, evitando eventual proliferação do vírus
ou outras contaminações. De que forma a telemedicina pode ajudar?
De acordo com
Gabriel Garcez, na telemedicina, as etapas de uma consulta são muito parecidas
com os atendimentos presenciais, respeitando algumas limitações. Fator que
oferece maior segurança nesse momento de pandemia, bem como agilidade para a
adoção de algum protocolo, como o isolamento. “O médico confirmará a identidade
do paciente, coletará dados para a tradicional anamnese - ouvindo queixas, entendendo
detalhes do que está se passando -, posteriormente pode solicitar a realização
de algumas manobras que simulem o exame físico e, por fim, fechar a sua
hipótese diagnóstica, ofertando orientações, prescrevendo medicamentos,
solicitando exames e emitindo documentos com assinatura digital, bem como
determinando a data de retorno”, complementa.
O profissional
reforça que, caso seja requerido o exame para a detecção de Covid-19 e o mesmo
dê resultado positivo, o paciente deve retornar o contato com o médico na
plataforma on-line para receber instruções complementares e atualizar
o tempo de afastamento de acordo com as indicações preconizadas. “O atestado
médico com assinatura digital vale em todo o território nacional”, pontua
Gabriel.
Atenção às
novas ferramentas de testagem
Com a recente
aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a
comercialização de autotestes no Brasil, os serviços de telemedicina acompanham
a possibilidade de uso em seus protocolos de atendimento. “Estamos estudando a
questão no que tange, principalmente, o acesso aos exames e sua
confiabilidade. Caso sejam adotados nos principais protocolos
internacionais, podemos seguir a tendência e celebraremos muito a chegada desse
novo recurso diagnóstico ajudando no combate à pandemia de COVID-19",
finaliza.
Sobre o
Grupo Conexa
O Grupo Conexa,
considerado um dos maiores players de saúde digital, cuida de cerca de 20
milhões de pacientes e conta com 70 mil profissionais de saúde em mais de 30
especialidades. A organização é composta por quatro empresas, sendo elas a
Conexa Saúde, a iMedicina, a Psicologia Viva e a Psyalive (PViva LATAM), as
quais, juntas, ofertam serviços de atendimento médico online, prontuário
eletrônico e soluções para a saúde mental no Brasil e em outros países da
América Latina.
Parte da Saúde
Digital Brasil (SDB), entidade sem fins lucrativos e que visa ampliar o acesso
de pacientes aos médicos por meio do uso da tecnologia, o Grupo tem como
clientes pessoas físicas, hospitais, operadoras de saúde, laboratórios, além de
grandes instituições do varejo e do setor financeiro, como Sociedade Brasileira
de Cardiologia (SBC), Magazine Luiza, Seguros Unimed, Intermédica, entre
outras.
Fundada no Rio de
Janeiro, em 2016, a Conexa Saúde já tinha em seu DNA o objetivo de prover
serviços de atenção primária à saúde. Em 2017, a empresa reformulou seu modelo
de negócio e se tornou uma plataforma de telemedicina, com a missão de
revolucionar o acesso à saúde de qualidade, tornando a jornada e a experiência
do paciente mais fácil, segura e humanizada. Formato mantido até então e que
proporcionou o atendimento de inúmeras pessoas em momentos críticos, como a
pandemia de Covid-19.
A Psicologia Viva
nasceu em 2015 e em 2021 se uniu ao Grupo Conexa, potencializando o propósito
de democratização do atendimento médico online orientado à saúde mental.
Atualmente, oferece cobertura a mais de 14 milhões de vida, conta com mais de
400 clientes B2B e realiza cerca de 100 mil consultas por mês.
Saiba mais em https://www.conexasaude.com.br/
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