Últimas

Vendas de automóveis e imóveis crescem 10% na BR Consórcios em 2021; alta da Selic mantém negócios aquecidos em 2022

Só em 2021, a taxa Selic sofreu sete intervenções do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central; em dezembro, ela fechou em 9,25% e já neste mês de fevereiro saltou para 10,75%

Fevereiro de 2022 - O ano de 2021 foi histórico para o mercado de consórcios. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), pela primeira vez o número de consorciados ativos ultrapassou 8 milhões no país, movimentando R$ 222,3 bilhões. A BR Consórcios (www.brconsorcios.com.br), que reúne as marcas União, Araucária, Santa Emília, Lyscar, Mapfre e Rede Lojacorr, sentiu o bom momento nas vendas, especialmente, das modalidades de automóveis e imóveis, que cresceram, cada uma, 10% em relação a 2020. As vendas gerais, que reúnem ainda os consórcios de motocicletas e serviços, tiveram um desempenho 9% superior, que contribuíram para um lucro líquido 22,04% maior do que no ano anterior.  

Os consórcios de automóveis e imóveis mantiveram índices de crescimento em praticamente todas as marcas associadas à BR Consórcios no ano passado. “Além do excelente trabalho feito pelas regionais, as necessidades demandadas pelo brasileiro em tempos de pandemia, como ampliação ou aquisição de um imóvel, contribuíram para o aumento das vendas”, diz José Roberto Luppi, diretor Comercial da BR Consórcios. Ele lembra também que contribui para a maior procura pelo consórcio a alta da taxa Selic. “Nos beneficiamos disso à medida que os juros bancários encarecem os financiamentos e empréstimos. E os brasileiros também não querem correr o risco de endividamento em tempos de incertezas”, reforça.

Só em 2021, a taxa Selic sofreu sete intervenções do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Em dezembro, ela fechou 2021 em 9,25% e já neste mês de fevereiro saltou para 10,75%. “O consórcio não é impactado diretamente pela Selic, pois não tem juros, apenas uma taxa administrativa fixa.  Os brasileiros descobriram nessa modalidade de investimento uma ótima alternativa para a compra de uma casa ou automóvel de forma planejada, com parcelas que cabem no bolso”, diz Luppi.

De acordo com o diretor da BR Consórcios, “as pessoas viram os preços subirem e entenderam que não é a hora de comprar, mas de planejar a futura aquisição”. Por isso, diz ele, o consórcio é a melhor maneira para brasileiro conquistar ou ampliar seu patrimônio de forma econômica, segura e disciplinada. “Com a carta de crédito em mãos, o consórcio preserva o poder de compra do cliente, o que garante uma melhor negociação no pagamento à vista”, argumenta o executivo.

O sistema de consórcio, que completa 60 anos em 2022, é composto de taxa de administração (custo operacional para a administração dos grupos, formação de assembleias e entrega de bens), fundo de reserva (utilizado para suprir a inadimplência do grupo) e o seguro de vida (que cobre morte ou invalidez permanente do consorciado). As empresas associadas à BR Consórcios trabalham com o prazo máximo de 180 meses para imóveis e até 108 meses para automóveis.

SOBRE A BR CONSÓRCIOS (https://www.brconsorcios.com.br)

A empresa iniciou suas operações em 2012 com o objetivo de unir e fortalecer operadoras de consórcios nacionais que desejam expandir sua atuação. Seu modelo de negócio agrega administradoras diversas dentro de uma mesma plataforma, sendo pioneiro no Brasil. Tem sua sede administrativa em Londrina (PR) e conta com mais de 300 funcionários diretos. As empresas associadas à BR Consórcios são: Consórcio União, Consórcio Araucária, Consórcio Santa Emília, Consórcio Lyscar, Mapfre Consórcios e Rede Lojacorr Consórcios. As empresas têm juntas, uma carteira de mais de 60 mil clientes ativos.

Nenhum comentário