Indústria global de diamantes atinge novo recorde em 2021, aponta relatório da Bain
Vendas de diamantes brutos, diamantes lapidados
e joias com diamantes cresceram 62%, 55% e 29%, respectivamente
Após um declínio observado em 2020 em
razão da pandemia da covid-19, a indústria global de diamantes obteve um
crescimento expressivo no ano passado. É o que mostrou um estudo divulgado pela
Bain & Company em conjunto com a Antwerp World Diamond Centre’s (AWDC). Ao
longo de 2021, a receita no segmento de mineração de diamantes aumentou 62%; no
corte e polimento a alta foi de 55%; e as vendas no varejo de joias com
diamantes avançou 29%. Os segmentos subiram acima dos níveis pré-pandemia. em
+13, +16% e +11%, respectivamente.
O estudo Global Diamond Report 2021-2022
observou que o ano passado começou com uma forte temporada do Ano Novo Chinês e
do Dia dos Namorados, que representam duas das maiores receitas anuais do
setor. A busca dos consumidores por esse tipo de produto, somados a uma maior
capacidade do poder de compra e uma expansão de lojas para outras localidades
impulsionaram a compra de joias com diamantes, destacou o relatório.
Os varejistas on-line viram um
crescimento nas vendas, especialmente na Ásia, à medida que novos canais foram
abertos para vendas de joias com diamantes. A demanda cresceu ainda mais
durante o segundo semestre de 2021, em preparação para a temporada de férias de
inverno no hemisfério norte.
“2021 foi um ano de novos recordes na
indústria de diamantes, pois varejistas, cortadores, polidores e mineradores
viram um aumento na demanda e no crescimento da receita”, afirmou Olya Linde,
sócia da prática de Energia e Recursos Naturais da Bain & Company e autora
do estudo. “Ao longo da cadeia de valor, a indústria experimentou uma recuperação
e uma expansão em uma velocidade inesperada, o que pegou os envolvidos de
surpresa.”
O estudo apontou ainda que, em 2020, a
produção foi limitada devido a um declínio na demanda, com os responsáveis pelo
corte e pelo polimento na Índia relançando a produção no primeiro e segundo
trimestres de 2021 e começando a comprar ativamente diamantes brutos. A demanda
robusta do consumidor, com os estoques esgotados, contribuíram para uma
maior demanda por diamantes brutos em toda a gama de sortimento. Mesmo diamantes
pequenos e de qualidade próxima a gemas com desempenho inferior tiveram
desempenho positivo.
A Bain destaca ainda no relatório que as
principais tendências continuaram suas trajetórias pré-pandemia, especialmente
a divergência entre diamantes cultivados em laboratório dos diamantes extraídos
naturalmente, além de uma ênfase crescente nas agendas ambientais, sociais e de
governança (ESG) por parte dos produtores. Os tópicos ESG apareceram nas
agendas executivas em toda a cadeia de valor, com impacto climático e
transparência de origem. Ambas as questões exigem cooperação entre os atores de
mineração, corte e polimento e varejo.
Combinados, tanto os produtores como os
varejistas geraram um total de US$ 7 bilhões a mais de lucro em 2021 em
comparação com 2020. Isso foi resultado de melhores condições de mercado e
programas de excelência operacional que o setor realizou para combater
bloqueios e ameaças competitivas. Outras etapas da cadeia, como o downstream,
também se beneficiaram do crescimento em regiões mais lucrativas. O aumento nas
compras online contribuíram para uma rotatividade de estoque mais rápida e
custos operacionais mais baixos.
O estudo Global Diamond Report 2021-2022,
da Bain & Company e da Antwerp World Diamond Centre’s (AWDC), pode ser
acessado na íntegra
aqui.
Sobre a Bain & Company
Somos uma consultoria global que auxilia empresas e organizações a promover
mudanças que definam o futuro dos negócios. Com 63 escritórios em 38 países,
trabalhamos em conjunto com nossos clientes, como um único time, com o
propósito compartilhado de obter resultados extraordinários, superar a
concorrência e redefinir indústrias. Em 2022, a Bain completa 25 anos de
atuação na América do Sul, trabalhando fortemente em conjunto com as maiores
companhias líderes de seus segmentos. Complementamos nosso conhecimento
especializado integrado e personalizado com um ecossistema de inovação digital
a fim de entregar melhores resultados, com maior rapidez e durabilidade.
Com o compromisso de investir mais de
US$1 bilhão em serviços “pro bono”, em 10 anos, usamos nosso talento,
conhecimento especializado e percepção em prol de organizações que enfrentam
atualmente os desafios urgentes relacionados ao desenvolvimento socioeconômico,
meio ambiente, equidade racial e justiça social. Recentemente, recebemos a
classificação ouro da EcoVadis, plataforma líder em classificações de
desempenho ambiental, social e ético para cadeias de suprimentos globais, o que
nos coloca entre os 2% melhores de todas as companhias.
Desde nossa fundação em 1973, medimos nosso sucesso pelo de nossos clientes e temos o orgulho de manter o mais alto nível de satisfação em nossa indústria. Saiba mais em www.bain.com.br e em nosso LinkedIn Bain & Company Brasil.
Nenhum comentário